ROI do Email Marketing é o maior do mercado!

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO, Marketing Digital0 Comments

ROI do Email Marketing é o maior do mercado!

O que é ROI?

ROI é um dos principais indicadores do rendimento do marketing em geral. É a sigla em inglês para Return on Investment, e basicamente serve para estimar o valor ganho por um negócio em relação ao custo de suas campanhas de publicidade.

O cálculo consiste em subtrair a despesa com a publicidade do valor da sua receita proveniente das vendas, e dividindo por essa mesma despesa.

ROI = (Lucro – Investimento) / Investimento

O ROI permite entender o comportamento de compra dos seus clientes, e fornece a informação básica para que você tome as medidas que vão melhorar suas vendas, ao identificar quais dos seus produtos e serviços “se vendem” ou são mais populares entre os consumidores.

Preste atenção no comportamento deles e você terá muitas oportunidades de abordagem!


ROI do Email marketing

Um fato mais do que aceito no mercado digital é que o ROI do email marketing é superior a qualquer outro meio de geração de leads. Muitos profissionais da área questionam o motivo disso, sem se darem conta de que é algo relativamente simples. Para explicarmos essa vantagem sobre as demais mídias, é necessário fazer a seguinte relação:

ROI do Email Marketing é o maior do mercado!

O email marketing tem uma abordagem que se assemelha muito ao famoso “vender de porta em porta”, pois ele é, essencialmente, uma forma ativa de marketing.

Através do email, você chega no seu cliente e oferece o produto sem que ele necessite procurá-lo. Se você segmenta sua base e trabalha com bases optin (pessoas interessadas no seu produto, engajadas), esse é um grande trunfo.

Por exemplo: você manda uma peça de email com fotos, preços do seu produto ou serviço e links que o levarão para o seu site. Isso é o que um consultor de vendas faz exibindo um catálogo, não é mesmo?

mail-clickO email marketing tem o potencial de gerar interesse! E este é o diferencial.

Fatores que favorecem o email

Há diversos fatores que favorecem o email marketing, como o custo-benefício, pois as campanhas desta mídia permitem atingir um grande volume de potenciais clientes, por um custo unitário baixo. E não apenas isto: a quantidade de pessoas com email só cresce no mundo.

De acordo com o relatório 2012-2016 do Radicati Group, até o final de 2016, serão 4,3 bilhões de pessoas  com contas de email válidas. Em comparação com as demais mídias, o acesso ao email é um recurso presente e embarcado na forma de aplicativo em praticamente todos os smartphones e tablets com algum tipo de acesso a internet. As notificações de recebimento substituem a necessidade de verificação constante da caixa de email, o que impulsiona a taxa de abertura para esse perfil de usuário.


Veja os números do Email Marketing Industry Census 2016

73-fw

73% dos mais de 1.100 participantes da pesquisa confirmaram que o email marketing tem assegurado um ROI superior ao SEO (Search Engine Optimization) para o seu negócio.

66-fw

Na edição de 2015 do mesmo relatório, esse numero foi de 66%, o que representa um aumento de 7% para o email marketing.

56-fw

56% dos entrevistados se disseram satisfeitos com os resultados (contra 41% no ano anterior), e que esses resultados levaram a um aumento do investimento em email marketing (de 13% em 2015 para 15% em 2016).

Considerações finais

Esses percentuais apresentados tendem a aumentar nos próximos anos, pois cerca de 83% das empresas pesquisadas disseram que não tinham segmentado corretamente suas listas de contatos, enquanto que a personalização de email era feita por apenas 35% dos entrevistados.

ROI do Email Marketing é o maior do mercado!

No celular as pessoas prestam muita atenção no conteúdo

As pessoas gostam muito de estar conectadas!

Dispositivos movéis já representam cerca de 40% das visualizações. A tendência é que se tenha um crescimento exponencial nos próximos meses, considerando as otimizações feitas pelo Google no Gmail, em relação a responsividade e CSS. Então é uma bela ideia otimizar seu email e landing pages para visualização mobile 🙂

Confira +2 posts exclusivos com sugestões que vão auxiliar você a aumentar o seu ROI do email marketing:



Toda a semana tem material novo no Blog da Dinamize, não deixe de acompanhar nossos conteúdos!
Até a próxima 😉

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *