Black Friday – Dicas de preparação para a data

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black friday dicas para sua campanha
A Black Friday é uma das datas que mais movimenta o mercado digital e mobiliza o público nos diversos ecommerces no Brasil e no mundo. Os consumidores aguardam ansiosamente por esse momento, para começarem as buscas pelo produto ideal (sem esquecer do preço).

Que a disputa para conquistar o público é grande, você já sabe. O que talvez você não saiba é que existem algumas técnicas que podem te ajudar a ter sucesso na sua campanha.

Para não te deixar na mão, separamos algumas dicas que podem ser decisivas para atingir o seu público.


reputação de email na black fridayDica #1

Entregabilidade de seus emails na Black Friday

O primeiro grande desafio, para quem trabalha com email marketing, é enviar uma mensagem que seja entregue na caixa de entrada dos seus destinatários. Você sabia que aproximadamente 20% dos emails enviados podem não chegar na caixa de entrada?

Como garantir que aquele email lindo, que você levou horas para a criar, chegará na caixa de entrada de seus leads e clientes? Abaixo as principais ações para otimizar a entregabilidade de seu email marketing:


black friday engajamentoAções de Reengajamento de sua base de contatos

Quem já não ouviu: “na Black Friday tem que enviar email para toda a base”?

A Black Friday se popularizou no Brasil e as pessoas, em sua grande maioria, estão abertas e preparadas para receberem um volume maior de emails na data.

Mas será que os provedores também estão preparados?

Um dos principais problemas dessa ação é que muitas vezes essa “toda a base” não está 100% engajada com sua marca. O que pode acabar acarretando uma série de outros problemas, como:

  • Baixa na reputação de seu remetente, pois muitos contatos podem não estar acessando mais a conta de email que você enviou;
  • Os provedores podem passar a limitar o volume de envios que receberão de seu remetente;
  • Bloqueio total do provedor caso haja um grande número de contatos que são existentes nesse seu envio;
  • Seu domínio ou IP pode cair em uma blacklist.

Essas são algumas das consequências de realizar ações para uma base de contatos inativa.

Portanto, se alcançar o maior número de pessoas na Black Friday é o seu objetivo, inicie hoje mesmo uma ação de reengajamento.


Autenticação de email marketing black fridayAutenticações de seu email

Autenticação é o primeiro passo para iniciar sua estratégia de email marketing de sucesso.

Existem alguns padrões de autenticação que devem ser realizados de forma obrigatória. Essas autenticações são apresentadas ao provedor do destinatário quando realizar um envio, para que ele valide se é você mesmo quem está enviando a mensagem.

São exemplos de autenticação:


black friday e Design para a criação do Layout de email

Acompanhe sua reputação

A reputação do seu domínio e IP indica o nível de confiança de seu remetente, o que pode definir se os provedores de email receberão sua mensagem. É uma pontuação baseada em diversos fatores:

  • Quantidade de envios para contatos inválidos
  • Listagem em blacklists
  • Número de denúncias de spam
  • Volume de envios para usuários que não interagem
  • Envios para Spamtraps

Veja nosso artigo completo sobre entregabilidade de email e saiba tudo o que pode impactar na entrega do seu email na caixa de entrada.


Plante conteúdo para colher sucesso na Black FridayDica #2

Plante conteúdo para colher sucesso na Black Friday

Se engana quem pensa que o sucesso na black friday passa apenas por ações de publicidade.

A produção de conteúdo é adotada, cada vez mais, como estratégia principal na conversão de novos clientes. Veja algumas técnicas que você pode utilizar para aprimorar a sua estratégia.


especialista black fridayEntrevista com especialista

Sempre que for produzir conteúdo (independente do formato), entreviste especialistas no assunto que deseja abordar. Tanto quem atua na área quanto pesquisadores passam maior confiança para o público.

Procure profissionais que sejam influentes em sua área de atuação e que transmitam o conteúdo de maneira prática e clara.


blog no site black fridayBlog vinculado ao site

Produzindo conteúdo de forma recorrente, seu site pode ser encontrado com maior frequência por usuários que buscam por assuntos que você e sua empresa dominam.

