Organizando a classificação com uso de tags

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classificação: organizando através de tagsDurante o processo de classificação identificamos que certos assuntos são recorrentes e que esses assuntos seriam melhor analisados se fossem categorizados. A criação de tags pode ajudar muito a fazer uma leitura mais organizada e direcionar melhor o fluxo de classificação e até mesmo de atendimento.




Uma dica: Comece pelo fluxo de atendimento telefônico. Geralmente o atendimento já possui um grupo de categorias de assuntos a sugerir, exemplo: atendimento, sac, ouvidoria, comercial (oportunidade), marketing, etc.


Classificação organizada


Itens negativos que foram coletados, ou seja, que falam mal de uma marca ou reclamam de um atendimento, por exemplo, poderiam ser marcados com uma tag chamada “Reclamação”, enquanto um item, falando bem da marca poderia ser marcado como “Elogio”. Já um item identificado como oportunidade de negócios, poderia receber a Tag “Oportunidade”.

As aplicações são diversas e muito úteis.  Fazer o levantamento destas categorias de assuntos e pensar no fluxo de trabalho que essa categorização poderá auxiliar, é o caminho inicial para a criação do primeiro grupo de tags.

Como criar a Tag:


Livebuzz classificação: criando tags

Veja como é simples:

1 – Para criar uma tag, acesse o módulo de Monitoramento selecionando o Menu “Gerenciar Tags”
2 Após, selecione “Cadastrar Nova Tag”.
3 Após, insira um título para sua tag. Vamos inserir “Reclamação” como exemplo. Você pode também selecionar uma cor para nossa tag clicando em “Cor” e então clique em salvar
4 – 
Está criada a sua Tag!


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E tem como alterar depois?

Se necessário você pode editar suas tags, modificar o nome, a cor a qualquer momento. Para isso basta acessar o módulo de Monitoramento selecionando o Menu “Gerenciar Tags” e clicar no “lápis” de edição na tag e fazer as modificações necessárias.

Conforme classificamos os itens e usamos tags vamos identificando quais termos e palavras estão relacionadas a determinada categoria de assuntos e com esses termos e palavras podemos criar uma regra de automatização que pode taguear os itens que contenham esses termos e palavras automaticamente, facilitando ainda mais nosso processo de gestão e classificação.

Vamos utilizar dois exemplos que foram comentados no post “Ganhe tempo Automatizando a classificação de sentimento no monitoramento com Livebuzz”


Classificando o sentimento


classificação: positiva

Positivo

Como exemplo podemos ter: eu gostei, achei legal, excelente, pena que acabou, queria mais, quero mais, e tantos outros termos e palavras que geralmente são associados de forma positiva ao assunto comentado. Poderíamos criar a tag “Elogio” e utilizá-la no tagueamento automático.

classificação: negativa

Negativo

Exemplos como: não gostei, achei horrível, hashtags como #SQN, #FAIL, que mancada, e muitas outros termos e palavras que geralmente são associados de forma negativa poderíamos taguear como “Reclamação”.
Esta é a que utilizaremos nesse exemplo.

Criando uma regra


Segue abaixo um um passo a passo de como criar uma regra de automatização de tags no Livebuzz, utilizando como exemplo a tag Reclamação (anteriormente criada):

Classificação: Criando regras


São apenas 6 etapas:

1 – Para cadastrar uma regra, acesse o módulo Monitoramento, selecionando o Menu “Gerenciar Regras”
2 – Após, selecione “Cadastrar Nova Regra”.
3 – Primeiramente, vamos cadastrar as expressões que são geralmente utilizados em citações RECLAMAÇÕES de sua marca. Então marque a opção “Somente em itens que contenham a expressão” informe as expressões de reclamações sobre sua marca, mais abaixo, informe também em quais buscas e/ou mídias deseja que esta regra seja aplicada.
Então, clique em “Próximo”.
4 – Em ação, selecione “Adicionar tag” e após clique em “Próxima Etapa”
5 – Na “Confirmação”, verifique se todos os dados de sua regra estão corretos. Neste passo também será possível informar se deseja aplicá-la a resultados passados, assim os itens já monitorados que cumpram sua regra serão automaticamente classificados.
6Está criada a regra!


Impacto na produtividade


Somando a automatização de tags com a classificação damos um passo bem importante na melhora da gestão do monitoramento.

A produtividade vai aumentar muito, uma vez que o tempo estará bem otimizado. Observar bem quais os termos e palavras mais usados é uma boa dica para identificar novas categorias de assuntos. Em relatórios veremos mais adiante que a classificação e uso de tags nos darão dados importantes para análise das campanhas, relacionamento, mercado e concorrentes.

Até a próxima dica 🙂

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