Métricas e indicadores mais importantes do email marketing

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Métricas e indicadores - Como lidar?

Métricas, indicadores… como lidar com tanta informação?

Com tantas fontes como relatórios de análise, ferramentas e painéis, é muito fácil cometermos enganos nas interpretações dos dados que temos à nossa disposição.

Para aprimorar nossos objetivos, é imprescindível que se meça a performance do que estamos fazendo, do contrário, torna-se inviável estabelecer ações, campanhas e réguas de conteúdo atraentes ao público, principalmente no email marketing e nas redes sociais.

Métricas e indicadores - São coisas diferentes!Por isso, antes começarmos este post, esclareceremos 2 termos que devem ser entendidos corretamente. Eles parecem triviais, mas são de suma importância pois, eles são a chave para mudar radicalmente a forma como vemos os números.
Jamais confunda indicadores com métricas

Assim como a eficiência é a habilidade de fazer certo as coisas e a eficácia, que é saber o que fazer para dar certo, existe muita confusão no entendimento do que são indicadores e métricas.
Métrica por exemplo: remete a fazer medidas certo? Mas só medir por medir não traz conclusão alguma. Essa confusão é bastante comum de acontecer.

Métricas e indicadores - é preciso saber diferenciar

é preciso saber medir.

As métricas estão relacionadas à comportamento. Elas por si só não são as causas. São como a velocidade de um carro ou ainda a temperatura do dia. São baseadas em sensores. Apenas dados. O indicador chave de performance, ou KPI (Key Performance Indicator) é o que nos ajudará a identificar os fatores e as causas de um desempenho bom ou ruim, ao definir parâmetros e metas para itens que devemos levar em consideração no nosso negócio.

Métricas e indicadores - o que são?

Métricas servirão para que você construa um indicador.
O indicador sim, permitirá concluir algo sobre um cenário.

Abaixo está a tela de resumo de um envio no Mail2Easy PRO com os dados de exemplo para analisarmos:

tela02Métricas e indicadores - Quais analisar no email marketing?Quais indicadores devemos observar no email marketing?

1) CTR (Click Throught)

Esse é o primeiroMétricas e indicadores - CTR de todos os indicadores sobre o email. Se o corpo da peça tem bom conteúdo e o assunto atrai, essa taxa é alta. Ele é um indicador direto do engajamento da sua base.
O CTR (Click Throught) também é bastante usado como fator de decisão em testes A/B, uma vez que o objetivo destes testes são muitas vezes escolher a peça com mais cliques e visualização, afinal, quem clica é porque visualizou!


As métricas do CTR são:
– Total de cliques ou cliques únicos
– Número de emails enviados

CTR =  (Total de cliques / emails enviados) * 100

O total de clique foi 88 e o envio foi pra 4.788 pessoas

CTR = (88/4788) * 100

A taxa de clique é de 1,83% do público


Métricas e indicadores - Teste A/B é bom demais

Leia nosso artigo sobre testes A/B:
Email Marketing: Desmistificando o Teste A/B

2) Taxa de rejeição

Métricas e indicadores - BouncesA taxa de rejeição ou bounce rate, é um forte indicador de qualidade da base de contatos. É o percentual de emails que foram enviados mas não chegaram a caixa de entrada do destinatário. São muitos motivos possíveis, mas de forma geral eles são divididos em dois tipos de rejeição, o soft bounce e o hard bounce.

Tipos de bounce

O soft bounce ocorre quando um email é enviado para um endereço de email ativo, mas a mensagem enviada, não pode ser entregue. Muitas vezes, o problema é temporário – o servidor de email pode estar inativo ou a caixa de correio do destinatário está cheia.

Já o hard bounce acontece quando um email foi enviado para um endereço de email que não existe mais. Isso pode acontecer por uma série de motivos como por exemplo, troca de emprego. Como cerca de 50% ou mais das listas de contatos tem como origem contatos de clientes, empresas ou prospects, e não email pessoais, essa causa de bounce é relativamente comum.

Métricas e indicadores - Hard Bounce

Se você quiser ver detalhes dos erros de entrega, no Mail2easy PRO apresentamos os totais de erro divididos por ocorrência.