A partir do momento em que os usuários localizam seu site e se sentem contemplados pelo conteúdo produzido, fica muito mais fácil converter esse público para que se tornem seus clientes.


redes sociaisConteúdo nas redes sociais

O primeiro passo é descobrir quais as redes sociais preferidas do seu público. Isso pode ser feito através de estudos de buyer persona, pesquisando sobre as principais características da sua base de contatos.

Depois da pesquisa, defina as estratégias de produção de conteúdo. Elas devem estar de acordo com as características de cada uma das mídias e, principalmente, sendo coerente com a identidade de sua empresa.

Conheça as mídias sociais mais utilizadas

Estratégias de Inbound Marketing nas redes sociais


conteudo em videoConteúdo em vídeo

Aqui temos uma boa opção para quem busca apresentar a identidade de sua empresa e promover o engajamento do público. As formas de produção de conteúdo em vídeo são diversas, desde a criação de uma série de vídeos sobre determinado tema até transmissões ao vivo.

Com a produção de conteúdo em vídeo, você estimula a participação dos seus seguidores e consolida a sua persona. Além disso, caso o usuário sinta que os assuntos abordados são relevantes, ele pode divulgar suas produções para pessoas que ainda não conhecem sua marca.

Saiba como criar um canal no Youtube

Aprenda a publicar vídeos de longa duração com o IGTV


webinarWebinars

Através deste recurso, você pode realizar apresentações em tempo real, contando com a interação dos participantes. Para que os usuários participem do webinar, você pode solicitar em email para contato, deixando também uma opção para que eles recebam conteúdos relacionados.


podcastPodcasts

Tudo que você precisa para ter o seu podcast é de um microfone de boa qualidade e temas relevantes, para propor uma troca de ideias entre você e seu público.

Use este espaço para abordar temas de forma mais aprofundada. Também é importante trazer convidadas(os) que tragam credibilidade aos assuntos abordados e que motivem mais pessoas a ouvirem o que você tem a dizer.

Através do Marketing de conteúdo, você conta histórias que valorizam sua marca e engajam o público. Disponibilize um espaço para os usuários fornecerem seus dados, para que você estabeleça um relacionamento duradouro com estas pessoas.


Plante conteúdo para colher sucesso na Black FridayDica #3

Como fazer seu site chegar arrasando no mês da Black Friday

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de melhorar a colocação do seu site nas ferramentas de busca.

Por que é importante ter páginas bem ranqueadas neste mecanismos de busca?

Simples. Quanto melhor classificada estiver sua página, maiores as chances de seu site ser encontrado por um cliente em potencial.


ranqueamento black fridayComo funciona o ranqueamento?

Ele é feito de acordo com a otimização de uma página. Utilizar as palavras-chave ideais, otimizar landing pages, meta tags das suas páginas, texto alternativo e nome das imagens utilizadas são alguns dos exemplos de ações que devem ser observadas.


black fridayPesquisa por palavras-chave relevantes

Qual o primeiro passo que você dá para localizar uma informação, produto ou serviço? Normalmente, o processo mais comum é digitar na pesquisa do Google ou em algum outro buscador as palavras-chave para o conteúdo desejado.

Para otimizar seu site, defina quais são as palavras-chave mais relevantes em sua página. As palavras-chave podem ser divididas por dois tipos: cauda curta, que são palavras de no máximo três termos e cauda longa, que são as otimizadas em quatro ou mais expressões.

Exemplo de Cauda curta: Inbound Marketing

Exemplo de Cauda longa: Ferramenta para estratégias de Inbound Marketing


conteudo black fridayConteúdo das páginas

A sua palavra-chave deve ser utilizada duas ou três vezes, no máximo, no conteúdo da sua página. Destaque os termos sempre que for possível, colocando em negrito ou sublinhado no conteúdo ao menos uma vez na página. A palavra-chave também precisa estar entre as primeiras 100 palavras da página.

Um grande indicativo que a página pode ficar nos primeiros resultados de um buscador é o número de palavras do conteúdo. O ideal é que o conteúdo possua 2.000 palavras ou mais.


meta tags black fridayMeta Tags

São instruções passadas para as ferramentas de busca sobre algumas informações de sua página como título, descrição, entre outras informações. Elas são altamente importantes, pois auxiliarão no ranqueamento e indexação de suas páginas nos buscadores.

Veja abaixo algumas das tags mais relevantes e suas finalidades:

  • Title: primeira informação que aparece nas buscas realizadas na internet. Informe no Title a palavra-chave que utilizará, de preferência no início do título. Os buscadores costumam cortar o assunto após 55 caracteres (seja objetivo);
  • Meta Description: é a descrição da sua página. Aqui, também vale inserir sua palavra-chave, pois isso pode motivar os usuários a acessarem seu conteúdo, caso entendam que sua página tem o que eles procuram;
  • Meta Keywords: é a relação de palavras-chave da página que você está otimizando. Tenha cuidado ao inserir muitas palavras-chave, pois isso pode confundir os mecanismos de buscas quando eles forem definir o objetivo da sua página;
  • Meta Robots: são orientações que devem ser seguidas pelos mecanismos de buscas, ao verificarem seu site.

black fridayHeadings (H1, H2, H3)

Os títulos e subtítulos em seu texto servem para destacar o que realmente importa na página, de uma forma estruturada e organizada. Sabendo disso, os buscadores procuram páginas que possuam essa estrutura e organização otimizada.

Existem 6 tipos de títulos disponíveis que vão de H1, que é o mais importante, até o H6, que tem menos relevância na hierarquia de títulos. Para otimização da página, é necessário que suas palavras-chave estejam nas tags de título, de preferência esteja na tag H1. Também é recomendado que tenha tags H2 e H3, sempre obedecendo a ordem de hierarquia: primeiro título H1, seguido de H2 e assim por diante, de acordo com a relevância das informações.


black-fridayTexto alternativo e nome de imagens

Todas as imagens em sua página precisam ter descrição. Isso porque o Google e demais buscadores precisam entender do que a imagem trata.
Portanto, é recomendado inserir, em todas as imagens em suas páginas, uma descrição através da tag alt.
Otimize também o nome do arquivo de sua imagem com variações de sua palavra-chave. Também não é recomendado que utilize underline. Utilize hífen para separar as expressões.

Quer saber quais ações realizar para qualificar o ranqueamento de suas páginas? Assista o nosso webinar sobre o assunto.


Plante conteúdo para colher sucesso na Black FridayDica #4

Conquiste o coração (e o email) dos seus seguidores

Um dos maiores desafios no período pré-black friday é definir uma estratégia de captação de leads que seja efetiva.

Por isso, separamos algumas estratégias que podem te ajudar neste período tão decisivo.


ranqueamento black fridayFormulários de cadastro

Um formulário curto normalmente gera mais conversões. Ações posteriores ao primeiro cadastro dos usuários podem ser utilizadas para obter outros dados deles.

Como captar novos contatos a partir de landing pages

A partir do momento que uma pessoa preenche seus formulários de cadastro, ela confirma seu interesse em receber mais informações sobre seu negócio. Crie fluxos de automação para engajar seus leads e obter maiores informações sobre eles.

Utilize fluxos de envios para se relacionar com sua base de contatos


black fridayRedes sociais

No Facebook, você pode inserir um formulário para cadastro na sua página inicial ou então um botão. Outra opção é criar anúncios no Facebook, redirecionando os usuários para um dos formulários criados pelo Facebook Leads.

Além disso, o Facebook conta com um gerenciador de anúncios, onde você pode criar diversos tipos de divulgações. Os anúncios podem ser direcionados tanto para o seu perfil do Facebook quanto para sua conta do Instagram (se ela estiver vinculada ao Facebook).

