Hoje com um valor de mercado acima de 17 bilhões de doláres, o Twitter conta com 316 milhões de usuários ativos mensalmente e cerca de 500 milhões de tweets enviados por dia, mas tem sido constantemente declarado em declínio. Mas será mesmo? Apesar de sua taxa de crescimento não estar aumentando, sua força e influência são muito presentes e não podem ser simplesmente ignoradas.
Marcando o nome na história
O Twitter foi criado em março de 2006 como um projeto paralelo, onde a ideia inicial era criar um serviço de troca de status, através do envio de SMS para um grupo de usuários. Com o tempo, o produto foi passando por grandes modificações, tanto em termos de tecnologia, quanto de negócio, tornando-se uma grande mídia social e tendo diferentes tipos de uso nas estratégias digitais das empresas. A plataforma já esteve presente no debate político e na movimentação da oposição durante a eleição presidencial do Irã em 2009. Em janeiro de 2010 foi realizada a primeira conexão e acesso pessoal à Internet de origem espacial, e foi utilizando o Twitter.
O Twitter do astronauta T.J. Creamer
O INTERIOR DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL ISS
Confira também o post “35 Dicas de gerenciamento e monitoramento para Instagram + 15 Dicas de ferramentas para Instagram”
Hashtags são junções de palavras, sem espaços, criados a partir de um assunto antecedidos pelo símbolo #. As hashtags se transformam em links agrupadores de conteúdo dentro da rede, e isso é muito relevante, pois são indexáveis por mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.
Influência na dinâmica das mídias sociais
A Relevância para análise comportamental e pesquisa é tão grande que outras redes sociais como Facebook, Google Plus e Instagram se viram forçadas pelo mercado a adotar o conceito.
Este artigo foi baseado nos dados que obtivemos através do Livebuzz e seus relatórios. O Livebuzz é uma ferramenta especialmente desenhada para gestão completa das mídias sociais.
Com toda essa dinâmica e praticidade de categorização gerada através do uso de hashtags aliada ao Trending Topics, que é um ranking do que é mais falado por região, o Twitter conseguiu e consegue gerar um alto valor agregado para inúmeros usos e conceitos como Big data, monitoramento de mídias sociais, segunda tela e marketing em tempo real.
Aliás, tempo real é o conceito central do Twitter: o que está acontecendo agora, o que interessa ao usuário.
Em setembro tivemos a final do MasterChef Brasil que atingiu quase 2 milhões de tweets e em reconhecimento à este envolvimento das pessoas através do Twitter, o resultado do programa foi divulgado primeiramente na rede social. A parceria entre a Band e a Tim foi uma estratégia semelhante ao que a Samsung fez no Oscar 2014.
A vitória de Izabel e a revelação de que Jiang é a nova contratada da Band para a apresentação do MasterChef Junior, tiveram uma grande repercussão no twitter
Tivemos também o Rock in Rio, que obteve mais de 5 milhões de tweets, e usos interessantes da plataforma por patrocinadores e canais de televisão como o Multishow, que fez uso de hashtags e apresentação de mensagens do seu público com a hashtag #RockInRioNoMultishow durante a transmissão.
O foco da multishow ia além das transmissões ao vivo, trazendo também audiência de quem queria assistir as reexibições e melhores momentos do festival
Por fim, tivemos também a final da novela global Verdades Secretas, que foi monitorada pelo Livebuzz, e obteve mais de 100 mil tweets apenas durante seu último episódio, com interações principalmente do público feminino, sendo este responsável por 75% das publicações.
Temas relacionados com a novela, como uma possível segunda temporada, final alternativo e a interpretação de Grazi Massafera no Papel de Larissa, mesmo depois de quase um mês do fim da novela, continuam gerando menções.
Não se pode subestimar o Twitter
O que podemos entender diante disto, é que apesar do Facebook e Instagram atualmente estarem com uma visibilidade e taxa de crescimento maior, devemos ficar atentos ao Twitter e em como usar seus dados nas estratégias digitais de atuação da nossa marca em redes sociais.
Nós não subestimamos o Twitter não! Fique ligado na hashtag #dicadinamizeno Twitter e confira muito mais dicas!
2 Comments on “A força do Twitter nas estratégias digitais”
Muito Bom Além de Super interesante e Uma Leitura linda,gostosa de se ler .Abraço..
Obrigado Hebert!