As métricas para taxa de rejeição:

– Total de bounces (você pode considerar a soma de todos, ou escolher um tipo)
– Número de emails enviados (público)

Este é o cálculo da Taxa de rejeição:

Rejeição =  (Total de bounces / emails enviados) * 100

Em nosso exemplo, 278 emails não foram entregues (bounces) e os emails enviados são 4.788

Rejeição = (278/4788) * 100

A taxa de rejeição é de 5,8% do público

Métricas e indicadores - Desvie dos bounces!Saiba mais sobre o assunto e como evitar e tratar os bounces neste post aqui

3) Taxa de conversão

Métricas e indicadores - ConversãoRepresenta os destinatários que clicaram em um link dentro de um email e completaram uma ação desejada, como o preenchimento de um formulário de lead, download de e-book ou fizeram uma compra.

A conversão está intimamente ligada ao call-to-action usado no email marketing, taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes para determinar se você está alcançando seus objetivos! A fim de medir a taxa de conversão em seus emails, você precisa integrar sua plataforma de email e seu web analytics de preferência.

Métricas e indicadores - Pos-clique

O relatório de pós-clique exibe todas as ações feitas no destino dos links. O caminho que o usuário que fez em seu site

O Google Analytics é um dos recursos mais usados para isso, mas serviços de email marketing como o Mail2Easy PRO já vem com este recurso integrado, permitindo não só verificar a conversão, como também o ROI e configurar ações de gatilho, muito úteis na recuperação de vendas, pois você tem como saber onde o cliente passou em seu site, depois do clique na peça.


As métricas para taxa de conversão:
– Ações definidas como alvo que foram completadas.
– Número de emails entregues (que chegaram na caixa de email)

Veja o cálculo da taxa de conversão:

Conversão =  (Ações completadas/ emails entregues) * 100

O total ações completadas foi 42 e o envio chegou para 4.510 pessoas

Conversão = (42/4510) * 100

A taxa de conversão é de 0,93% do público

Métricas e indicadores - Abandono de carrinho

Confira em nosso blog os posts sobre Abandono de carrinho e Retargeting, para conhecer várias formas aumentar sua taxa de conversão.

4) CTOR (Clique por abertura)

Métricas e indicadores - CTORNão deve ser confundida com a CTR.
Literalmente, a CTOR é a relação de emails clicados comparada com os emails visualizados. CTOR é um indicador de qualidade do conteúdo, uma vez que considera apenas os emails realmente abertos. Ela nos diz como as pessoas clicam no email – nada menos, nada mais. Se as pessoas estão olhando para o corpo de seu email, mas não clicam, é sinal de que o seu conteúdo não é atraente.


As métricas do CTOR são:
– Total de cliques
– Total de visualizações

CTOR =  (Total de cliques / Total visualizações) * 100

O total de clique do exemplo foi 88 e a visualização atingiu 803 pessoas

CTOR = (88/803) * 100

O CTOR é de 10,96% do público


5) Taxa de crescimento da base

Métricas e indicadores - Crescimento da baseEste indicador é importante, pois está ligado também a taxa de rejeição. É um indicador de saúde da sua base. Objetivo é sempre aumentar a base, mas devemos lembrar que de nada adianta uma base enorme, se não há engajamento, ou seja, se uma porcentagem muito baixa vê e clica nos email enviados.

Há uma diminuição natural da base de email marketing, estimada em até 22,5% a cada ano – o que significa que é mais importante do que nunca prestar atenção no crescimento de sua lista de assinantes e mantê-la em um bom tamanho.

Mas lembre-se: qualidade é melhor do que quantidade.


As métricas da taxa de crescimento são 3:
– Total de novos contatos
– Total de descadastros
– Total de contatos da base

Adicionalmente, você pode fazer esse cálculo  por envio ou até mesmo por períodos fixos, como 1 vez ao mês, para poder visualizar melhor esse indicador.

CRESCIMENTO =  [(Total de novos contatos – Total de descadastros )/ Total de contatos na base]* 100

Métricas e indicadores - Crescer com qualidade é fundamentalSe no último trimestre o total de novos contatos for 450, o total de descadastros for 180 e a base é de 6280 contatos, então:

Crescimento = [(450-180) / 6280] * 100

O crescimento do trimestre foi de 4,3% do público.

 

Métricas e indicadores - Descanso de base

Para saber como manter o crescimento saudável da sua base, recomendamos a leitura do post sobre descanso de base, que é um recurso muito interessante e efetivo na manutenção da qualidade de entrega.

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