O que são Blacklists – Saiba como funcionam

blacklists

 

As Blacklists são as listas com aqueles que mais praticam spam.

No entanto, alguns remetentes legítimos acabam caindo nessas listas por erros básicos.

Neste texto, você vai entender o que são as Blacklists e o que fazer para evitar que sua empresa acabe caindo em uma delas!

O que são as Blacklists e como são criadas

Blacklists são criadas tanto por grandes empresas do setor de internet quanto por iniciativas independentes que visam o combate ao spam.

O acesso a estas listas pode ser cobrado ou oferecido gratuitamente.

A princípio, qualquer um pode criar sua própria blacklist, combinando dados de várias listas públicas, bem como os dados de suas próprias redes, para determinar a credibilidade e a reputação de um determinado remetente.

É importante ressaltar que os provedores de blacklist não são os únicos responsáveis por causar bloqueios;  a inclusão dos remetentes nas blacklists geralmente ocorre por má qualidade de listas de contatos e por denúncias de quem recebeu o e-mail.

O funcionamento básico de uma blacklist

Existe um número máximo de notificações de spam e listagem em blacklists que são tolerados pelos provedores de e-mail. Estas notificações de spam, também chamadas de relatórios, normalmente utilizam e-mails isca chamados spamtraps.

E como surge um spamtrap?

Lembra daquele e-mail que você tinha há uns 5 anos atrás e nunca mais usou? Este e-mail pode ser reativado pelo provedor para se comportar como uma isca para spammers.  Quem realizar envios para esse e-mail é pego na armadilha e cai na Blacklist. Então, definitivamente, não é uma boa ideia usar listas antigas…

Miaw Spam!!
Spamtrap é uma armadilha para pegar quem faz spam – Veja como funcionou bem com o Frajola.

Spamtraps funcionam como um alarme de segurança para o provedor, indicando que um certo remetente está enviando e-mail não solicitado.

Estas contas spamtraps são minuciosamente monitoradas e, quando o provedor recebe um determinado número de e-mails neste endereço fictício, o domínio e IP do e-mail do remetente são guardados e adicionados a uma blacklist de e-mail.

O provedor de e-mail se utilizará desta informação para determinar a reputação de cada remetente que enviará e-mails a ele novamente.

Esclarecendo mais alguns termos:

447px-Correio_trânsito[1]Endereço IP:

O endereço IP está para a internet assim como o Código Postal está para os correios. Eles representam o endereço de um dispositivo na rede mundial.

Domínio:

São nomes informais dos dispositivos na internet, que assim como os nomes de ruas e avenidas, servem para facilitar a identificação de um local. Domínios representam endereços IPs ou tecnicamente falando, apontam para IPs.

Blackhole:

Pode ser traduzido como “buraco negro”. É uma expressão que se refere a um tráfego de dados que é capturado e não é enviado ou repassado adiante.

URI:

É a forma padrão de localizar um recurso (arquivo, serviço, mídia) na internet ou no seu próprio computador.

ex:
http://example.org/absolute/URI/with/absolute/path/to/resource.txt file:////home/example/example.org/resource.txt

Tipos de Blacklists

Existem atualmente dois tipos de blacklists: as Unified Resource Identifier Blocklist (URI DNSBL)  e  as Realtime Blackhole List (RBL or IP DNSBL)

basedip (1)As Real-time Blackhole Lists (RBL) e DNS-based Blackhole Lists (DNSBL), são listas com ips e domínios bloqueados e são atualizadas em tempo real.

Dados do cabeçalho da mensagem de e-mail, como o remetente utilizado, e a infraestrura de onde se originou o envio, são analisados através desse tipo de lista.

Além de identificar os Spammers, este tipo de lista serve para que os provedores de e-mail também possam verificar se o responsável pelo envio da mensagem permite irregularidades, como por exemplo, os open relays, onde qualquer um que se conecta pode enviar e-mails a partir de sua estrutura, ou ainda os que permitem falsificar remetentes utilizando um e-mail que não faz parte do seu domínio.basedom (1)A URI DNSBL lista os nomes de domínios e às vezes também os endereços IP que são encontrados nos links “clicáveis” e nas imagens contidas no corpo dos spams, mas que não são normalmente encontrados nas mensagens legítimas.

É uma proteção que ajuda muito em casos em que o spammer mudou para um novo IP ou domínio que ainda não foi listado em RBLS.

Seu IP ou Domínio foi bloqueado, e agora?

Quando o remetente que você usa é bloqueado de alguma forma, você deve solicitar a remoção imediatamente ao órgão ou empresa responsável pela lista.

No entanto, fazer isso repetidamente pode causar problemas de reputação, e quem gerencia estas listas vai passar a ignorar seus pedidos de remoção.

Antes de mais nada , é necessário tomar medidas que eliminem as causas do bloqueio, e só depois pedir pela remoção do seu IP ou domínio de uma blacklist.ezgif.com-optimize (1)E o que pode acontecer?

Quando o seu IP ou Domínio cai nessas listas, suas mensagens podem não ser mais aceitas em diversos provedores de e-mail por um período.

Se o serviço que você oferece depende do envio por e-mail de faturas de pagamento ou e-mails transacionais, esta é uma situação muito ruim, e certamente causará prejuízos.

Dependendo da entidade que gerencia a lista de bloqueio, a liberação pode demorar vários dias…

3 medidas obrigatórias para evitar os bloqueios dos seus envios de e-mail

Nossa dica é que siga essas recomendações básicas para tratar a situação caso ela aconteça, mas sobretudo para evitá-la, se possível.

2000px-TK_email_icon.svg[1].fw

1) Configuração de SPF, CNAME e DKIM

O SPF é uma tecnologia que visa combater o envio não autorizado de mensagens em nome de um determinado domínio e o DKIM usa uma estrutura de chave pública, para garantir a autenticidade do seu remetente.

Confira o material do blog sobre o assunto:
A importância do SPF, CNAME e DKIM na entrega de seus e-mails
Por que meu e-mail chegou como spam?

Badge_of_the_Sheriff_of_Los_Angeles_County,_California[1].fw-min2) Também tenha o DMARC

Com a configuração correta do DMARC, é muito mais simples e eficaz, determinar se uma mensagem é legitimamente enviada a partir de um suposto remetente; mas não apenas isso: DMARC permite definir o que fazer se a mensagem realmente não for do remetente. 

Confira o material do blog sobre o assunto:
DMARC – Saiba porque é importante configurar
Postmaster Tools

3) NUNCA, JAMAIS compre listas de contatos. Nem use listas de outros.Cuide com as listas compradasTenha sua própria base. O envio de e-mail a quem não o solicitou é prática de spam. Logo, a compra de listas já é considerada spam, pois você estará enviando para contatos que nem se sabe se existem, pois eles podem ter se tornado SPAMTRAP e você não tem como saber se são contatos válidos. 

Confira o material do blog sobre o assunto:
Comprar listas: você está fazendo isso errado
Como criar e manter uma base ideal de contatos?
Engajamento de contatos e a entregabilidadeHands-One-Finger-iconDica Bônus:

Verifique de fato a situação → use periodicamente ferramentas como o multirbl.valli.org para detectar se seu domínio ou IP está em blacklist, acesse aqui.


Até a próxima dica 😉


 

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: