Passo a passo para cadastrar o monitoramento de murais de páginas / grupos

DinamizeAtualizações Livebuzz0 Comments

face-livebuzz

Nesta área, é possível cadastrar o monitoramento de murais de fanpages / grupos / eventos do Facebook.
Importante: Todos os posts, comentários e likes capturados, serão contabilizados como “itens monitorados”. (Caso não queira monitorar os comentários e likes automaticamente, basta não selecionar as opções relacionadas abaixo).

Acesse o menu MONITORAR › BUSCA › CADASTRAR e clique na opção FACEBOOK.

Facebook permite monitoramento de murais

PASSO 1 – DADOS CADASTRAIS

Defina as configurações de cadastro para o monitoramento de murais, seja de uma fanpage, grupo ou evento como segue abaixo.

Passo 1 do cadastramento de murais

Nome: Defina um nome para a página que você deseja monitorar.

ID: Coloque o ID desta página, seguindo as orientações mencionadas abaixo do campo.

Exemplos de páginas:
http://www.facebook.com/pages/Nome-da-Pagina/00000, o parâmetro 00000 é o ID.
http://www.facebook.com/nomedapagina, o parâmetro nomedapagina é o nome do usuário.

Tipo: Selecione o tipo de cadastro que esteja realizando: Página.

Clique na opção PRÓXIMO para passar para o passo 2.

PASSO 2 – MONITORAR

Passo 2 do cadastramento de murais

Posts: Coloque o número de posts anteriores ao momento do cadastro que deseja capturar na primeira importação (semelhante ao campo “quantidade” no cadastro de palavra-chave, em BUSCAS).

Comentários: Selecione se deseja monitorar os comentários de forma automática e a quantidade máxima de comentários capturados na primeira importação.

Likes: Selecione se deseja monitorar os likes de forma automática e a quantidade máxima de likes capturados na primeira importação.

Coloque nos campos a quantidade de Likes e Comentários que deseja importar automaticamente na primeira importação de cada post.

Bloquear captura Manual? Esta opção irá permitir a definição da forma de captura manual de likes e comentários, sendo:

  • Sim: Será bloqueado a captura manual de likes e comentários. Escolhendo esta opção, somente os usuários com perfil de Gerente ou Administrador poderão fazer a importação manual.
  • Não: Qualquer usuário poderá fazer a importação manual dos likes e comentários.

Clique em “salvar”.

Observe que será exibido em sua tela uma mensagem de confirmação quando o usuário optar em monitorar os likes. Esta mensagem será a confirmação de que o usuário deseja capturar automaticamente os likes da página/perfil monitorado.

Passo a passo para identificar grupos abertos e cadastrar regras

Vamos utilizar de exemplo o Livebuzz? Para nós é interessante acompanhar grupos que falem sobre “mídias sociais”. Vamos usar o próprio Facebook para nos ajudar nesta busca.

  • Acesse o Facebook.
  • Digite “mídias sociais” na barra superior de busca, e clique na opção “Ver mais resultados”.
  • Clique na opção “Grupos”, localizada no menu esquerdo.
  • Se preferir, você pode acessar diretamente a URL abaixo e apenas alterar a expressão buscada nesse nosso exemplo: o https://www.facebook.com/search/results/?q=midias%20sociais&type=groups
  • Repare que nos resultados da busca, em cada grupo listado, aparece em sua descrição se ele é um grupo público ou fechado. O monitoramento irá funcionar apenas nos grupos públicos.
  • Selecione um ou mais grupos que considere interessante e faça o cadastro no Livebuzz, seguindo os passos semelhantes aos demonstrados no cadastro de uma busca de mural de página. A única diferença será que ao invés de você digitar o ID do grupo, irá digitar a própria URL do mesmo.

Com o procedimento acima, você passará a monitorar todos os posts de determinado grupo. Caso queira monitorar apenas posts que contenham sua marca, cadastre uma regra como demonstrado abaixo:

regra de idioma para monitoramento de murais

Com esta regra você poderá criar uma segunda camada em sua busca. A “segunda camada” pode ser compreendida como sendo uma condição para que um item seja monitorado em relação a uma busca.

Esta condição poderá ser um idioma, uma expressão exata ou termos condicionados.

IDIOMA: Algumas mídias não possuem filtro de idioma ou ainda uma palavra-chave é escrita em outro idioma, exemplo: “Speed Fitness” – nome de academia de ginástica (fictício).

