35 Dicas de gerenciamento e monitoramento para Instagram + 15 Dicas de ferramentas para Instagram

Eduardo TavaresAtualizações Livebuzz, Capa, Dica, Dicas do Livebuzz

ferramentas, gerenciamento e monitoramento do InstagramReunimos 35 dicas para ajudar você a ser mais eficiente e obter maiores resultados no gerenciamento e monitoramento do Instagram. São dicas para criação de buscas, estruturas de tags, análise de perfis e muitas outras que podem ser aplicadas em uma plataforma de monitoramento e gestão de redes sociais como o Livebuzz por exemplo.

Ainda colocamos alguns apps bem legais que ajudam muito na edição de imagens e vídeos para Instagram. Aplicações como Fisheye que emula lentes olho de peixe ou a app Boomerang que faz vídeos curtos.


Vamos as dicas

1 – Defina um objetivo para o monitoramento: gestão da reputação da marca, análise da concorrência, análise do mercado, etc. Definir um objetivo vai ajudar muito na organização da estrutura de buscas criadas e principalmente na leitura de relatórios.
2 – Faça um briefing de expressões completo com: equipe de marketing, comercial, atendentes, usuários, consumidores da marca. Descobrir quais são as hashtags que tenham alguma relação com a marca, mercado e concorrentes vai possibilitar a criação de buscas.
3 – Faça uma relação de perfis influentes no segmento, tais como: perfis das marcas concorrentes, presidentes, diretores, gestores e demais profissionais influentes da marca e concorrentes e perfis influentes do mercado.
4 – Faça uma relação de expressões positivas e negativas para auxiliar na criação de automatizações de classificação de sentimentos.
5 – Crie uma estrutura de tags e subtags para medir volume de itens por assunto. Exemplo: estrutura de tags para reclamações, onde você possa criar subtags como reclamação de cliente, ex-cliente, não-cliente e usuário impactado por campanha.

 

6 – Acompanhe o crescimento de seguidores comparando com o crescimento de publicações. Assim você pode identificar quais conteúdos têm mais engajamento e proporcionam um aumento de seguidores.
7 – Descubra com o monitoramento as hashtags utilizadas por outros usuários que tenham relação com a imagem que você está compartilhando e passe a utilizá-las junto às suas publicações.
8 – Descubra a média de postagens diária, semanal e mensal dos usuários mais influentes no Instagram.
Assim você consegue ter uma ideia de uma produtividade de conteúdo para Instagram.
9 – Descubra através do monitoramentos quais são os dias da semana e horários de maior interação. Cruzar essas informações por assuntos por meio de tags pode auxiliar ainda mais no planejamento de publicações.
10 – Descubra com os dados de tipos de conteúdo quais imagens foram mais curtidas e comentadas no Instagram.
11 – Descubra quais assuntos são mais postados pelos usuários no Instagram por meio de dados de perfis monitorados.
12 – Identificando as principais hashtags você pode criar automatizações para receber um alerta sempre que determinado item coletado no monitoramento do Instagram contiver uma expressão importante, como um elogio por exemplo e com isso interagir de forma imediata com os usuários.
13 – Crie regras de automatizações de alertas para os perfis mais influentes, assim você pode interagir com os posts dos mesmo de forma imediata e com isso gerar mais engajamento com o público seguidor desses perfis.
14 – Crie estrutura de tags para perfis monitorados no Instagram. Você pode criar tags que tenham relação com profissões, comportamentos, personas e aplicar essas tags aos perfis relacionados. Com isso você poderá identificar quais públicos são mais engajados, que comentam mais, que curtem mais e que são mais influentes.
15 – Procure pesquisar mais sobre os perfis monitorados mais influentes no Instagram. Veja se é prática desses influenciadores re-postar fotos e imagens de outros perfis. Se for faça o mesmo mencionando o perfil, aumentando assim seu engajamento e influência entre os demais usuários.
16 – Procure interagir com os perfis de usuários que mais se engajam com seu conteúdo no Instagram. Curta e comente o conteúdo desses usuários, retribua o engajamento deles.
17 – Procure obter insights de expressões e hashtags por meio de nuvens de tags. Você pode gerar nuvens de tags por buscas, por mídia, por período, etc. Plataformas de monitoramento como o Livebuzz por exemplo, possibilitam obter esse tipo de leitura.

