Como trabalhar com anúncios no Google AdSense

Como anunciar com o google adsense

O Google AdSense é uma plataforma desenvolvida para a exibição de propagandas em diversos sites e blogs relacionados ao Google. Através do AdSense, o proprietário da site define o local da página onde o anúncio será mostrado e os anunciantes participam de leilões, para exibir anúncios nesses espaços.

Google AdSense é um serviço gratuito onde você, como proprietário do website, lucra a partir do momento em que os usuários interagem com o anúncio divulgado. Logo, os anunciantes pagam somente pelos anúncios que tiverem algum tipo de interação, seja pelo clique que levará a sua página ou se alguém ligar para o telefone configurado no anúncio.

Os anúncios exibidos nos websites serão relacionados com os seus conteúdos e significativos de alguma forma ao público que está acessando. Essa segmentação é realizada automaticamente pelo Google.

Caso você ainda não utilize nenhuma plataforma para a criação de seus anúncios, o Google também disponibiliza esse serviço, através do Google Ads.


anuncio google adsenseComo disponibilizar os espaços para anúncios?

Para que você possa utilizar o AdSense, é necessário que você tenha uma conta do Google, então caso já tenha um endereço do Gmail, poderá iniciar seu cadastro.

Você deve ser proprietário de um blog, site ou canal do Youtube com conteúdo original. Feito isso, basta preencher um cadastro informando sua conta bancária, endereço e telefone vinculados a ela, para receber o faturamento gerado com os espaços de publicidade.

Com o cadastro realizado corretamente, você receberá um código HTML para inserir no local escolhido para exibição dos anúncios. A partir desse momento, o Google AdSense organizará a definição dos anúncios e os exibirá em seu website.


adicionar meu site no googleTipos de anúncios

Além de definir onde as divulgações podem ser feitas no seu site, o proprietário indica quais tipos de anúncios poderão ser incluídos.

Texto

Os anúncios de texto podem ser criados tanto na Rede de Pesquisa quanto na Rede de Display. A aparência do anúncio pode variar de acordo com a Rede selecionada para a divulgação.

Esses anúncios são formados, normalmente, por um título, contendo um link que redirecione para uma determinada página, acompanhado de um texto descritivo, que pode ser de uma ou duas linhas. São conhecidos também como “links patrocinados”, pela vinculação que o título terá com o website que é divulgado.

Gráfico

São anúncios compostos por imagens. É possível criá-los em diversos formatos, como quadrado, na horizontal, na vertical ou então seguindo as opções recomendadas pela própria ferramenta do Google.

No leilão de anúncios, os anúncios gráficos disputam espaço junto com os anúncios de texto. Portanto, optar pela exibição de anúncios de ambos os tipos no seu site pode impactar positivamente nos seus lucros.

Rich media

É um agrupamento de anúncios interativos. Utilizando esse formato, é possível criar anúncios mais elaborados em HTML. Os anúncios poderão então ser em vídeo e anúncios gráficos dinâmicos.

Blocos de links

Blocos que apresentam uma listagem de itens que possam ser relevantes, de acordo com o conteúdo do seu site. Assim que os usuários clicarem em algum dos tópicos, serão direcionados para uma página de anúncios relacionados ao item clicado.

Os anúncios podem ser criados de forma responsiva. Assim, eles se adaptam aos diversos tipos de dispositivos.

O Google AdSense é uma ótima forma de geração de lucros para quem tem espaços como sites ou plataformas vinculadas ao Google e gostaria de disponibilizá-los para divulgação de anúncios. O Google fica com a parte burocrática dos leilões e pagamentos dos anunciantes para que você, como proprietário, apenas receba os valores devidos.

Gostou desse artigo? Então leia também: Como criar uma campanha no Google Ads? O manual completo!

 

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Larissa Olson

Analista de marketing digital, atua em treinamentos e suporte no setor de Customer Success da Dinamize

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: