Livebuzz: conheça as condições de regras

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“Tempo é o recurso mais escasso e, a não ser que ele seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”
Peter Drucker

Como automatizar o monitoramento com condições de regras?

Sempre nos deparamos com situações na classificação que se tornam repetidas, um perfil especifico que teríamos que classificar todos os itens com o mesmo sentimento, um grupo de itens que contem uma palavra-chave ou termo em comum, e que seriam marcados com a mesma tag. Essas condições e ações podem se tornar uma regra.

As possibilidades de uso e o aumento de produtividade e automatização com regras é o que mais nos leva ao seu uso.

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A utilização de Regras no Livebuzz passa por 3 etapas, condição, ação e confirmação. O principal objetivo de uma regra é submeter os itens a uma ação. Nesse post vamos descrever as condições possíveis para se aplicar uma regra e no post seguinte vamos ver quais as ações possíveis a serem aplicadas.


Exemplo: uma busca nas mídias sociais que colete itens de um evento e que tenha como condição selecionar nesse grupo de itens todos que contenham a hashtag #FAIL. Essa condição usaria um expressão para avaliação de cada item. Mas vamos explicar cada uma das condições disponíveis


Vamos começar?


1 – Para cadastrar uma regra, acesse o módulo Monitoramento, selecionando o Menu “Gerenciar Regras”

2 – Após, selecione “Cadastrar Nova Regra”.



Condições de regras:

Conheça cada uma das condições aplicaveis às regras


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Em todos os itens monitorados –
A regra será aplicada em todos os itens monitorados das buscas selecionadas. Todos os itens, incluindo posts, comentários e mensagens.

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Somente em itens que contenham a expressão –
Permite a criação de uma regra a partir de um texto. A lógica de uso deste recurso será que a partir de uma busca qualquer, todos os itens que contiverem a(s) expressão(ões) adicionada(s) no campo, serão submetidos a regra.

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Somente em itens que não contenham a expressão –
Permite a criação de uma regra a partir de um texto. A lógica de uso deste recurso será: todos os itens que não contiverem nenhuma da(s) expressão(ões) adicionadas no campo, serão submetidos a regra.


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Somente em uma porcentagem dos itens –
A regra será aplicada apenas em uma porcentagem definida. Exemplificando, se for preenchido o valor de 50%, a cada 2 itens monitorados, em 1 deles a regra será aplicada. Esta regra pode ser útil para distribuir tags ou monitorar apenas uma amostra dos resultados. Exemplo: num monitoramento que tenha muitos itens coletados e você queira classificar posteriormente somente uma amostra desses itens essa condição seria útil. Você poderia criar uma tag “Amostragem” por exemplo e na ação utilizar “Adicionar tag” e escolher a tag “Amostragem” assim em “Itens monitorados” você poderia filtrar a tag e fazer a classificação somente dessa amostragem.

condição-05.fw-minEm todos itens de um perfil Social CRM – A regra será aplicada em todos os itens monitorados deste perfil. Para identificar o ID de um perfil, acesse sua área no Social CRM e copie o número localizado neste campo.



3 –
Escolha uma das condições apresentadas anteriormente que melhor atendem sua necessidade. Então, clique em “Próxima Etapa”.

4 – Vamos escolher como exemplo uma ação qualquer. Então, clique em “Próxima Etapa”.

5 – Na “Confirmação”, você verá um resumo de todas as configurações, verifique se todos os dados de sua regra estão corretos. Neste passo você também deve informar um título para a regra. Após basta clicar em “Finalizar”.

6 – Está criada a regra!


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Dica


Sempre procurar visualizar suas rotinas de classificação e tagueamento, identificando palavras e termos que você tem certeza que satisfaçam alguma ação. Lembrando que as regras podem ser criadas após o monitoramento e serem aplicadas aos itens já monitorados, caso essa seja a sua vontade.

No próximo post vamos falar de Ações disponíveis para serem aplicadas as condições nas regras.

Valeu 🙂

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