Bounce em email marketing: o que é e como evitar

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Bounce é o erro de entrega ou rejeição que ocorre no envio de emails. É um forte indicador da qualidade da sua base de contatos.

Ou seja: quanto mais, pior.

A origem


Quando os visitantes do seu site ou portal se inscrevem para receber os seus emails, as informações ali coletadas vão obrigatoriamente para alguma base de contatos. A menos que você crie formas dos próprios usuários atualizarem seus dados, provavelmente essas informações não serão mais atualizadas, em consequência disto você terá uma base de emails desatualizada com o passar do tempo. Quando esta base for utilizada para envio de email marketing, algumas das mensagens de email enviadas podem ser devolvidas pelo servidor de destinatário, gerando o famigerado bounce.

Conheça os tipos de bounce


Emails podem gerar bounce por muitos motivos. Talvez o endereço de email seja inválido, inativo, a caixa do destinatário está cheia, o servidor de email está fora do ar, ou o sistema detecta spam ou conteúdo ofensivo.

Os dois tipos de bounces de email são chamados de hard bounce e soft bounce. Parece bastante simples? Não é bem assim! 

Vamos analisar os dois tipos e demonstrar como lidar com eles.

Hard bounce

O hard bounce acontece quando um email foi enviado para um endereço de email que não existe mais. Isso pode acontecer por uma série de motivos. Uma possível razão é que, com a crescente adoção de serviços de internet banda larga, as pessoas estão mudando os fornecedores de serviços internet e, logo, mudam também de endereço de email; ou seu endereço de email antigo é excluído.

Outra razão muito frequente de hard bounces é a mudança de emprego. O email corporativo de um funcionário demitido geralmente é suspenso.

Como cerca de 50% ou mais das listas de contatos tem como origem contatos de clientes, empresas ou prospects, e não email pessoais, essa causa de bounce é relativamente comum.

A única coisa que você pode fazer para combater os Hard bounces é incluir um parágrafo curto em cada um dos seus emails, com um texto informativo e um link que permita seus clientes atualizarem as informações e eventualmente, trocarem o email antigo pelo novo.

Soft bounce

O soft bounce ocorre quando um email é enviado para um endereço de email ativo, mas a mensagem enviada, não pode ser entregue. Muitas vezes, o problema é temporário – o servidor de email pode estar inativo ou a caixa de correio do destinatário está cheia. O email pode chegar no servidor do destinatário e ser entregue mais tarde, ou o programa de email do remetente pode tentar entregar novamente.
Também pode ocorrer, porque uma pessoa tem uma notificação de ausência temporária habilitada em sua conta de email. Isso corresponde a maior parte dos casos de soft bounce.

Como não é bom negócio remover essas pessoas da suas listas de email, uma vez que acabará por ler a mensagem e tem a capacidade de receber mensagens futuras.
Um alerta sobre soft bounce: nem sempre os relatórios sobre este tipo de erro são precisos, porque muitas vezes não informam todos os bounces ou a verdadeira razão para eles. Ao comparar fornecedores de email marketing, peça para ver um relatório de bounce para analisar os dados que são oferecidos. Se o fornecedor não pode produzir um relatório de exemplo, peça quais informações eles exibem sobre soft bounce.

Hard ou soft? Soft ou hard? Qual o pior?
O que fazer?

O que você deve fazer:

Deixe de enviar para os contatos da sua base que resultarem em hard bounce, isto economizará dinheiro, e evitará que a reputação de seu remetente seja prejudicada.

Já em relação ao soft bounce é mais complicado. Monitore-os, e caso o seu fornecedor de email marketing permitir ler as mensagens de retorno, analise as razões de cada um.

No entanto, não é recomendável remover esses contatos da sua lista, a menos que se perceba que um determinado email resulta neste tipo de bounce durante alguns meses.

Sempre ofereça link de descadastro; a maioria das soluções de email marketing oferece esses links para você. Certifique-se de manter suas listas de contatos limpa, e você vai economizar dinheiro.

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fonte: http://www.rickwhittington.com/blog/email-marketing-campaigns-understanding-bounces/


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