 

18 – Você pode automatizar suas interações por meio de tickets. Pode por exemplo gerar tickets para relacionamento somente para os posts no Instagram que contiverem determinada hashtag que você considera muito relevante, ou posts que tenham um mention para determinado perfil. Organizando suas interações por tickets você vai conseguir visualizar se o tempo entre a coleta e a interação tem impacto no engajamento. Caso a conta do perfil seja institucional de uma marca e mais de uma pessoa seja responsável pelas interações você conseguirá medir o volume por usuário.
19 – Faça um ranking dos 100+ evangelizadores da marca no Instagram e automatize por meio de tags o volume de itens por evangelizadores. Assim você consegue obter mais uma dado de impacto deles na marca.
20 – Faça um ranking dos 100+ influenciadores e, assim como nos evangelizadores, automatize por meio de tags o volume de itens por evangelizadores.
21 – Você ainda pode gerar uma nuvem de tags para os influenciadores e identificar quais os demais assuntos que eles mais comentam, com isso você pode fazer posts estratégicos contendo esses assuntos e fazendo mentions a esses perfis, aumentando assim a chance de engajamento de perfis influenciadores.
22 –  Pense bem na descrição da sua biografia. Em muitos casos ela pode ser determinante para conseguir ou não um novo seguidor.
23 – O mesmo vale para sua foto de perfil que junto com a biografia se tornam a capa do seu perfil. Dedique tempo e edição na foto de perfil, utilize filtros, retoque, mas deixe ela digna de representar você.
24 – Cuidados com a lente da câmera é muito importante. Geralmente esquecemos desse detalhe e ele pode fazer toda diferença na qualidade das suas fotos.
25 – Crie composições para suas fotos. Não precisa de um estúdio fotográfico para compor um cenário, em muitos casos a mudança de ângulo pode pegar aquele brilho do copo. Faça teste com outros elementos ao seu alcance. Uma foto de uma taça cheia brindando as lembranças do natal anterior pode ficar muito mais atraente com aquelas luzes da árvore de fundo. Explore.
26 – Brinque com a distância. Muitos objetos ficam muito mais atraentes quando a foto é perto. E faça testes com mudança de ângulos também, você vai se surpreender com os resultados.
27 – A iluminação talvez seja o fator mais importante numa fotografia. Utilize a lanterna do smartphone para testes. Faça testes com o mesmo objeto na sombra e diretamente na luz do sol. Aproveite momento inusitados onde você tem disponível uma iluminação de cor diferente e explore selfies. Você vai ter ótimas surpresas com os efeitos naturais que pode obter.
28 – Conectar seu perfil do Instagram ao do Facebook pode se tornar uma integração poderosa na promoção de conteúdo nas redes sociais. O legal de observar é que com o tempo você percebe que muitos conteúdos são mais curtidos no Instagram do que no Facebook, e o contrário também acontece.
29 – Marcar o local onde a foto foi tirada também pode ser uma boa estratégia para promover o conteúdo e conseguir novos seguidores.
30 – Não podemos esquecer dos vídeos, eles são tão importantes quanto as imagens (ilustrações, fotografias e montagens). Momentos engraçados é uma boa dica para registros em vídeos.
31 – Utilize o Conte sua história para transmissões rápidas de eventos, festas e viagens por exemplo. Procure equilibrar a postagens de vídeo com suas histórias, não vale a pena perder a postagem de um vídeo que vale ser guardado para um momento da sua linha do tempo das suas histórias que vão se perder com o tempo.
32 – Fazer post pré-eventos, pré-lançamentos pode ser uma boa estratégia para gerar engajamento e expectativa nos seguidores.
33 – Posts em forma de quizzes podem estimular o engajamentos dos seguidores. A dica é utilizar fotos que demonstrem que você pode estar em dúvida, como duas garrafas de bebidas diferentes, dois livros diferentes, uma roupa ou outra, existem diversas possibilidades para criar um quizz. Você também pode utilizar apps como Layout from Instagram para fazer posts com esse objetivo, colocando dois objetos lado a lado.
34 – Você pode promover concursos de fotografias, que tenham como critério de participação mencionar seu perfil. Pense num prêmio legal, utilize hashtags que podem fazer com que seu concurso seja visto pelo máximo de pessoas possíveis. Faça muitos posts pré-lançamento do concurso mostrando o prêmio em diferentes fundos, mencionando alguns dos seus principais seguidores.
35 – Se você estiver participando de eventos, se engaje com o conteúdo dos demais participantes do evento, curtindo, comentando. Utilize a hashtag oficial do evento ou aquela que os participantes estão mais utilizando.

Ferramentas para edição de sua publicação no Instagram

Ferramentas para edição de sua publicação no InstaIndicamos a partir de agora uma série com dicas de aplicativos que podem ser usados para turbinar o uso do Instagram.

1 – Prisma – App que possui filtros muito legais para aplicar nas fotografias e imagens antes de publicar no Instagram.

2 – Afterlight – Outro app que possui filtros muito legais para aplicar nas fotografias e imagens.

3 – Repost for Instagram – App muito utilizado para re-postar fotos e imagens de outros perfis no Instagram.

4 – Quick – app utilizado para colocar texto nas fotografias e imagens.

5 – Flipagram – App que transforma fotos em vídeos com áudio.

6 – Boomerang – App do instagram que cria vídeos de um segundo. Bem legal para vídeos engraçados.

7 – Layout from Instagram – App que organiza as imagens ou fotografias em layouts, dando a possibilidade de fazer uma única imagem com várias fotos.

8 – InstaSize – App que possui diversos filtros para edição de imagens.

9 – Retrica – App de câmera para gravar e compartilhar suas experiências. Faça lindas colagens, vídeos e até GIFs. Capture o que você vê na tela com mais de 100 filtros instantâneos. Use o Stamp™ exclusivo do Retrica para decorar suas fotos e selfies.

10 – No Crop para Instagram – Você pode publicar fotos inteiras no Instagram, sem recortá-las. Gire, vire e redimensione suas fotos. Escolha entre mais de 200 modelos de fundo gratuitos. 30 filtros para tornar suas fotos mais incríveis. Mais de 400 adesivos gratuitos para personalizar suas fotos.

11 – Insta square snap pic collage – Aplique efeitos especiais e sensíveis. Faça colagens com outras imagens.

12 – Photo Filter – App com filtros muito legais. Aplique filtros com estilos de Van Gogh, Picasso, Dahl, Munch e outros.

13 – Textgram – Aplique filtros, tags, quadros e escreva em cima das fotos. Possui uma loja com grande quantidade de fundos gratuitos, quadros e fontes que você pode baixar e usar.

14 – Fisheye – App com emulação de lente olho de peixe, emulação de 4 câmeras fisheye profissionais, dezenas de efeitos lomo, swith entre a câmera fisheye câmera frontal e traseira fisheye além de 18 efeitos de filtros.

15 – Candy Camera – O app possui filtros para selfies, recursos de beleza (afinador, branqueador, corretivo, batom, blush, delineador e máscara), adesivos, câmera silenciosa e colagem.

Até a próxima dica 🙂

Por Thiago Blauth Ferreira – Gestor de Contas e Especialista Livebuzz

Imagens Freepik


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