Como criar e manter uma base ideal de contatos?

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PROLeave a Comment


Um dos passos mais importantes para obter um melhor resultado através do e-mail marketing é ter uma base de contatos engajada. Imagine enviar um e-mail com uma super promoção para pessoas que se cadastraram no seu site mostrando interesse a um produto específico? Certamente o resultado vai surpreender!




Pense e Reflita

O e-mail marketing é uma das formas de marketing digital que comprovadamente dá mais retorno. Mas não adianta ter milhões de contatos se não há engajamento.


A criação de uma base é como uma conquista! Atraia o cliente ao seu site e mostre a ele todos os benefícios de receber suas campanhas e promoções. Uma vez que o contato está em sua base, mantê-lo será um desafio constante.

Não deixe de enviar conteúdos relevantes e pertinentes.

Esta é uma questão muito importante em marketing digital, seja qual for seu segmento; o fato da qualidade da base de contatos de clientes estar diretamente relacionada com a disposição dos mesmos em receber o conteúdo.

Pensando nisso, preparamos 3 itens que consideramos de extrema importância para a gestão de sua base de contatos: 


Utilize o Double Opt-In


O double opt-in consiste no seguinte: alguém se cadastra na sua lista de contato através de algum formulário de newsletter, ou inscrição de evento em seu site.

Será enviado então um e-mail de confirmação para o contato; se ele confirmar, passará a fazer parte da sua base.

Com esta abordagem você estará evitando boa parte da má reputação ocasionada por denúncias de spam.


As taxas de visualização e clique de bases double opt-in costumam ser até 20% maiores




ef2

É muita concorrência

Proteção extra contra a concorrência


Sim, infelizmente há concorrentes que cadastram e-mails de outras pessoas na sua lista só para gerar denúncias contra você. É uma tremenda má fé, bastante comum e o double optin é o mecanismo conhecido mais efetivo contra essa prática desleal


Faça segmentação de base

Segmentação é simplesmente agrupar seus contatos em subgrupos. Esses subgrupos servirão de alvos para ações de marketing direcionadas a assuntos que interessam ao contato, origem, e tipo de relacionamento.


“Não é necessário ser ninja para segmentar uma base, mas é muito ninja segmentá-la”







Não basta a base ser opt-in. É necessário não inundar a caixa de entrada do seu cliente com assuntos que não lhe interessam. A segmentação tem relação direta com a manutenção da base, ou seja manter o cliente na base sem que ele se descadastre.

Suas ações não devem ser um incômodo. Se isso acontecer, opt-outs irão acontecer numa taxa maior que a de reposição da base, prejudicando muito seu alcance.

Limpe sua base periodicamente




Bases de contato sem manutenção regular diminuem cerca de 23% ao ano.
Em cerca de 4 anos, a base de contatos que não é renovada, torna-se inviável para e-mail marketing


Lembre-se, os contatos são pessoas reais, que trocam de e-mail pessoal, de emprego ou até morrem.

Então você deve criar métricas que permitam avaliar se os contatos tem ultimamente interagido com as campanhas realizadas, e excluir os contatos que já não respondem.

A limpeza de base serve pra melhorar a qualidade de sua base, pois aumenta a eficiência de suas ações sobre ela, mas sobretudo, protege a reputação de seu domínio e remetentes.

Proteja sua base dos spamtraps


Enviar e-mails para pessoas que já não existem, pode causar problemas para a sua reputação junto aos provedores!

Existem e-mail falsos chamados SPAMTRAPS que geralmente são e-mails de pessoas cujas contas de e-mail foram inativadas por desuso, mas que passam a ser usados como armadilha para pegar quem faz SPAM.

Se você mandar e-mail para um SPAMTRAP,  você queimou seu filme. Custa bastante recuperar a reputação de um domínio detectado como spammer.


Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.