Como criar uma campanha no Google Ads? O manual completo!

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Marketing Digital

Como criar campanha Google ADS

Como criar campanha Google ADSO marketing de conteúdo, as técnicas de SEO e o gerenciamento de redes sociais são algumas das estratégias digitais que as empresas mais aplicam. E apesar delas surtirem resultados muito bons e eficientes, há um porém: eles costumam vir a longo prazo.

Se você tem mais urgência em crescer, o ideal é investir em anúncios pagos. Mas onde anunciar e como? O Google Ads é uma ótima opção para empresas de qualquer tamanho. Como você já deve saber, o Google é o principal buscador no mundo e, por isso, gera muita visibilidade para as marcas.

Nesse post, nós vamos te ensinar a criar uma campanha no Google Ads através de um tutorial rápido e prático. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Quais os tipos de anúncio no Google Ads;
  • Como criar uma campanha no Google Ads;
  • Melhores práticas das campanhas;

Vem aprender com a gente!


Como criar campanha Google ADSQuais os tipos de anúncio no Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google. Nele, você mesmo pode criar as suas campanhas, definindo seu público-alvo, seus objetivos e também o tipo de anúncio que deseja veicular. E o maior benefício é a possibilidade de escolher seu orçamento de acordo com a sua verba disponível.

Geralmente, os anunciantes pagam por CPC (custo por clique), o que significa que você paga toda a vez que alguém clicar no seu anúncio. Então, o investimento vale muito a pena. Além disso, a variedade de anúncios é enorme e você pode definir o formato mais adequado para seu público.

Conheça os tipos de anúncio no Google Ads:

  1. Rede de Pesquisa: é o formato mais concorrido. Com ele, você pode aparecer na página de pesquisas do Google de acordo com uma determinada palavra-chave;
  2. Rede de Display: se você pensa em anunciar em sites e blogs, essa opção é a ideal. Nesse formato de campanha, os seus anúncios serão veiculados em sites parceiros do Google, no formato de banner;
  3. Google Shopping: esse tipo de anúncio foca mais em fotos de produtos e é perfeito para quem tem e-commerce;
  4. Anúncio em vídeo: ao criar um anúncio em vídeo, você pode exibi-lo no Youtube ou em outros sites que aceitam esse formato;
  5. Campanha universal de apps: se você quer criar uma campanha no Google Ads que veicule em aplicativos, escolha essa opção. O legal aqui é que o Google monta a sua campanha em diferentes formatos e testa várias possibilidades.

Como criar uma campanha no google adsComo criar uma campanha no Google Ads?

Bom, vamos ao passo a passo para criar uma campanha perfeita no Adwords! Com esse tutorial rápido, o seu trabalho vai ficar muito menos penoso.

1. Crie uma conta

O primeiro passo é criar a sua conta. Clique aqui para iniciar o processo. Depois, clique em começar agora.

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Primeiramente, faça login na sua conta do Google. Se você já tem uma conta de email business, pode usar ela! Em seguida, você terá que preencher uma espécie de formulário sobre a sua empresa e a sua conta de anúncios.

Preencha seu nome, o tipo de conta (individual ou comercial), sua data de nascimento, seu RG, o nome da sua empresa, o endereço comercial e as formas de pagamento. É importante ressaltar que o Google exige um orçamento mínimo para veicular os seus anúncios. Se você escolher um valor menor do que esse mínimo, não poderá continuar.

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Aceite os termos de uso, clique em Registrar e pronto! A sua conta já foi cadastrada e você já pode explorar suas campanhas.

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2. Crie uma campanha no Google Ads

Na página inicial, você consegue ter uma visão geral das suas campanhas, acessar as configurações e visualizar suas campanhas. Na aba de Campanhas, clique no ícone azul (+).

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A seguir, defina um objetivo para a sua campanha. Por exemplo, se você quer vender um produto, escolha o objetivo “vendas“. Se você quer convidar pessoas para se cadastrarem na sua newsletter, escolha “leads“. Se deseja gerar brand awareness, selecione “alcance e reconhecimento de marca“. E assim vai, de acordo com o seu interesse.

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Depois que escolher a meta, defina o tipo de anúncio que você vai veicular. Nós já abordamos esse assunto no início do post, então é só selecionar a melhor opção e passar para a próxima etapa.

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Clique em Continuar.

Agora, escolha como você vai atingir a sua meta. As opções que vão aparecer vão depender do tipo de anúncio que você escolheu. No exemplo abaixo, contamos com as seguintes metas: visitas ao site, ligações telefônicas, visitas à loja, downloads do aplicativo e envio de formulários de lead.

Leia também: Como criar e instalar o Google Analytics em seu site ou blog

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Se você selecionar uma opção que direciona o lead direto para o seu site, deve instalar um código de conversão na sua página da web. Não se preocupe, pois o Google conta com instruções de instalação que vão te ajudar!

Em seguida, escolha um nome para a sua campanha e segmente o seu público. É possível segmentar por localização, idade, gênero, idioma, profissão, interesses ou então escolher um público já existente.

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Leia também:
Facebook Pixel: o que é e como configurar?

O último passo é definir o orçamento de campanha. Você deseja ser cobrado por clique ou por impressão? Então, faça sua escolha e acrescente mais informações, se necessário, clicando em extensões dos anúncios. Por fim, salve tudo.

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3. Configure um grupo de anúncios

Logo após definir o orçamento, é hora de definir as palavras-chave que vão guiar o seu anúncio até o lead. Pense portanto em quais termos os seus potenciais clientes vão pensar ao pesquisar sobre o seu negócio. O seu anúncio divulga um smartphone? Então, considere palavras-chaves relacionadas a esse produto.

Antes de mais nada, você deve escolher um grupo de palavras-chave para cada grupo de anúncios. Veja o exemplo:

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Assim que configurar essa parte, basta criar seus anúncios. O Google Ads vai te pedir informações como por exemplo a URL de destino e a copy do anúncio (incluindo título e descrição).

Sua primeira campanha está pronta para ser veiculada!


Melhores práticas das campanhas

Para criar uma campanha no Google Ads que realmente obtenha resultados, você precisa otimizá-la. Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar a aprimorar os seus anúncios.

Portanto, veja as melhores práticas das campanhas para Google Ads:

  • Escreva uma copy persuasiva que desperte desejo no lead;
  • Escolha palavras-chave long tail e organize-as em grupos menores;
  • Não use palavras-chave duplicadas;
  • Inclua palavras negativas;
  • Experimente anúncios em diversos formatos. Faça testes A/B!
  • Faça campanhas de remarketing;
  • Mensure os resultados.

Com esse tutorial e essas dicas, as taxas de conversão dos seus anúncios certamente irão aumentar. Mesmo assim, nunca deixe de estudar para obter resultados ainda melhores!

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