Entregabilidade é afetada pela relação entre imagem e texto?

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO, Mail2EasyPro, Marketing Digital0 Comments

mainlogo.fw-min

Peças de e-mail tem alguns parâmetros que devem ser respeitados como tipo de contéudo, tamanho em bytes e responsividade, para um bom rendimento. No entanto, o principal deles, e que impacta diretamente na entregabilidade, é a quantidade texto em relação a quantidade de imagens.


É um senso comum que a quantidade texto em relação a quantidade de imagens, tem impacto no sucesso de suas campanhas de e-mail, já que a maior parte dos e-mail de spams, tem como características o uso excessivo de imagens como forma de driblar bloqueios por palavras-chave nos sistemas de anti-spam.


Sou 60% texto e 40% imagem. Quem vai me impedir agora? Arte: Charles LeBlanc

Mas será que realmente é assim?

Devido a isso, boa parte dos artigos na internet sobre esse assunto alertam contra o envio de imagem única. Muitos recomendam uma proporção 60% texto e 40% imagem, no entanto, um estudo da Email on Acid, empresa especializada em testes de e-mail marketing, mostra um estudo com detalhes interessantes dessa relação imagem/texto.

Veja o Estudo de caso:

Criação das amostras:

Foi elaborado inicialmente um conteúdo textual que pudesse passar em todos os 23 filtros de spam* utilizados no teste. Dessa forma, ao testar, seria possível sabe se o e-mail foi pego em um filtro de spam por variações na quantidade de caracteres e/ou por causa da inclusão de imagens.

Baseado neste conteúdo textual isento de termos usados por spammers, foram gerados 16 arquivos de texto puro, que variavam entre 168 caracteres e 111.190 caracteres.

entregabilidade: testando os filtros de spam

Foi elaborado um texto que passou em todas as verificações de diferentes filtros de spam, 23 tipos incluindo versões mais antigas de cada um desses filtros.

Em seguida, de cada arquivo de texto puro foram geradas três copias, cada uma contendo 1, 2 e 3 imagens, respectivamente.

Exemplo: o menor desses 16 arquivos iniciais feitos somente com conteúdo de texto, consistia de 168 caracteres. Após criar-se todas as diferentes variações dele, existiam quatro versões do arquivo a seguir:

entregabilidade: testes nos filtros de spam

Para cada arquivo de diferentes tamanhos, foram geradas 3 versões contendo, 1,2 e 3 imagens respectivamente.

1) Arquivo original de 168 caracteres de texto sem imagens – tamanho total 168 caracteres.
2) Arquivo de 168 caracteres de texto com 1 imagem – tamanho total 267 caracteres.
3) Arquivo de 168 caracteres de texto com 2 imagens – tamanho total 354 caracteres.
4) Arquivo de 168 caracteres de texto com 3 imagens – tamanho total 441 caracteres.

Estas 4 variações foram criadas para todos os 16 arquivos originais, que correspondeu a um total de 64 arquivos-amostra, que foram usados nesses testes.


Resultados:

E-mails com mais de 500 caracteres, passam no teste com até 3 imagens.



Um e-mail que passa por 23 filtros merece ser aprovado pelo Carlos


Foi descoberto que se o seu e-mail tem mais de 500 caracteres de texto, a proporção de imagens não afeta a entregabilidade, independentemente do número de imagens adicionadas, no caso 3 imagens.  É importante notar que e-mails com mais de 500 caracteres não são muito comuns em e-mail marketing.

Filtros de spam provavelmente só classificam como SPAM, e-mails como menos de 500 caracteres.


E-mails com menos de 500 caracteres. Tenha uma imagem. Mas tenha texto também!



Foi observado que se você está enviando um e-mail com menos de 500 caracteres de texto, é uma boa idéia adicionar pelo menos uma imagem no e-mail! Respeitando a proporção já conhecida. No entanto, adicionar mais imagens, no caso 3 que era o máximo do estudo, não alterou o resultado. Ou seja para menos de 500 caracteres use pelo menos uma imagem.

E-mails com menos de 500 caracteres e sem imagem caíram no spam em nos 4 filtros de spam abaixo:

  • App Gmail
  • Outlook 2007
  • Outlook 2010
  • Outlook 2013

Quando foi adicionado imagem, o número de filtros de SPAM que bloquearam caiu pra 3:

  • Outlook 2007
  • Outlook 2010
  • Outlook 2013


O que devemos evitar então?


Entregabilidade: O que devemos evitar?

Evite usar apenas imagem sem nenhum texto.  Pois, se você usa alguma ferramenta de e-mail marketing, ela própria insere também uma imagem de verificação, bem pequena, que serve para marcar a visualização.


Lembre-se que um e-mail de SPAM normalmente consiste de 1 a 3 frases com geralmente 1 link, podendo ter 1 imagem ou não.

Evitando esse formato de e-mail, você também evitará boa parte dos filtros de spam.

*Os 23 filtros de spam utilizados: Barracuda, Google Apps, Iron Port, Spam Assassin, Symantec Cloud, Brightmail, AOL ,Apple Mail 7 ,Apple Mail 8 ,Apple Mail 9 ,Cloudmark ,Fastmail ,Gmail ,GMX ,Hushmail ,Mail.com ,Outlook 2003 ,Outlook 2007 ,Outlook 2010 ,Outlook 2013 ,Outlook.com ,Yahoo, SPF

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *