Abandono de carrinho: saiba como recuperar suas vendas

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Onde se perdem a maior parte das vendas de um e-commerce?

Abandono de carrinhoTacale pau neste abandono de carrinho marcos
É justamente na hora do pagamento. São diversas causas e este é o maior dos gargalos. Todo o processo, todo o clique, toda a propaganda que trouxe o cliente para aquele momento, nada disso serviu para conversão. E agora? O que fazer? Tem como reverter isto?

Claro que tem. O e-commerce cresceu. A taxa de abandono de carrinho também. Um estudo da Baymard afirma que o índice chega aos 68%.

Significa que menos de 1/3 dos clientes termina a compra.

Abandono de carrinho: tem muito dinheiro parado!
Mas, e o que significam esses 68%? Essa receita a mais é a que fará sua loja virtual bombar! A Business Insider estima que no mundo inteiro em 2014, cerca de 4 trilhões de dólares foram abandonados em carinho em compras. Consegue imaginar 4 trilhões de dólares? Nadar no dinheiro seria pouco. Daria para surfar e velejar nesse mar.


Causas do abandono

Geralmente se pensa que a principal causa da desistência é devido a mera indecisão, mas esse fator, é na verdade, o terceiro em uma pesquisa da Business Insider.

Veja o gráfico comparativo:

As condições do frete fazem com que o preço total da mercadoria fique acima do que eu esperava
58%
Estou comparando o valor do frete entre vários sites
57%
Não comprarei agora. Mas salvarei no carrinho pra comprar depois
55%
Minha compra não atingiu o valor mínimo para o frete grátis
50%
Os custos de frete aparecem muito no fim do processo de compra
37%
Tempo de entrega é muito alto para o quanto eu vou pagar
28%
Não quero fazer cadastro para realizar a compra
28%
Meus meios de pagamento preferidos não estão disponíveis
25%

Então, veremos agora o detalhamento das principais causas:


Condições de frete

Abandono de carrinho: condições de freteOferecer frete grátis ajuda muito, mas só ele não garante. A data prevista e a forma de entrega também são fatores que pesam na hora da desistência.

Certifique-se de ser claro sobre todas as condições de compra para que o usuário não se sinta enganado.


Pesquisa de custos

Abandono de carrinho: funil de vendaSe você sabe medir o desempenho do seu funil de vendas, também sabe que não deve levar em conta este tipo de prática do usuário em sua análise. Você precisará boa usabilidade na sua loja para mitigar esse comportamento. Como?

Uma maneira de fazer isso é oferecendo uma calculadora de custos em algum lugar em seu site, de preferência na página descritiva do produto.

Um bom incentivo a compra é promoções relâmpago como “ganhe 40% de desconto se você fechar este pedido em até 10 minutos”. Isso é bem efetivo na decisão de compra. Gerar urgência funciona.


Outros motivos:

Abandono de carrinho: outras causasAlém de “não estou preparado para comprar”, que pode ter como recurso um botão para salvar o carrinho para mais tarde, há causas como “Não quero me registrar na loja para efetuar a comprar” e também “meu meio de pagamento preferido não está disponível”.
São causas menores, mas não menos importantes, que você deve levar em conta na hora de implementar seu e-commerce.


Como reverter?

Existem várias técnicas que você pode e deve utilizar para reversão, vamos comentar algumas que são muito boas e você pode usar através do email marketing.


Email de aviso do abandono de compras

Abandono de carrinho: ação de email

Ao conectar o seu e-commerce ao Mail2Easy PRO você poderá atualizar os dados, preferências e históricos de atividades dos clientes em sua loja.

Solicite Contato

Segundo a Business Insider, emails enviados em até 3 horas após um consumidor abandonar um carrinho tem uma taxa de 40% de abertura e um CTR de 20%. Significa uma taxa de até 20% de reversão, que é um número muito interessante.

Imagine fazer uma automação de carrinho de compras emails disparados por abandono? Você pode trazer os clientes exatamente ao ponto que pararam, para que eles terminem a compra.


Behavioral Targeting

Abandono de carrinho: Behavioral TargetOutra maneira de trazer os compradores de volta para o site são campanhas de email com descontos nos produtos, ou na categoria de produtos que o usuário estava buscando no seu e-commerce recentemente. Também, a partir do caminho que ele percorreu em seu site. Você pode gerar novos leads a partir dos pontos de estagnação do seu funil de vendas!

A pesquisa da VWO sobre e-commerce mostrou que 72% de todas as pessoas com idades entre 25 e 34, foram propensos a comprar um produto nessa situação.


Conclusão:

Abandono de carrinho é dinheiro jogado fora, um potencial de lucro latente, esperando uma nova abordagem. A boa notícia é que as medidas para diminuir essas ocorrências, são bem simples.

Dê aos clientes informações claras nos termos de compra. Assim você não só vai reduzir a taxa de abandono de carrinho, mas também vai demonstrar transparência e confiabilidade. Isso ajuda a reter clientes no funil de vendas.

Abandono de carrinho: não jogue dinheiro fora

Não jogue fora o Dinheiro do seu carrinho!!!

Ofereça frete grátis se você puder, e faça automação de emails. O Mail2Easy Pro oferece o recurso de automações, para que você possa montar rotinas de forma muito ágil, como:

  • Abandono de carrinho
  • Behavioral targeting
  • ROI da campanha

Conquiste os clientes que são pesquisadores de preço através de mecanismos de urgência, descontos interessantes por tempo limitado, e exclusivos.

Melhore a experiência de usuário para não forçar seus visitantes a criar uma conta, ofereça várias opções de pagamento.

Você pode transformar o abandono do carrinho de compras em uma grande oportunidade para gerar uma maior conversão. Vale muito a pena!

Até a próxima dica!

Fontes:
http://www.businessinsider.com/chart-shipping-costs-are-a-top-reason-people-abandon-their-shopping-cart-2014-7
http://echidnainc.com/infographic-cart-abandonment-ecommerce/
http://www.designforfounders.com/shopping-cart-abandonment/
http://resource.vwo.com/ecommerce-survey-2014
Ilustrações por Freepik

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