Um dos passos mais importantes para obter um melhor resultado através do e-mail marketing é ter uma base de contatos engajada. Imagine enviar um e-mail com uma super promoção para pessoas que se cadastraram no seu site mostrando interesse a um produto específico? Certamente o resultado vai surpreender!
A criação de uma base é como uma conquista! Atraia o cliente ao seu site e mostre a ele todos os benefícios de receber suas campanhas e promoções. Uma vez que o contato está em sua base, mantê-lo será um desafio constante.Não deixe de enviar conteúdos relevantes e pertinentes.
Esta é uma questão muito importante em marketing digital, seja qual for seu segmento; o fato da qualidade da base de contatos de clientes estar diretamente relacionada com a disposição dos mesmos em receber o conteúdo.
Pense e Reflita
O e-mail marketing é uma das formas de marketing digital que comprovadamente dá mais retorno. Mas não adianta ter milhões de contatos se não há engajamento.
Pensando nisso, preparamos 3 itens que consideramos de extrema importância para a gestão de sua base de contatos:
Utilize o Double Opt-In
O double opt-in consiste no seguinte: alguém se cadastra na sua lista de contato através de algum formulário de newsletter, ou inscrição de evento em seu site.
Será enviado então um e-mail de confirmação para o contato; se ele confirmar, passará a fazer parte da sua base.
Com esta abordagem você estará evitando boa parte da má reputação ocasionada por denúncias de spam.
As taxas de visualização e clique de bases double opt-in costumam ser até 20% maiores
É muita concorrência
Proteção extra contra a concorrência
Sim, infelizmente há concorrentes que cadastram e-mails de outras pessoas na sua lista só para gerar denúncias contra você. É uma tremenda má fé, bastante comum e o double optin é o mecanismo conhecido mais efetivo contra essa prática desleal
Faça segmentação de base
Segmentação é simplesmente agrupar seus contatos em subgrupos. Esses subgrupos servirão de alvos para ações de marketing direcionadas a assuntos que interessam ao contato, origem, e tipo de relacionamento.
“Não é necessário ser ninja para segmentar uma base, mas é muito ninja segmentá-la”
Não basta a base ser opt-in. É necessário não inundar a caixa de entrada do seu cliente com assuntos que não lhe interessam. A segmentação tem relação direta com a manutenção da base, ou seja manter o cliente na base sem que ele se descadastre.
Suas ações não devem ser um incômodo. Se isso acontecer, opt-outs irão acontecer numa taxa maior que a de reposição da base, prejudicando muito seu alcance.
Limpe sua base periodicamente
Bases de contato sem manutenção regular diminuem cerca de 23% ao ano.
Em cerca de 4 anos, a base de contatos que não é renovada, torna-se inviável para e-mail marketing
Lembre-se, os contatos são pessoas reais, que trocam de e-mail pessoal, de emprego ou até morrem.
Então você deve criar métricas que permitam avaliar se os contatos tem ultimamente interagido com as campanhas realizadas, e excluir os contatos que já não respondem.
A limpeza de base serve pra melhorar a qualidade de sua base, pois aumenta a eficiência de suas ações sobre ela, mas sobretudo, protege a reputação de seu domínio e remetentes.
Proteja sua base dos spamtraps
Enviar e-mails para pessoas que já não existem, pode causar problemas para a sua reputação junto aos provedores!
Existem e-mail falsos chamados SPAMTRAPS que geralmente são e-mails de pessoas cujas contas de e-mail foram inativadas por desuso, mas que passam a ser usados como armadilha para pegar quem faz SPAM.
Se você mandar e-mail para um SPAMTRAP, você queimou seu filme. Custa bastante recuperar a reputação de um domínio detectado como spammer.