Por que não comprar listas de e-mails?

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Como detectar envio de spamHábito comum no mercado digital brasileiro é a compra de listas de contatos para o envio de e-mail marketing e, no cenário atual, isso significa um risco muito grande, ou melhor, um sinal de alerta.

A taxa de envio de spam no Brasil é bem alta em relação a outros países. Mas se todas as empresas mandam spam, ou compram listas por aí, porque se preocupar com isso? A questão é que os provedores de e-mail da grande maioria são hotmail e gmail, gigantes americanos e são eles que ficam de olho, estão sempre analisando. Para se ter uma ideia, existem empresas especializadas em detectar spam e identificar os spammers, contratadas por provedores para acabar com os e-mails indesejados.

Provedores investem nessas empresas especializadas, pois vale mais a pena identificá-los e bloqueá-los do que investir em novos servidores e softwares para a armazenagem dos milhões de dados inutilizados, gerados por esses spams.

Detectar spam está mais fácil, denuncieOs avanços tecnológicos e o aumento da capacidade computacional permitem uma análise mais rápida de dados, logo, os spams são identificados mais rapidamente em relação a pouco tempo atrás. Por isso, todo cuidado é válido.

A Dinamize trabalha com o objetivo de evitar o erro, incentivando e induzindo os clientes ao acerto. Nesse contexto, evitar o erro significa tomar todo o tipo de cuidado com as estratégias que os provedores utilizam para identificar o que é e o que não é spam. E, de acordo com Maurício Martini, diretor de tecnologia da Dinamize, as estratégias são inúmeras, é preciso cautela.

Ele explica que a primeira coisa a se fazer é mudar a cultura da compra de listas ou o envio de e-mails para a lista de um “parceiro”. Essas listas são compostas por e-mails antigos, inativos e de origem desconhecida.

Isso significa que os contatos não se cadastraram para receber seus e-mails, que eles não têm interesse. A maioria não conhece sua marca, vai se incomodar com a grande quantidade de e-mails indesejados e, ainda pior, vão denunciar seus envios como spam. E, hoje em dia, isso é muito sério.

Detectar spam e denunciarDepois de denunciado, o provedor identifica seu domínio e bloqueia seus envios. E não tem jeitinho brasileiro que o faça desbloquear. As alternativas são esperar o tempo do “castigo” passar ou alterar o domínio, nome da marca entre outras ações que nem sequer são cogitadas dentro das empresas.

Martini ressalta que outro erro cometido por diversas empresas é o envio de e-mail marketing para listas de parceiros. “Isso também é spam. Enviar e-mails para quem não se cadastrou é característica de spam”, definitivamente.

Um exemplo bem prático do envio de e-mails a listas de parceiros, é “enviar e-mails da Coca-Cola para os contatos que se cadastraram para receber informações sobre a Fanta. Tudo bem que a marca pertence a Coca-Cola, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Se eu cadastrei meu e-mail para receber conteúdo da Fanta, é da Fanta que eu quero saber e não da Coca, simples assim”, concluiu.
Construir ou ampliar uma base de e-mails não é tarefa fácil. Mas nada é fácil nessa vida e é por isso que estamos no mercado, para alertar e auxiliar os clientes Dinamize. A compra de uma lista de e-mails pronta é muito mais rápido e mais fácil, mas isso é spam.

A construção de uma base qualificada leva tempo e, nesse caso, todo tempo é válido. Existem muitas formas. Oferecer conteúdo, e-books sobre assuntos relacionados ao seu negócio, promoções e cupons de ofertas são bem atrativos quando se quer em troca a assinatura do cliente. Dependendo do segmento, o cadastro na loja física pode ser uma opção, o preenchimento do nome e e-mail num papelzinho, bem simples. É um processo mais demorado, mas certamente serão os contatos que mais trarão retorno em conversão e vendas.
Uma forma de evitar o envio de spam é a inserção do Double opt-in no momento do cadastro. O recurso envia um e-mail de apresentação da empresa, um textinho de agradecimento pela assinatura, com um botão para a confirmação desse cadastro.

No Mail2Easy, uma inteligência por trás do sistema da Dinamize cria duas listas, automaticamente. Uma delas, chamada de provisória, salva os contatos que apenas fizeram o cadastro pelo site. A outra, chamada de permanente, salva todos os contatos que fizeram o cadastro e a confirmação da assinatura. Esse e-mail vai confirmar que a pessoa é realmente a dona do e-mail cadastrado e deseja receber informações sobre seus produtos e/ou serviços. Independente da agilidade dos provedores ao detectar spam, com o Mail2Easy você envia e-mails com muito mais segurança e praticidade.

Mantenha uma base qualificada, com contatos que assinaram e cadastraram e-mails para receber seu conteúdo. Disponibilize informações interessantes sobre o seu mercado de atuação, promoções atrativas e conteúdo interativo. Mantenha o relacionamento. Detectar spam está cada vez mais fácil, por isso investir na segurança dos seus envios se tornou fundamental. É o engajamento do seu público com sua marca que vai fazer a diferença no retorno financeiro da sua empresa.

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