Automatize a classificação de sentimento no Livebuzz

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Otimizando tempo na classificação de sentimento dos itens do monitoramento com Livebuzz.

A classificação de sentimentos é uma das ações mais efetivas para saber a reputação de uma determinada marca nas redes sociais. A partir dos resultados destas classificações, será possível identificar qual a opinião das pessoas nas redes sociais e assim poder trabalhar em uma estratégia efetiva para cada rede.

Regra Resultado

Esta polarização pode tornar-se uma tarefa complexa e que exigirá uma alocação de um analista de tempo bem maior que o desejado. O tempo se torna um dos principais recursos a se administrar e otimizar, e ter métodos que nos auxilie em situações será um grande diferencial na produtividade e na utilização do Livebuzz.

Quando identificamos termos ou expressões que sempre estão associados a um item como positivo, neutro ou negativo, podemos criar uma regra de classificação automática em  todos os itens que forem verdadeiros para essa condição.  

Como exemplo podemos ter: eu gostei, achei legal, excelente, pena que acabou, queria mais, quero mais, e tantos outros termos e palavras que geralmente são associados de forma positiva ao assunto comentado. O inverso também vale para uma condição como: não gostei, achei horrível, hashtags como #SQN, #FAIL, que mancada, e muitas outros termos e palavras que geralmente são associados de forma negativa.

Segue abaixo um instrutivo de como cadastrar estas regras no Livebuzz:

1 – Para cadastrar uma regra, acesse o módulo Monitoramento, selecionando o Menu “Gerenciar Regras”

2 – Após, selecione “Cadastrar Nova Regra”.

Criar Regra 2 (1)

 

3 – Primeiramente, vamos cadastrar as expressões que são geralmente utilizados em citações POSITIVAS de sua marca. Então marque a opção “Somente em itens que contenham a expressão” informe as expressões de sentido positivo sobre sua marca:

Regra Sentimento 1

4 – Abaixo, informe em quais buscas e/ou mídias deseja que esta regra seja aplicada. E então, clique em “Próximo”

Regra Sentimento 2

5 – Neste passo, vamos selecionar que a ação tomada será “Classificação”. Após, siga para o “Próximo” passo novamente.

Regra Sentimento 3

6 – Na “Confirmação”, verifique se todos os dados de sua regra estão corretos. Neste passo também será possível informar se deseja aplicá-la a resultados passados, assim os itens já monitorados que cumpram sua regra serão automaticamente classificados.

Regra Sentimento 4
O mesmo poderá ser feito para as condições de Neutro ou Negativo. Para isso, crie uma nova regra alterando as expressões e/ou termos e a ação a ser tomada.

Com este tutorial vimos como é simples o uso de regras para classificação e o quanto elas podem automatizar a classificação e ganharmos tempo utilizando-as.

Com o acompanhamento contínuo do monitoramento, geralmente identificamos mais termos e palavras muito utilizadas que satisfaça a uma ação de classificação e desta forma, o Livebuzz lhe permite que edite as regras já criadas, adicionando novas expressões.

Até a próxima dica 🙂

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