Utilize o Social CRM como estratégia!

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No cenário atual, em um mundo globalizado, são diversos os motivos pelos quais uma empresa perde clientes para a concorrência. O cliente pode não sentir-se bem atendido, entre outros motivos. Muitas vezes são feitos cancelamentos e as empresas sequer ficam sabendo o porquê. Para se destacar no mercado é imprescindível que se tenha um cuidado especial com o CRM e o Social CRM da sua empresa.

O CRM se consolida em um momento de necessidade no mercado, pois as interações mudaram, e também os hábitos dos consumidores. Atualmente, usamos as redes sociais para nos relacionar com nossos amigos, mas também com marcas. Fazemos pesquisas, compras e recebemos dicas de produtos e/ou serviços através das nossas conexões nesses meios.

Eis que surge o Social CRM – propício para integrar informações de diversas redes sociais. O Social CRM auxilia as empresas a conhecer melhor seus clientes e, mais do que isso, manter o relacionamento e conquistar novos. É importante garantir a qualidade do pós-venda, que hoje é uma das maiores reclamações dos clientes.

O Social CRM deve ser o retorno da empresa na conversa realizada no ambiente online, o que não quer dizer que sirva somente para o monitoramento. O Livebuzz da Dinamize é a ferramenta ideal para Social CRM. Faça um teste drive!!

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O social CRM não deve ser encarado como uma ferramenta de análise de dados, mas uma estratégia como um todo. Um exemplo bem prático disso é quando uma pessoa curte uma postagem, ela demonstra um sentimento em relação a esse post – talvez ela tenha gostado da campanha, do logotipo, das cores, mas não quer dizer que a pessoa vai comprar o produto. Essa ação de curtir segue sendo uma incógnita, não uma certeza.

Aí que inicia a conversa. Ao identificar se as pessoas estão comentando sobre a marca, a partir daí você desenvolve um trabalho que pode transformá-lo em consumidor e posteriormente até em um fã da marca. Isso pode gerar um marketing gratuito, através do compartilhamento na sua própria base.

Toda uma cultura tem de ser criada na empresa, para que se alcance sucesso, que muitas vezes não é a venda de fato.

 

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