Gmail não permite mais anexos que contenham javascript

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO, Mail2EasyPro

Entenda o motivo do bloqueio

Em meados de 2016, spammers e outros criminosos da web criaram formas de ataque baseadas em vulnerabilidades no uso do e-mail usando javascripts dentro de documentos do word para instalar um Ransomware, um tipo de malware que renomeia seus arquivos importantes e também aplica uma encriptação que só os criminosos tem a chave pra decodificar. O ataque em questão é uma extorsão e você fica obrigado a comprar a chave deles através da deep web, em transações obscuras, geralmente feitas em bitcoins.

O Google reagiu à ameaça, e publicou no blog da G Suite que desde 13 de fevereiro de 2017, já adota medidas que bloqueiam o anexo de arquivos .js no Gmail

O perigo que este tipo de ameaça representa é que ela tem o potencial de atingir todos os arquivos, em qualquer pasta ou dispositivo que possa ser acessado, incluindo pen-drives, câmeras, celulares, HD’s externos que estão conectados no momento do ataque, e também compartilhamentos de rede que são acessíveis, incluindo servidores e/ou outros computadores de uma rede interna, que estejam executando Windows, OS X ou Linux.


Como você pode anexar Javascript em seus emails se for necessário?

O Gmail alerta o usuário da medida

“Semelhante a outros anexos de arquivos que são restritos, você não poderá anexar um arquivo .js e um aviso será exibido no produto, explicando o motivo”, disse a Equipe do Google em um anúncio publicado no G Suite.

Atualmente, existem mais de 20 tipos de arquivos potencialmente perigosos que não podem ser usados como anexos, incluindo além do .js, também .exe, .jar, .sys, .scr, .bat, .com, .vbs e .cmd, ou arquivos compactados que contenham essas extensões.

Nos casos em que os usuários precisam enviar arquivos .js por motivos legítimos, o Google recomenda o uso do Drive, Cloud Storage ou outros serviços de compartilhamento de arquivos.


Miaw, não é uma boa ideia anexos em emailmarketing!


Confira também este artigo dos nossos especialistas:

Como inserir anexos no email marketing?



Gostou deste artigo?

Faça o seu download

Fontes:
https://gsuiteupdates.googleblog.com/2017/01/gmail-will-restrict-js-file-attachments.html
http://www.securityweek.com/gmail-block-javascript-file-attachments
https://nakedsecurity.sophos.com/pt/2016/02/17/locky-ransomware-what-you-need-to-know/



Deixe um comentário

Conteúdo relacionado