Neste caso, crie uma lista de termos ou expressões em português e cadastre-as na regra.

  • Busca: “Speed Fitness”
  • Regra: ginástica AND academia AND aula AND aluno AND exercício

A lógica da regra: um item deverá ser monitorado pela palavra-chave, antes de tal item ser indexado no Livebuzz a regra irá conferir se tal item possui também um dos termos cadastrados na regra. Se o item não contiver pelo menos um dos termos da regra, ele será descartado. Como os termos da lista na regra serão em português, automaticamente itens em outros idiomas serão bloqueados.

EXPRESSÃO EXATA: Em algumas mídias não é possível cadastrar uma busca por expressão exata – utilizando aspas: Facebook, Orkut, Instagram, Yahoo Respostas.
Neste caso, basta cadastrar na regra a expressão exata da busca, mas agora com aspas.

  • Busca: mídias sociais
  • Regra: “mídias sociais”

A lógica da regra: um item deverá ser monitorado pela palavra-chave, antes de tal item ser indexado no Livebuzz a regra irá conferir se tal item possui exatamente a expressão cadastrada na regra. Se o item não contiver exatamente a expressão da regra, ele será descartado.

CONDIÇÃO PARA UM TERMO SIMPLES: Em algumas situações, há a necessidade de monitorar termos muito simples. Imagine a situação: monitorar o nome de uma escola que se chama “Colégio Educação” e na busca é preciso cadastrar apenas o termo “educação”, visto que esta é a forma mais comum para se falar de tal escola.

Neste caso, crie uma lista de termos ou expressões que façam relação direta com o segmento da palavra – no exemplo uma escola – e cadastre-as na regra.

  • Busca: “Educação”
  • Regra: escola AND aluno AND prova AND aula AND estudar – etc.

A lógica da regra será: um item deverá ser monitorado pela palavra-chave, antes de tal item ser indexado no Livebuzz a regra irá conferir se tal item possui também um dos termos cadastrados na regra. Se o item não contiver pelo menos um dos termos da regra, ele será descartado. Como os termos da lista fazem referência ao segmento da palavra-chave, automaticamente os itens que não fazem relação com a busca serão descartados.

Como configurar:

1 – Ação a ser executada: Marque a opção “Ignorar itens”. Esta ação tem a função de bloquear o monitoramento de itens de acordo com um determinado parâmetro.

regra para bloquear itens

2 – Em condição selecione a opção “Itens que não contenham a expressão”. Neste campo deverão ser cadastrados os termos ou expressões da segunda camada – termos a serem condicionados para uma busca.

Use AND como separador para os termos e aspas para definir expressões exatas.

Exemplos: palavra1 AND palavra2; palavra1 AND “expressão exata1”; “expressão exata1” AND “expressão exata2”

Considerações:

  • Não há limite de caracteres
  • Palavras acentuadas devem ser cadastradas com e sem acento. Exemplo: nível AND nivel
  • Não há diferenciação de maiúsculas e minúsculas

criando regra a partir de um texto

Mídias: Marque as mídias onde tal regra deverá ser aplicada, Facebook por exemplo.

A partir do Facebook: Marque a página onde tal regra deverá ser aplicada.

Considerações:

  • A regra será aplicada no conteúdo do item monitorado exibido no painel Monitorar, descartando a ação para links, descrição de imagens.
  • Se marcar a opção “A partir da página” – a regra será aplicada ao texto do post ou conteúdo do comentário.

3 – Período a ser executada: Defina o período onde tal regra deverá ser executada

  • Dias da Semana: Escolha a opção “Todos” para que tal regra seja aplicada sempre.
  • Horário: Escolha a opção “Dia Todo” para que tal regra seja aplicada sempre.

Regra para monitoramento de murais

4 – No último passo:

Aplicar nos itens já monitorados:

  • Sim: Neste caso a regra será aplicada em toda a base já monitorada para tal busca. Então, todos os itens já monitorados que estejam fora do parâmetro de sua regra, serão excluídos automaticamente – enviados para a lixeira.
  • Não: Neste caso a regra será aplicada nos itens monitorados a partir do momento do cadastro de tal regra.

Nome: Defina um nome para sua regra e finalize o processo clicando em salvar.

Finalização do processo de cadastro do monitoramento de murais

Agora que você já sabe tudo sobre o monitoramento de murais em fanpages, perfis, grupos e eventos do Facebook utilizando o Livebuzz, aproveite e faça já um teste grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *