9 dicas que fazem o assunto do e-mail aumentar em até 30% sua leitura

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO

por Jonatas Abbott

Estive em Belo Horizonte papeando com algumas agências e clientes. Um em especial estava com uma taxa baixíssima de abertura de e-mails nos seus envios de e-mail marketing: 2%. Conversamos então, eu e ele, especificamente sobre o Assunto e seu poder sobre o destinatário. 15 dias depois ele me acionou para contar que, após aplicar algumas das dicas que discutimos, a taxa pulou de 2% para 25% de abertura. Vamos ver abaixo 9 dicas quentes sobre o assunto do e-mail marketing:


1. Importância


contato

O e-mail marketing é o veículo de comunicação da sua empresa: seu jornal, revista, informativo, catálogo de produtos, newsletter, vídeo,podcast, programa de TV ou rádio etc. O assunto é a Capa, o Front Page, a Vinheta de chamada, de abertura, a capa da sua revista semanal – como Veja, Isto É, Época. Fazendo esse comparativo, é incrível como percebemos que aquele espaço tão pequeno pode ter um poder tão grande. E tem. É notório que as editoras em geral despendam grande energia e grana para fazer uma boa capa de revista, livro e jornal. É o que faz o leitor parar na banca, na rua, na frente da TV, no consultório e na frente do computador.

2. Criatividade


No assunto do e-mail criatividade é muito importante

O assunto é um exercício de objetividade acima de tudo – quando aliado a grande criatividade. Aqui na Dinamize, sempre empacamos no assunto. Fazemos brainstorming, viajamos bastante no ridículo, no surreal, até achar algo realmente eficaz e que fisgue a atenção do destinatário, fazendo ele passar a outro ponto igualmente esquecido: os raros, parcos e valiosos primeiros centímetros da peça de e-mail. Voltando: Não é recomendável fazer um assunto muito longo. A não ser que o seu início já seja tão criativo que estimule o destinatário a ler o resto antes mesmo do email inteiro. Busque referências no jornalismo, até mesmo nas chamadas mais sensacionalistas. O objetivo é aprender e exercitar o que portais como o G1 e UOL tem feito muito bem, assuntos que tornam o clique irresistível para ler a matéria. Há que se instigar o leitor. Mas vá direto ao ponto.


3. Tamanho


cut

Acha os 140 caracteres do Twitter pouco ? Exercite o “MENOS É MAIS”. Comece com uma ideia de assunto instigante sem se preocupar com o tamanho. Depois, vá cortando até chegar no tamanho ideal.


4. Teste


No assunto do e-mail faça testes a/b


As melhores ferramentas de e-mail marketing tem uma coisa chamada Teste A/B. Na verdade permitem até 6 diferentes peças de e-mail como um teste de eficácia para uma pequena porcentagem da base total de destinatários. Então, você e sua empresa podem fazer 2, 3 e-mails com assuntos diferentes, e escolher o que tiver mais abertura. Fazemos isso com frequência aqui na Dinamize com resultados surpreendentes em relação à opinião interna da equipe.


5. Observe


Observe o assunto do e-mail dos grandes e-commerces


Assine as newsletter’s de seus concorrentes, veja como e o que estão fazendo. Mas mais do que isso, assine as newsletters das empresas mais evoluídas do mercado digital, como as companhias de e-commerce. Uma delas, uma grande rede de lojas no Brasil, tem feito assuntos como “Oi Corujão!”, “Lá vem ela… :)”, “#partiu Corujão o/” ou “deu sorte hein…” . São assuntos criativos, que surpreendem e geram vontade de ler o conteúdo e ver os produtos. Neste tipo de case, a abertura costuma aumentar em 30% com a mudança do uso de assuntos.


6.Redundância


Se o remetente já é o nome da sua empresa, e os primeiros centímetros já tem de novo o nome ou a marca da empresa, para que colocá-la também no assunto? Não faz sentido, certo?

7. Pior


Assunto do e-mail

O pecado dos pecados mortais dos assuntos de e-mail chama-se: “newsletter 0055” ou “informativo Nº XXX” .

Primeiro: você está desperdiçando um espaço precioso de comunicação dizendo absolutamente nada.
Segundo: ao enviar e-mails subsequentes, em que o assunto é exatamente o mesmo, mudando apenas o número da edição, você está passando a imagem de que os comunicados são idênticos e não trazem nada de novo. Lembre de novo da sua Veja, Carta Capital ou Época: imaginem estas revistas nas bancas ou na internet com uma capa escrito apenas “Veja Nº 254”… e-mail não precisa disso no assunto.

8. Palavras


No assunto do e-mail meça sua palavras parça!

Muito cuidado no uso daquelas palavras que pontuam como spam nos filtros dos provedores, assim como você cuida dos textos dentro do e-mail. “PROMOÇÃO”, “CLIQUE”, “IMPERDÍVEL”, “APROVEITE”, “GRÁTIS”, “DESCONTO” etc. De novo: aqui vale a criatividade acima de tudo. Porém, se o assunto for muito criativo, eventualmente pode compensar na taxa de abertura a colocação de alguma frase ou caractere que tenha alguma pontuação – vale o teste A/B.

9. Emojis


assunto do e-mail: use emojis

Use os caracteres especiais ou emojis: um envelope, um avião, um carro, uma estrela. No início, meio ou fim do assunto, tem funcionado muito bem na Dinamize e em vários de seus clientes. Mesmo pequenas as imagens sempre chamam a atenção… são lúdicas, criativas e amigáveis.


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