Monitoramento de mídias sociais: Como sobreviver às constantes mudanças

DinamizeLivebuzz, Marketing Digital0 Comments

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Mudanças no monitoramento de mídias sociaisDesde 2010, quando começamos a atuar e vivenciar o mercado de monitoramento de mídias sociais com o Livebuzz, presenciamos diversas mudanças que impactaram o segmento.

Já vimos diversas APIs mudarem de versão, já vimos o filtro de idiomas do Facebook parar de funcionar, vimos o Orkut fechar as portas e, recentemente, vimos a limitação do Face pela busca por palavras-chave. Porém, coisas boas também aconteceram, como o crescimento do Tumblr, a consolidação do Instagram, e assim por diante.

O que podemos concluir disto? Mudanças sempre aconteceram e vão continuar acontecendo, o grande lance é a adaptação a essas mudanças. Nesse novo momento, em que o Facebook está limitando as buscas, como dar continuidade ao monitoramento?

Para uma melhor compreensão, dividimos as alternativas em três tópicos.

1 – Outras formas de monitoramento no Facebook

Livebuzz no monitoramento de mídias sociaisMesmo sem a possibilidade de um monitoramento mais amplo, como era a busca por posts públicos, é possível continuar acompanhando de outras formas como as pessoas estão interagindo sobre a sua marca. Não só é possível como necessário, afinal, o Facebook continua sendo a principal mídia social do Brasil.

O monitoramento dos murais de páginas, grupos e mensagens privadas continuarão funcionando normalmente. Aproveite para monitorar o mural de sua página, capturando todos os posts e comentários.

Tenha uma gestão destas informações mais centralizada e otimizada. Veja como cadastrar esta busca no Livebuzz!

Outra boa oportunidade para o monitoramento de mídias sociais é identificar alguns grupos que fazem sentido para sua marca e acompanhar os posts nesses grupos. Se você não desejar monitorar todos os posts, você pode ainda combinar o cadastro de buscas com o cadastro de regras, e realmente só monitorar posts daquele grupo que possuam determinada palavra-chave. Não sabe como fazer isto? É simples, saiba como clicando aqui.

2 – Outras mídias sociais

Mídias sociais no celularMesmo sabendo da importância que o Facebook possui atualmente, não podemos prender a estratégia em uma única plataforma, existem diversas outras e, com certeza, também lhe trará bons resultados. Além do Facebook, você sabia que o Livebuzz monitora outras 16 mídias sociais? Seis delas estão entre as dez mais acessadas no Brasil.

Para dar foco na gestão da reputação de uma marca, um monitoramento envolvendo blogs, Twitter, Instagram e Youtube é fundamental. Atenção especial ao Twitter e suas mensagens em tempo real, e ao Instagram que já possui 300 milhões de usuários mensais e não para de crescer.

 

3 – Além do monitoramento de marca

comunicação e monitoramento de mídias sociaisÉ necessário explorar mais o monitoramento de mídias sociais. Temos hoje uma oportunidade única de ouvir o que as pessoas estão falando sobre nossa marca ou segmento. Falar elas sempre falaram, mas uma forma fácil de ouvir? Isto é algo que só recentemente com as mídias sociais e um bom uso do monitoramento tornou-se possível.

Não fique apenas com uma gestão de reputação básica sobre sua marca. Saber que 90% das mensagens são positivas e 10% são negativas é legal, mas o que de fato estas pessoas estão falando? Uma análise mais atenta certamente gerará bons insights para seus produtos ou campanhas de marketing.

Monitore seus concorrentes, monitore termos relacionados ao seu segmento. Prepare-se mais para o mercado e gere novas oportunidades de negócio.

Temos certeza que aplicando os tópicos acima, continuará gerando excelentes resultados, quem sabe até melhores que antes. E se tiver alguma dúvida, conte conosco sempre para lhe auxiliar!

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