Outras mídias sociais, como LinkedIn e Youtube, podem servir como canais para atrair mais público para sua marca. Sabendo os interesses do seu público já fidelizado, você pode organizar estratégias para conquistar novos seguidores.

Inbound Marketing nas redes sociais: como fazer?


conteudo black fridayMateriais impressos

Utilizando QR Codes em seus materiais impressos ou produtos físicos, você proporciona uma conexão entre o meio físico e o digital.

Você pode incluir QR Codes em folders, embalagens, cartões de visita e até mesmo em suas lojas físicas, atraindo aquele visitante para uma página específica, onde ele possa fornecer seus dados.


black fridayEventos presenciais

Festivais, palestras e outras ocasiões em que um público com interesses em comum se reúne podem ser opções interessantes para localizar futuros clientes.

Você pode disponibilizar, por exemplo, totens para captar leads, onde eles podem fazer sua inscrição e receber benefícios pelo cadastro.


Lembre-se: menos é mais!

Solicite apenas as informações necessárias para iniciar um contato com seu público. Com o tempo, você pode realizar ações para obter mais detalhes sobre as características da sua base de contatos.

O ideal, nestes casos, é solicitar um email junto com os dados pessoais de cadastro. O recomendado é que solicite o email privado e não o profissional, pois emails corporativos possuem filtros antispam mais rigorosos.

Assista o Webinar comandado pela Caroline Gomes, diretora de Customer Success da Dinamize, sobre captação de leads.


Plante conteúdo para colher sucesso na Black FridayDica #5 – Design para a criação do Layout de email

Um dos grandes desafios para quem cria peças de Email Marketing é a responsividade do conteúdo.

Pensando na Black Friday, período onde o interesse do público por adquirir itens em geral aumenta, é importante prestar atenção para como os seus emails chegarão para seus seguidores.

Dois pontos que devem ser levados em consideração ao criar o seu envio: cor e responsividade. Enquanto as cores traduzem o sentimento que você quer despertar no consumidor, a responsividade mantém suas peças adaptáveis em qualquer tela. Não trabalhar com isso é deixar de atingir o ápice dos seus envios.


black fridayUso de cores na Black Friday

Na Black Friday, a ideia é trabalhar com a urgência. Além da cor predominante da data (cor preta), cores quentes como vermelho, amarelo e laranja são bem comuns nas peças.

Quando isso não for possível adequar sua marca para estas cores, use outros artifícios, como artes de selos, fitas e outros. Usar esses adereços pode destacar a sua peça sem poluir ela demais.

Além disso, deixe espaços livres entre um conteúdo e outro. O ideal é criar uma hierarquia para exibição do seu conteúdo, onde os tópicos com maior importância ficam no início da peça e os tópicos secundários para o fim, com menor destaque.


conteudo black fridayPeças focadas na conversão

Dê maior destaque aos botões de ação. Suas chamadas precisam ter o mesmo destaque que a promoção. Por exemplo, se você está trabalhando em uma peça com fundo preto e texto branco, tente colocar os botões em vermelho ou amarelo. A ideia aqui é destacar a ação desejada.

Lembre-se: o maior motivador na Black Friday é o preço. Mostre para o seu público os benefícios de optar por sua empresa. Isso vai ser determinante no momento de confirmar uma compra ou desistir dela no meio do caminho.

Aprenda a montar o layout da sua peça de email


black fridayModelos de Landing Pages e Emails

Para ajudar você na escolha dos melhores layouts, disponibilizamos dentro da nossa ferramenta uma série de modelos de Landing Pages e Emails.

Aproveite para montar antecipadamente a sua peça principal da promoção. Dessa forma, você terá mais tempo para fazer envios de teste e se certificar de que não tem nenhum erro.


E aí, quais destas dicas você já aplicou na sua estratégia?

Fique ligado que, nas próximas semanas, publicaremos mais algumas dicas que vão ajudar (e muito) na sua campanha para a Black Friday!

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Saiba quais as configurações essenciais para envios de email marketing

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