Engajamento de contatos e a entregabilidade

engajamento.fw-minO engajamento dos seus destinatários nos envios é um fator decisivo na aceitação do conteúdo pelos provedores. Hotmail e Gmail foram os primeiros a adotar este critério.

Antigamente o principal fator analisado pelos provedores de e-mail para identificar se seria aceito ou não, eram o conteúdo (palavras negativas, links suspeitos) ou a reputação do remetente ou domínio. Hoje, o engajamento dos seus destinatários com os envios realizados têm sido decisivo na aceitação de seus envios.

Portanto, para uma melhor entregabilidade é essencial que os envios sejam realizados de forma segmentada, tanto por interesses e também comportamento dos mesmos em envios anteriores.

O provedor castiga quem faz errado

Exemplo: Se enviarmos para 100 contatos de um determinado provedor todos os dias, durante um mês e a maioria destes e-mails não forem abertos por estes contatos, o provedor que analisa o engajamento para aceitação de seus próximos envios irá penalizá-lo, seja rejeitando seu envio ou colocando-o na caixa de spam do destinatário.giphy

Veja abaixo alguns fatores analisados para classificação de engajamento de seus contatos com suas campanhas:hand-311121_1280Positivos

Abertura do e-mail – Bom

Como alguns provedores de e-mail já realizam o download das imagens por padrão, a abertura de e-mail tornou-se uma métrica menos importante. Porém, continua sendo um fator considerável.

Adicionar o remetente do envio em seus contatos – Bom

Ter o remetente do envio na lista de contatos do destinatário, indica que o destinatário já conhece quem está enviando.

Mover o e-mail para uma pasta – Bom

Se o destinatário visualizou o endereço de remetente e assunto do envio, significa que em algum momento ele pretende visualizá-lo e que o conteúdo é de seu interesse.

Responder para um e-mail recebido pelo remetente – Muito bom

Receber um e-mail e respondê-lo é um forte indicativo de que o conteúdo recebido é realmente relevante.
Dica: Crie um call to action para retornar a um endereço de e-mail (mailto:). Por essa razão, usar remetentes como noreply é considerado algo  negativo em campanhas de e-mail marketing.

Mover um e-mail do lixo eletrônico (Spam) para a Caixa de entrada – Muito Bom

Isso significa que o destinatário tem interesse no conteúdo destes emails.

noNegativos

Deletar o e-mail sem abri-lo – Ruim

Isso indica que o destinatário verificou o endereço do remetente e assunto, e determinou que aquele conteúdo não lhe interessava.
Se o contato receber seu envio e deletá-lo sem abrir, é um fator negativo. Logo, a reputação de seu remetente cairá, não somente para aquele remetente, mas para todo o provedor.

Mover para o lixo eletrônico (Spam) – Muito ruim

Este é um forte indicativo de que o destinatário não quer receber seus envios e o considera spam, seja pelo conteúdo não relevante ou pelo envio/frequência não solicitado.

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: