Como inserir anexos no email marketing?

Uma das grandes dúvidas de quem faz email marketing é como fazer para inserir anexos nos envios. Descubra porque anexar não é uma boa ideia e conheça também algumas alternativas muito interessantes.

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Viável, mas não recomendável. Tecnicamente é possível inserir anexos no email marketing, mas há várias restrições. O Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (CAPEM) define que isso pode ser feito apenas se o remetente obtiver autorização expressa do destinatário para fazê-lo.  Mas esses são casos muito específicos, que geralmente envolvem emails confidenciais, vinculados a autoridades de justiça ou de estado, em que o anexo é estritamente necessário como documento legal.

Miaw, não é uma boa ideia anexos em emailmarketing!
Portanto, a recomendação dos nossos especialistas na área é: Não adicione anexos no email marketing. Mas por quê não? Você já deve ter recebido um daqueles emails que você não conhece nem o remetente, (ou que o remetente sabe-se-lá-como é você mesmo!) com anexos do tipo: minha nota fiscal, fotos dos amigos, vídeo da balada, ou ainda aquele token do banco que você tinha que renovar o mais rápido possível.

Pois então…. provavelmente você viu esse email estranho e já mandou ele direto para a lixeira, ou ainda foi naquele botãozinho “denunciar spam“, afinal,  não seria uma boa ideia abrir esta coisa,  já que muito provavelmente é um vírus, desses que roubam suas informações pessoais.

É exatamente isso que seu cliente vai fazer se receber um email seu com essas características suspeitas, isso se, de fato ele receber o email na caixa de entrada!

Anexos no e-mail são ruins de carregar pois são muito pesados

Anexos no e-mail são ruins de carregar pois são muito pesados
Acontece que o arquivo a ser anexado passará a somar o seu próprio tamanho ao corpo do email que você vai enviar, e isso não é bom para entregabilidade. Emails com volume muito alto de bytes sendo enviados a centenas de destinatários  a partir de um único remetente, são bloqueados automaticamente pela maioria dos servidores de email, pois esta é uma das características mais típicas da prática de spam. Alternativas ao anexo.

1ª – Coloque os arquivos no seu site: Ao invés de usar anexos, envie links para um conteúdo hospedado, preferencialmente no seu próprio site.

Ao fazer isto, você não só vai diminuir o risco de ser classificado como spammer, como também será muito mais fácil para o destinatário ver o conteúdo do seu envio!

2ª – Use a sua nuvem de preferência

Você também pode usar serviços como o OneDrive, Google Drive ou Dropbox para hospedar os arquivos que você gostaria de colocar como anexos no email marketing. Na maioria das vezes essa é uma solução gratuita e rápida.

3ª – Se você quer incluir vídeos, coloque-os nos principais serviços do mercado:

Além disso, se você precisa enviar um vídeo, considere o usar um link pra o vídeo no YouTube, Vimeo ou Dailymotion, pois além de armazenamento gratuito, vai ser muito mais fácil o compartilhamento deste conteúdo em mídias sociais.
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Então use links, não use anexos! Se você seguir esta dica de não usar anexos no email marketing, você vai fazer um email mais leve e agradável, tanto aos olhos do seu remetente quanto dos provedores, e suas taxas de entrega  e visualização serão bem mais elevadas.

Até a próxima dica 😉


Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

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