Livebuzz: Descubra o que estão falando sobre a sua marca

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Livebuzz, Livebuzz0 Comments


Precioso é o monitoramento 😉


A busca!

O monitoramento começa pela busca. É nesse momento que decidimos o que buscar e em quais redes sociais coletar os itens para nosso monitoramento.

Mas nunca esqueça das palavras-chave da marca

Das buscas, a mais utilizada no monitoramento é a busca por expressões ou palavra-chave. Geralmente, começamos pela marca ou nome da empresa, mas outras palavras-chaves e termos podem ser associados ao seu negócio.
Descobrir quais são essas palavras-chave e termos é importante para uma busca mais completa.

As possibilidades da busca por expressões são bastante amplas, podemos monitorar o mercado e obter insights importantes para nosso negócio. Fazemos isso com uma busca por palavras-chave e termos mais amplos não associados diretamente ao produto, marca ou empresa. É monitorando o mercado que podemos identificar oportunidades diretas de negócios. Alguém comentando ou procurando uma promoção de um produto ou serviço que você vende, comentando da troca de uma versão mais atualizada do produto, um aumento de plano de um serviço.


1ª Dica


Antes de iniciar a criação das busca por expressões, faça um briefing com a equipe de marketing, comunicação e suporte da empresa para fazer o levantamento das principais expressões ou termos que serão relevantes para o monitoramento.


As palavras-chave identificam e ajudam a mensurar o valor real da sua empresa ou negócio nas mídias sociais


2ª Dica


Criar uma tag “Oportunidade” e criar uma “regra de atribuição automática de tags” para esses itens além de uma regra automática de tickets para esses itens pode ser uma metodologia muito produtiva pra equipe comercial.


tags da marca

Como criar uma busca por expressões

Monitoramento da marca
1 – Com o módulo de monitoramento selecionado, clique em
Configurações, e em seguida clique em Buscas.

2 – Em GERENCIAR BUSCAS clique em CADASTRAR NOVA BUSCA

3 – Em CADASTRAR BUSCA clique em Monitorar uma expressão em posts públicos em diversas mídias sociais

4 – Na etapa seguinte adicione as expressões que você quer buscar no campo Palavra-chave. Você pode adicionar quantas expressões quiser, bastando clicar no ícone com sinal de adição do lado direito do campo. OBS: você pode adicionar hashtags, menções e termos exatos também.

Em quais mídias?  Você marca com um clique as redes sociais e mídias que você quer realizar a busca.

sm1sm2

Em filtrar por algum idioma? você escolhe o idioma dos perfis capturados. OBS: Se o usuário com do item coletado tiver informado no seu perfil que seu idioma é Português por exemplo e ele postar nas redes em inglês a busca vai coletar esse item, caso o mesmo contenha as expressões informadas no campo Palavra-chave.

5 – Na etapa seguinte você fara configurações extras para sua busca.

Gostaria de ignorar itens que contenham alguma palavra ou expressão? Preencha o campo, caso não queira capturar itens com determinadas palavras

Gostaria que tentássemos monitorar itens anteriores à este cadastro? Se você quiser monitorar itens anteriores ao momento do cadastro, marque esta opção. Tentaremos monitorar o máximo de itens possíveis, respeitando os limites configurados.

Gostaria de iniciar esta busca agora mesmo? Se você quiser cadastrar esta busca pausada, marque a opção “não”. À qualquer momento você poderá ativar ela na área Gerenciar Buscas.

6 – Na última etapa você vera um resumo de todas as configurações que você fez na criação da sua busca. Clique em Finalizar que sua busca será criada.

Pode acontecer que em certo momento do monitoramento você perceba que alguns itens coletados não façam sentido para busca. Chamamos esses itens de Lixo e para evitar que as buscas continuem coletando estes itens podemos editar a busca e na etapa de configurações podemos adicionar em “Gostaria de ignorar itens que contenham alguma palavra ou expressão?” essas expressões que queremos ignorar nas buscas.


3ª Dica


Com o tempo, acompanhar a Nuvem de Tags em relatórios de Geração de Insights vai ajudar muito você a descobrir novas expressões para ajustar suas buscas.


nuvemtags
Até a próxima dica 😉

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *