A força do Twitter nas estratégias digitais

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O Twitter é forte


Por Anderson Arcenio


Hoje com um valor de mercado acima de 17 bilhões de doláres, o Twitter conta com 316 milhões de usuários ativos mensalmente e cerca de 500 milhões de tweets enviados por dia, mas tem sido constantemente declarado em declínio. Mas será mesmo? Apesar de sua taxa de crescimento não estar aumentando, sua força e influência são muito presentes e não podem ser simplesmente ignoradas.

Marcando o nome na história


O Twitter foi criado em março de 2006 como um projeto paralelo, onde a ideia inicial era criar um serviço de troca de status, através do envio de SMS para um grupo de usuários. Com o tempo, o produto foi passando por grandes modificações, tanto em termos de tecnologia, quanto de negócio, tornando-se uma grande mídia social e tendo diferentes tipos de uso nas estratégias digitais das empresas. A plataforma já esteve presente no debate político e na movimentação da oposição durante a eleição presidencial do Irã em 2009. Em janeiro de 2010 foi realizada a primeira conexão e acesso pessoal à Internet de origem espacial, e foi utilizando o Twitter.

A primeira conexão espacial

O Twitter do astronauta T.J. Creamer

O INTERIOR DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL ISS

O INTERIOR DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL ISS

Hashtags, criando e disseminando um conceito


Hashtags são junções de palavras, sem espaços, criados a partir de um assunto antecedidos pelo símbolo #.
As hashtags se transformam em links agrupadores de conteúdo dentro da rede, e isso é muito relevante, pois são indexáveis por mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.


Influência na dinâmica das mídias sociais

A Relevância para análise comportamental e pesquisa é tão grande que outras redes sociais como Facebook, Google Plus e Instagram se viram forçadas pelo mercado a adotar o conceito.

O Twitter permite ver a opinião do público usando hashtags


Monitore o Twitter usando o Novo Livebuzz



Este artigo foi baseado nos dados que obtivemos através do Livebuzz e seus relatórios. O Livebuzz é uma ferramenta especialmente desenhada para gestão completa das mídias sociais. 

Saiba mais


#VEJAEXEMPLOS


Com toda essa dinâmica e praticidade  de categorização gerada através do uso de hashtags aliada ao Trending Topics, que é um ranking do que é mais falado por região, o Twitter conseguiu e consegue gerar um alto valor agregado para inúmeros usos e conceitos como Big data, monitoramento de mídias sociais, segunda tela e marketing em tempo real.

Aliás, tempo real é o conceito central do Twitter: o que está acontecendo agora, o que interessa ao usuário.

Veja os exemplos a seguir:


Em setembro tivemos a final do MasterChef Brasil que atingiu quase 2 milhões de tweets e em reconhecimento à este envolvimento das pessoas através do Twitter, o resultado do programa foi divulgado primeiramente na rede social. A parceria entre a Band e a Tim foi uma estratégia semelhante ao que a Samsung fez no Oscar 2014.


A vitória de Izabel e a revelação de que Jiang é a nova contratada da Band para a apresentação do MasterChef Junior, tiveram uma grande repercussão no twitter


Tivemos também o Rock in Rio, que obteve mais de 5 milhões de tweets, e usos interessantes da plataforma por patrocinadores e canais de televisão como o Multishow, que fez uso de hashtags e apresentação de mensagens do seu público com a hashtag  durante a transmissão.


O foco da multishow ia além das transmissões ao vivo, trazendo também audiência de quem queria assistir as reexibições e melhores momentos do festival



Por fim, tivemos também a final da novela global Verdades Secretas, que foi monitorada pelo Livebuzz, e obteve mais de 100 mil tweets apenas durante seu último episódio, com interações principalmente do público feminino, sendo este responsável por 75% das publicações.

Temas relacionados com a novela, como uma possível segunda temporada, final alternativo e a interpretação de Grazi Massafera no Papel de Larissa, mesmo depois  de quase um mês do fim da novela, continuam gerando menções.



Não se pode subestimar o Twitter


O que podemos entender diante disto, é que apesar do Facebook e Instagram atualmente estarem com uma visibilidade e taxa de crescimento maior, devemos ficar atentos ao Twitter e em como usar seus dados nas estratégias digitais de atuação da nossa marca em redes sociais.

Conheça a força do Twitter

Nós não subestimamos o Twitter não! Fique ligado na hashtag no Twitter e confira muito mais dicas!

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