Gestão de crises com alertas automáticos no Livebuzz

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“Seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”
Bill Gates

Crises com a sua marca? Monitore!

Durante a primeira etapa de classificação temos a possibilidade de identificar quais são as palavras-chave e termos que fazem referência a reclamações e comentários que possam vir a gerar uma crise de marca nas redes sociais.

Num universo de milhares de itens coletados de diversas redes sociais identificar quais os itens que possam gerar uma crise em tempo suficiente para tomarmos uma ação que minimize os efeitos e repercussão da reclamação pode ser fator decisivo no sucesso ou insucesso da sua campanha. Receber um alerta no seu e-mail é o que vai fazer você ter o maior tempo possível para agir na tomada de decisão de qual ação realizar para reduzir o impacto negativo da crise.

Por onde começar


Por palavras-chave e termos negativos que possam estar relacionados a um item que possa gerar uma crise, exemplo: “não gostei”, “achei horrível”, hashtags como “#SQN”, “#FAIL”, “que mancada”, “péssimo atendimento”, “falta de respeito”, “isso está errado”, etc.


Uma dica: Se sua empresa já fez pesquisa de satisfação, você encontra muitas palavras e termos que possam servir para a aplicação da regra. Conversar com a equipe de atendimento também pode ajudar muito na identificação dos tópicos que mais recebem reclamação.

Como criar o Alerta


O Livebuzz possui uma condição de regra que vai automatizar muito a gestão de crises pra você.

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São apenas 6 etapas:

1 – Para cadastrar uma regra, acesse o módulo Monitoramento, selecionando o Menu “Gerenciar Regras”
2 – Após, selecione “Cadastrar Nova Regra”.
3 – Primeiramente, vamos cadastrar as expressões que são geralmente utilizados em citações RECLAMAÇÕES de sua marca. Então marque a opção “Somente em itens que contenham a expressão” informe as expressões de reclamações sobre sua marca, mais abaixo, informe também em quais buscas e/ou mídias deseja que esta regra seja aplicada.
Então, clique em “Próximo”.
4 – Em “Ação” você clica em “Enviar alerta por e-mail” e adicionar o e-mail do que ira receber o alerta. Pode-se adicionar mais de um e-mail para receber o mesmo alerta.
5 – Na “Confirmação”, você verá um resumo de todas as configurações, verifique se todos os dados de sua regra estão corretos. Neste passo você também deve informar um título para a regra. Após basta clicar em “Finalizar”.
6 – Está criada a regra!



O impacto da crise nas vendas


Uma crise pode por a perder todo o investimento e recursos alocados de uma campanha, pode reverberar em grandes portais de conteúdo e blogs especializados. Existe o impacto a curto prazo, que viraliza rápido em redes sociais e existe aquele a médio prazo como uma indexação orgânica no Google das notícias dos portais e blogs. Por isso, é importante que a sua marca faça uma boa gestão de crises nas redes sociais.

O impacto da crise nas vendas

É fundamental monitorar os comentários negativos, eles são muito mais valiosos que os elogios e se espalham muito mais rápido.

Usuários que possam vir a pesquisar produtos, a marca ou o mercado podem se deparar com uma página fazendo referencia a crise, prejudicando muito as vendas da empresa. Usar o Livebuzz no auxilio a gestão de crises pode fazer a diferença num momento critico da marca, minimizando a crise e com isso reduzindo o impacto negativo nas vendas.

Até a próxima dica 🙂

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