Venda mais com o email marketing em datas comemorativas

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Saiba como aproveitar oportunidades muito interessantes para realizar campanhas de email marketing em datas comemorativas, eventos e acontecimentos. Para isso, é necessário estar atento ao que está rolando no mercado.

Claro que para ter efeito, é necessário ser original na abordagem, o que é algo fundamental para não perder a chance de conquistar os clientes.

Neste Post, vamos abordar os tipos de datas que você pode aproveitar para aumentar suas vendas.


Datas Clássicas


Existem datas que já são bem conhecidas, quase que obrigatórias, para se fazer uma campanha, tais como: Ano Novo (01/01), Natal (25/12), São João (24/06), Dia das Mães (14/05), Dia dos Pais (14/08), Dia dos Namorados (12/06), Páscoa e Carnaval, pois elas movimentam bastante o comércio em geral.

Diferentemente das demais datas, a Páscoa e o Carnaval, não tem um dia fixo no ano. A Páscoa ocorre no primeiro domingo depois da lua cheia a partir de 21 março (a data do equinócio)  e portanto, a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.


Datas Comerciais


Black Friday

Uma data que vem ganhando bastante importância no calendário de vendas anual, é o Black Friday, que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, comemorado na 4ª quinta-feira do mês de Novembro nos Estados Unidos.

Vários países como o Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai já adotaram a data.
O Brasil também tem usado bastante a data famosa por grandes liquidações, no entanto, aqui a ênfase é maior no e-commerce, mas as lojas físicas aos poucos também estão adotando a data.  O primeiro Black Friday no Brasil foi em 2010.


Cyber Monday

O Cyber Monday ocorre todos os anos na primeira segunda-feira após o Black Friday, e no Brasil já é realizado desde 2012, com descontos de até 80% em vendas feitas através da internet.

A diferença principal em relação ao Black Friday, é que ele é exclusivo para o comércio online.


Datas alternativas e baseadas em eventos


Há muitas datas interessantes, que não são necessariamente clichês, mas que com uma boa sacada e imaginação, podem render excelentes campanhas.

Festividades regionais e feriados municipais são boas oportunidades.

Se sua empresa realiza, promove ou apoia eventos, as ações de email de cobertura pré-evento e pós-evento, assim como ações de agradecimento por participação, são excelentes momentos para se aproximar de novos prospects.


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E não esqueça das datas alternativas, que se tornaram bastante populares por influências culturais durante as ultimas décadas, como São Patrício (17/03), que é uma comemoração irlandesa  que tomou conta do mundo, onde as pessoas utilizam a cor verde, tanto para acessórios quanto para cervejas. Além disso, tem o divertido Halloween (31/10), com toda a sua mitologia relacionada às bruxas, festa e brincadeiras típicas!

Há as datas relacionadas a eventos em escala mundial, como Olimpíadas, Paralímpiadas e Copas do Mundo, que merecem sempre bastante atenção, pois também movimentam bastante o comércio e a atenção do público.

Outras datas alternativas são as relacionadas à cultura pop, que são muito interessantes de explorar, como por exemplo, o aniversário de lançamentos de clássicos do cinema, novas sequências de filmes, séries, jogos famosos ou algo que gere alta expectativa de lançamento.


Aproveite a chance!


Nós da Dinamize sempre estamos ligados nisso 😉
Confira dois exemplos de ações de email marketing com abordagens oportunas que já fizemos. Lembrando sempre de vincular características do produto ou serviço que você oferece, com o tema escolhido.

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E como descobrir essas datas únicas?


Existem alguns sites na internet que você pode olhar com frequência para estudar datas em que será interessante criar uma abordagem diferenciada. Veja só os exemplos que temos aqui:

Moments do Twitter

O Moments do twitter é um compilado de notícias vinculadas aos temas mais falados na rede social, o que ajuda muito na hora de ver o que está bombando para tematizar e contextualizar uma ação de envio.

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Conheça o Moments


Doodles do Google

Os doodles são versões tematizadas do logotipo do Google para comemorar feriados regionais, aniversários e a vida de artistas famosos, eventos mundiais, pioneiros e cientistas e são uma excelente fonte de dias especiais para diversas localidades. Você pode inclusive pesquisar sobre os temas.  É uma ferramenta extremamente útil!

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Conheça os doodles

Calendarr.com

O Calendarr é um site com datas comemorativas de vários países e o calendário Brasileiro é completo. É uma excelente fonte de datas comemorativas  e permite que você se planeje com antecedência sobre as ações.

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Veja algumas datas de Setembro:

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Veja mais datas


Períodos do ano


Existem também períodos como as estações do ano, que são interessantes por não se concentrarem em datas específicas. Promoções e liquidações de inverno e verão geralmente tem bastante importância no setor têxtil e calçadista.

Eletrodomésticos e produtos de bazar também podem se beneficiar dessa sazonalidade: no verão, as vendas em geral diminuem por causa das férias, então as liquidações de verão são uma excelente oportunidade de campanha.


As datas mais importantes de todas


Existe um tipo de data muito especial que você NUNCA deve esquecer. Como todo o relacionamento,  lembrar destas datas demonstra que você realmente se importa, que é algo que você de fato valoriza.

Esta data é o aniversário!


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Pode ser o aniversário do cliente, o aniversário do tempo de relação com o cliente ou até mesmo as datas da primeira ou da última compras.

Algo como “faz 4 anos que você é nosso cliente”, e é claro que você deve além de parabenizar, também aproveitar a deixa para presentear com brindes e promoções especiais para ele.


Então é isso! Datas importantes existem muitas, e você deve aproveitá-las sempre que possível para ser objetivo e pontual. Assim, seu email marketing atingirá resultados cada vez melhores.

Obrigado e até a próxima 😉

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