Email Marketing a partir de feed RSS

O que é feed RSS?

O RSS (abreviação para Rich Site Summary) é um recurso que permite a sites e blogs divulgarem informações sobre seu conteúdo de uma forma simples e rápida, através da geração em tempo real um arquivo chamado feed, que geralmente fica dentro da estrutura do site. O arquivo de feed pode conter o resumo ou posts completos sendo armazenado no formato .xml, .rss ou .rdf.  A maioria dos gerenciadores de conteúdos (CMS) para blogs e sites, como WordPress, Drupal e Joomla geram o RSS automaticamente, o que o torna um formato bastante consolidado.


Como ele pode ser usado?

Flipboard é um dos leitores de RSS mais usados em tablets e celulares
Flipboard é um dos leitores de RSS mais usados em tablets e celulares

O público mais engajado de portais de notícias, jornais online ou blogs de conteúdo, utiliza plugins de navegador ou aplicativos para celular e tablets chamados leitores de RSS, que lhes permitem criar e configurar seus próprios informativos, a partir das diversas fontes de RSS. Os mais utilizados atualmente são o Flipboard, o Feedly, o Digg e o Circa.



Agora com o Dinamize Mail você pode criar seu email marketing a partir de feeds RSS diretamente em nosso editor Drag and Drop. Veja como é simples:

Adicionando o conteúdo do RSS ao email

Envios a partir de RSS permitem que você programe seu e-mail com conteúdo personalizado a partir do feed de um blog ou de até diferentes blogs em um único envio.

Este mesmo e-mail pode ser programado para que seja enviado diariamente, semanalmente ou até mensalmente a partir do Dinamize Mail. Para criar integração é necessário apenas a arrastar o elemento RSS para o local da peça em se que deseja exibir as notícias.

Veja um pouco do funcionamento no editor Drag and Drop:


Para que seja possível criar um envio com conteúdo de RSS, primeiramente você precisa da URL do feed RSS que deseja utilizar. No exemplo acima utilizamos o próprio feed RSS da Dinamize.

Quando for realizado envios com a peça configurada com o RSS, o sistema buscará no feed cadastrado os últimos posts publicados. É possível incluir até 8 publicações originadas desta maneira, levando em conta fatores como a data da última publicação, o idioma, a quantidade mínima e máxima para o envio e ainda o período máximo que a publicação pode ter sido realizada.


Exemplo de configuração:

Na configuração da notícia abaixo, será exibido no email no mínimo 1 notícia e no máximo 5, sendo que as notícias só serão incluídas se tiverem sido criadas num período de 10 dias do momento do envio. Veja:

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: