9 dicas imbatíveis para criar o assunto de email marketing

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Caixas de entrada cada vez mais lotadas, falta de tempo, interesse raro. Esses são os maiores obstáculos que enfrentamos para despertar a curiosidade do destinatário e conseguir aquele clique na abertura do email, buscando também corresponder à expectativa gerada pelo leitor.

Essa situação muito comum pode ser resolvida através de uma estratégia que coloca o seu email em destaque em meio a tantos outros que disputam a atenção do usuário com você: a definição do assunto.

Pensando nessa realidade, listamos 9 dicas importantíssimas para deixar o assunto do seu email mais atrativo e efetuar assim a abertura planejada:


1. Personalize o assunto
personalizar funciona até com canecas

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Essa é a melhor dica para dar início ao trabalho, considerando que a personalização abrange aspectos como relevância, interesse e reputação. Ao pensarmos que o assunto atua como uma chamada, você deve ter conhecimento sobre quem é o seu foco e assim deixar de lado títulos genéricos, priorizando palavras que tenham a ver com o que seu público busca.

Vamos supor que você tenha uma loja online de games, por exemplo, e sua base de emails é constituída por pessoas que jogam em videogames e pessoas que jogam pelo computador. Segmentando essa base, é possível personalizar suas campanhas e usar um assunto diferente para cada caso:

• Para jogadores de videogame: Os jogos mais vendidos para videogame com brindes exclusivos
• Para jogadores de computador: Lançamentos com 20% de desconto para você jogar no PC

Percebe como há uma lógica? Provavelmente o resultado dessas campanhas será muito mais eficaz do que se fosse enviado para ambos os públicos um email com um assunto como “Confira jogos eletrônicos em promoção”.


2. Quanto mais curto melhor
Seus assuntos devem ser concisos. Seguir essa ideia faz toda a diferença para ganhar destaque em relação aos outros emails que estão na caixa de entrada do seu contato, pois o encurtamento de caracteres coloca sua mensagem em evidência sobre as outras. Você já deve ter percebido que assuntos longos geralmente acabam sendo cortados ao visualizar os emails pelo dispositivo móvel.

Sem contar que acabam sendo ofuscados pelos incontáveis emails que estão em volta.

Portanto, o ideal segundo pesquisas é não ultrapassar 41 caracteres, chegando no máximo aos 50. Caso isso não seja possível, a dica é colocar os termos mais importantes primeiro para que assim o principal não apareça cortado quando alguém acessar o email pelo smartphone.


3. Tenha atenção com as palavras

Meça suas palavras parça

Vamos dividir esse conselho entre o que você deve e não deve fazer. Para começar, evite utilizar palavras extremamente comerciais ao montar o assunto do seu email.

Aí vão alguns exemplos: Grátis, Promoção, Compre, Veja, Clique, Abra, Crédito, Oferta, Confira, etc. Palavras como essas são muito usadas nos emails, e as chances de acabar não cumprindo a expectativa do destinatário acabam se tornando elevadas.

Por outro lado, priorize no título palavras que evidenciem o seu segmento de atuação. Isso é uma grande vantagem pois cria um contexto para o usuário se interessar, além de favorecer bons padrões de relevância ao relacionar a mensagem aos produtos/serviços do seu negócio. Vamos supor que você tenha uma loja de cosméticos, por exemplo. O ideal é usar termos como: cuidar da pele, beleza, make up, tratamento – ou seja, palavras-chave que traduzam a finalidade do seu e-commerce. Leve isso em consideração ao definir seu assunto.


4. Já experimentou fazer perguntas?

Alguns exemplos

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• Você conhece o segredo para gerar mais leads?
• Quanto tempo você está perdendo em filas de banco?


A partir disso percebemos que utilizar perguntas pode ser uma tática eficiente para captar a atenção do usuário. No entanto, é preciso ter muito cuidado! Ao colocar isso em prática, fique atento para não responder a pergunta do assunto logo no início do email, pois isso é bastante perigoso para sua campanha. A resposta imediata pode causar repulsa no leitor. Sendo assim, o mais adequado é deixar que ele mesmo descubra as próprias respostas, favorecendo sua experiência. Nunca faça isso:

Assunto: Você sabe como melhorar o seu desempenho profissional em uma semana?
Conteúdo: Não? Trouxemos a melhor resposta em nosso Ebook…


5. Aproveite os números, percentuais ou estatísticas
O uso de numerais é outra artimanha que induz a atenção de quem está do outro lado da tela. Ao trazer consigo o raciocínio lógico, a consequência é uma chance maior de interesse sobre a informação. Portanto, teste essa dica quando for possível contextualizar com o conteúdo do email.

Para tornar mais fácil o entendimento sobre essa estratégia, repare nos seguintes exemplos:

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• Todas as roupas com até 50% OFF
5 dicas simples para um emagrecimento saudável

Viu como os números deram destaque aos assuntos desenvolvidos? Sempre que puder, coloque em prática dicas como essas a partir de estatísticas ou percentuais na forma cardinal. A probabilidade de abertura é assim ampliada.


6. Emojis são aliados
Os emojis seguem em alta, e podem ser mais um fator positivo para você chegar ao seu objetivo. O uso desses recursos criam um elo emocional e descontraído com os seus contatos, sendo também uma maneira de otimizar o próprio visual dos assuntos ao dar destaque a uma palavra que se estivesse sozinha não teria o mesmo resultado.

Trouxemos alguns modelos:

Perceba como os emojis tornaram o assunto mais leve e interativo. Mas atenção: a dica é não manter como padrão o envio deles junto à mensagem, pois poderá perder relevância caso isso seja feito repetidamente. Por causa disso, use dentro do contexto do seu email e com bom senso.


7. Use a urgência como peça-chave
Você já parou para pensar no quanto o senso de urgência pode fazer com que o seu negócio atinja resultados mais eficientes? Mas pense bem, não estamos falando para você usar um tom agressivo. A ideia aqui é mostrar a grande capacidade que a urgência tem em algumas campanhas a serem disparadas. Preste atenção mais uma vez: algumas.

Falamos isso pois é preciso ter muito cuidado para manter sua reputação e relevância, buscando entregar assim o que o assunto estiver realmente prometendo. É o mesmo caso dos emojis descrito acima, se padronizar demais e usar esse recurso em todos os emails, o leitor pode acabar não levando mais sua mensagem a sério. Ou seja, essa forma é bastante indicada em casos de ações específicas, por exemplo:

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• Últimas vagas! 1º turma de Design está quase fechada

Portanto, usar a urgência para evidenciar seus assuntos é uma ótima isca, mas sempre faça de forma prudente e moderada.


8. Reserve um tempo para montar o assunto
Pode parecer óbvio, mas geralmente as pessoas se preocupam demais com o conteúdo do e-mail e o assunto fica deixado de lado, sendo feito de última hora e às pressas. Levando em consideração as dicas listadas acima, outro conselho que deixamos é dedicar um tempo maior do que você costuma planejar para a criação do título, sendo bacana inclusive escrever mais de uma alternativa para decidir qual o melhor.

Falando nisso, você inclusive pode utilizar essas opções no teste A/B para descobrir qual teve o melhor desempenho.

Assim como o conteúdo do seu texto de email deve ser bem pensado, de nada adianta desenvolver uma ideia cheia de expectativas e não dar atenção ao assunto. Seria tempo desperdiçado considerando que a abertura poderia não ser nem gerada. Sendo assim, prepare-se o tempo necessário para escrever tanto o conteúdo quanto o título da melhor forma.


9. Faça Testes
Chegamos até aqui com as principais dicas que influenciam no assunto de email marketing, no entanto, lembramos que para toda regra existem exceções.

O que queremos dizer é que, para alcançar os melhores resultados, testes devem ser feitos para concluir quais são as formas mais eficientes de se adaptar ao seu negócio. Talvez não seja necessário se basear em todos esses conselhos continuamente, mas vale a pena verificar quais são os modelos que mais fazem efeito no seu público.

Independente de quais sejam, temos certeza que os resultados irão melhorar muito, agregando para a sua rotina de criação de emails marketing.


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Fontes:
http://blog.creativebizz.com/e-mail-marketing-dicas-simples-para-criar-o-titulo-perfeito
http://marketingdeconteudo.com/assuntos-de-email/



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