Conheça quando, porque e como surgiu a Black Friday

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O que é uma Black Friday afinal?


A Black Friday é um termo criado pelo varejo dos Estados Unidos para nomear a ação de vendas que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. É a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento, as lojas abrem com até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores. Embora não seja um feriado oficial lá nos estados unidos, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial.

Conhecida por trazer descontos de até 80% em produtos de todas as categorias, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados, livros e muito mais. A grande vantagem da Black Friday é aproveitar os altos descontos e fazer antecipadamente as compras de Natal. Além da economia, você não passa pelo stress e cansaço de comprar tudo na última hora. Nada como aquela tranquilidade no fim do ano, né?


Black Friday

Quando os preços caem, as pessoas se jogam para aproveitar!


A Black Friday começou a se tornar popular no início dos anos 90 na região da Filadélfia. Um verdadeiro frenesi, com as pessoas competindo para pegar a oferta o mais rápido possível. O termo passou a ser conhecido por meio dos jornais e da polícia local, que acompanhavam a loucura da cidade durante o evento.

No Brasil

Assim como nos EUA, a Black Friday Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Nesse ano, o evento cai no dia 25. Para os varejistas, é o momento de esvaziar os estoques para receber os produtos para as vendas de Natal. Já para os consumidores, é uma ótima oportunidade para comprar barato nas principais lojas virtuais do país, entre elas: Americanas, Walmart, Netshoes etc.


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A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Em 2013, a Black Friday bateu seu recorde, lucrando R$770 milhões só no comércio online.

Como um agregador de ofertas estabelecido no comércio eletrônico, o Busca Descontos organiza o Black Friday no Brasil desde 2010. Ao contrário dos nortes-americanos, pioneiros do evento, nós dedicamos o BF para as compras online.

Para entender o sucesso e adesão do Black Friday por aqui, confira alguns números da nossa última edição do evento fornecidos pela ClearSale no blackfriday.com.br:

Confira o infográfico

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Maquiagem de Preços e a “Black Fraude”

Uma das maiores reclamações dos consumidores é a maquiagem de preços, tática utilizada pelos e-commerces pra vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores. Funciona da seguinte forma: o lojista sobe arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes do Black Friday. Dessa forma, no dia 25 de novembro, ele pode dar um desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar levando vantagem.

Na Black Friday tem muita palhaçada com o consumidor, e isso é perverso.

De acordo com um estudo feito pela Opinion Box em parceria com o Mundo Marketing, três em cada quatro internautas brasileiros pretendem aproveitar a data para realizar compras online. Apesar de vários outros números positivos apresentados pela pesquisa, foi constatado que 42% dos entrevistados ainda desconfia dos descontos oferecidos no Black Friday.

5 dicas para você que quer participar da Black Friday


  1. Só entre na Black Friday, se de fato você puder oferecer um grande desconto, em pelo menos 1 produto;
  2. Seja honesto: credibilidade é um valor agregado muito valioso;
  3. Conheça bem o público de suas promoções: ao oferecer desconto em algo que atinja seu público em cheio, isso aumentará suas vendas consideravelmente;
  4. Garanta a segurança do seu e-commerce: com um fluxo maior de vendas, pessoas com más intenções vão se interessar nos dados que você passou a ter em sua base, e a confiabilidade também é algo que melhora a venda;
  5. Se você vender itens físicos, nunca esqueça do seu estoque: vender o que não tem, é como pedir pra ser denunciado no Reclame Aqui e no Procon.

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