Clickbaiting: Você não vai acreditar no que vai ler!

MAIN-min

O que é Clickbaiting?

É uma abordagem sensacionalista, cujo objetivo é provocar curiosidade. Veja a seguir, como usá-lo na estratégia de marketing vai exigir mais cuidados com a sua reputação.

 

O sensacionalismo em assuntos, que virou tendência no e-mail, mídia social e blogs, está com os dias contados. Não vai mais funcionar da mesma maneira. Para prover um aumento da visualização e CTR, o titulo ou assunto, precisará ter relação com o conteúdo.

Muitos usam esta técnica; Usada corretamente é infalível, pois mexe com a curiosidade do leitor. Sim, ela traz uma receita adicional preciosa para sites com conteúdo precário e repletos de anúncios de terceiros, mas vai além: tem o efeito de distorcer estatísticas, no caso, as estatísticas de visualização. São métricas falsas de sucesso. Definitivamente são.

Obviamente, o clickbaiting também é largamente usado no e-mail marketing pelo mesmo motivo e em um lugar muito especial: No Assunto do e-mail!!

Isso reforça ainda mais a prevalência de conteúdos sem relevância nas buscas, nas caixas de inbox dos e-mails e nas timelines sociais, pois é fato que visualização não significa leitura, efetivamente falando.

E você já deve ter visto chamadas apelativas como:

“ n coisas que você não sabia sobre ……….”
“Você não vai acreditar no que esse cara fez …….”
“Saiba o segredo de como fazer para ………”
“Chocante: fulano de tal fez algo incrível…..”
isca-min

Não exagere

O clickbaiting é produtivo quando aliado a um conteúdo de alta qualidade que tenha relação verdadeira com o termo usado como “isca”. No entanto, há muito espaço pra má fé também. Obviamente que anunciantes e grandes companhias são bastante prejudicados ao pagar por anúncios que geram um falso positivo de visualização. E tem gente ganhando muito dinheiro através destas praticas infames.

Não é pouco dinheiro. Estamos falando de cifras na casa de milhões por dia. Quem faz prática do clickbaiting sem senso, pode ser muito prejudicado.Por que? Há o alto risco de prejudicar sua reputação com o público. No caso do e-mail marketing, há um impacto adicional; também a reputação com os provedores de serviço de e-mail é posta em risco. Você passa a ser enquadrado tal como um spammer.

Isso é ruim, pra quem fornece serviços de e-mail marketing, pra quem faz isto, e pra quem recebe estes conteúdos! A chance do conteúdo ser marcado como spam aumenta dramaticamente.

O Mercado está reagindo contra a prática abusiva

namira.fw-min
Foi abusivo na rede? Os grandes tão de olho

O mercado passou a considerar esse tipo de abordagem, algo indesejado, e as companhias de tecnologia como Facebook, Twitter e Google, já estão suprimindo o alcance desses conteúdos. Já está acontecendo. Filtrar clickbait não é diferente de filtrar termos explícitos de spam; os termos são muito genéricos e fáceis de detectar.

É possível usar o ClickBaiting a seu favor?

Uma coisa precisa ser deixada clara: Clickbaiting não é errado. Errado é ter má fé e enganar. Está técnica pode aumentar muito suas taxas de visualização!

Um estudo de Abril de 2015 realizado pela Return Path mostra que e-mails com assunto baseados em Clickbait tem menor taxa de leitura quando comparado com e-mais cujo os assuntos tinham menos termos deste tipo.

Por exemplo, e-mails usando o termo “O segredo de” tiveram visualização muito mais baixa cerca de 9% menos em comparação com os demais e-mails. A palavra “Chocante” fez cair em 1.22% a leitura.

Por outro lado, quando a abordagem utilizada era menos agressiva como “livre-se de” e “O que você precisa saber,” as taxas de leitura ficaram levemente acima da média. O estudo também descobriu que assuntos que geram um senso de urgência estavam entre os melhores desempenhos.

Termos que ajudam a “fisgar”

pescador
Aprenda com o passarinho

O termo “ainda dá tempo” tem absurdos 15,54 % acima média, e os seguintes termos foram bem sucedidos também:

  • expiração: 1,63% acima da média
  • última chance: 1,05% acima da média
  • tempo limitado: 3,05% acima da média
  • agora: 0,24% acima da média

Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: