Saiba como criar um canal no Youtube

Como criar um canal no Youtube

Descubra o passo a passo para criar um canal no Youtube que se destaque e ganhe mais visualizações!

“Fala pessoal, tudo bem? Hoje eu vou ensinar vocês como criar um canal no Youtube. Não esqueçam de curtir, compartilhar e claro, se inscrever no meu canal.”

Quantas vezes você já ouviu esse texto? Muitas, não é?

Pois é! A influência do Youtube na forma como nossa sociedade se informa e se diverte hoje em dia é inegável.

O boom dessa plataforma foi positivo de diversas formas, já que proporcionou uma comunicação mais horizontalidade e acessível para muitas pessoas. Mas isso também resultou em uma verdadeira explosão de novas contas. E com isso, muita gente sentiu uma certa dificuldade no processo de como criar um canal no Youtube.

Preparamos um passo a passo funcional para quem quer realizar essa tarefa em poucos minutos e com o melhor aproveitamento, do nome do canal até a tela final:


Comece acessando sua conta Google.

dicas para seu canal

O seu canal do Youtube estará diretamente ligado ao seu login no Google. Isso acontece porque a empresa desenvolveu soluções de integração entre todas essas ferramentas, centralizando informações para potencializar os acessos.

Se você ainda não tem uma conta do Google, não se preocupe: crie uma conta é super fácil (e gratuito)!

botão Criar conta do Google


Criando o canal

Login feito na conta Google, é hora de acessar o Youtube. Como você já está logado, sua foto deverá aparecer na lateral direita superior do site.

Logo abaixo da sua imagem, você encontrará o botão “Crie um canal”. Selecione a opção citada.

Criando canal no YouTube


Dê um nome para o seu canal no Youtube

O próximo passo na jornada de como criar seu canal no Youtube é a nomeação dele. É um dos momentos mais importantes, pois é nesse estágio que você mostrará ao mundo quais assuntos você abordará em seus vídeos.

Crie um nome para seu Canal

Aqui você deverá incluir as informações básicas que são solicitadas pelo site. Não se preocupe: suas informações estarão seguras pela política de privacidade!


O canal foi criado. E agora?

Pronto! O mais difícil já passou. Agora é hora de colocar em prática as suas ideias e tirar o seu canal do papel.

Lembre-se: quando as pessoas estão no Youtube, querem encontrar soluções práticas e objetivas. Seja para lazer, para aprenderem uma nova habilidade ou para se informarem, é essencial que elas saibam exatamente o que encontrarão na sua página.

Por isso, todo tipo de personalização é válida. Crie um avatar com um logotipo ou com uma boa foto sua. Desenvolva e aplique uma capa atraente, que utilize as cores da sua marca e que possua ao menos uma frase curta para resumir o seu trabalho.

Usando sua pesquisa da melhor forma

Ok, agora é hora de tirar a pesquisa de mercado que você fez e colocar o seu conhecimento para jogo. Além de saber como criar seu canal no Youtube, você deve saber exatamente quem é o seu público-alvo.

E não estamos falando apenas de gênero, idade e região demográfica. Queremos entender o que seu público consome no tempo livre, com o que trabalha, que tipo de música gosta, se pratica esportes etc.

Tudo isso ajuda o algoritmo do Youtube a oferecer vídeos do seu canal para leads mais qualificados e pessoas que tenham mais chances de abrí-lo. Como a aba de “relacionados” tem uma enorme relevância nessa plataforma, é crucial que as hashtags utilizadas em suas descrições estejam de acordo com o perfil dos seus seguidores.


O passo a passo para fazer seus vídeos

Agora que você já sabe como criar um canal no Youtube, é hora de pensar no seu esquema de produção. É claro que aqui, as regras para um bom conteúdo se aplicam muito bem:

Capriche na pesquisa

Saiba exatamente o que está em alta entre o seu público e traga um material rico e exclusivo.

Tenha vídeos bem construídos

Se for algo mais descontraído, vale criar um cenário divertido e marcante. Para gêneros mais sérios, a boa iluminação é essencial e faz toda a diferença.

Use cortes inteligentes

As cenas devem ser grandes o suficiente para que seu público entenda sua ideia, mas também devem ser dinâmicas e objetivas para que ninguém se perca no meio do caminho.

Menos é mais

Traga organicidade e verdade para os seus conteúdos se isso for interessante para o seu público.

Utilize títulos cativantes e que chamem a atenção

Procure criar mistérios e instigar a curiosidade, remetendo ao que pode acontecer no final do vídeo.

Com essas dicas, você estará muito perto de criar um vídeo no Youtube com qualidade de grandes influenciadores! Esse é o momento de usar e abusar da sua criatividade, combinado?


Comece a divulgar seu vídeo

Vídeo pronto, canal personalizado e todos os detalhes conferidos? É hora de espalhar a sua mensagem para o mundo!

Antes de tudo, faça login nas suas redes sociais e mande seu material para seus amigos, familiares e todos que apoiam o seu trabalho ou hobby. Peça para que eles se inscrevam, compartilhem, curtam e mandem para os conhecidos.

Mas para começar a ganhar dinheiro nessa plataforma, é preciso ir muito além do seu ciclo de amizades. É necessário percorrer caminhos diferentes e chamar a atenção de pessoas que têm interesse em ouvir o que você está dizendo.

Procure por grupos de pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Por exemplo: se você tem um canal sobre raças de cães, faz total sentido entrar em grupos que debatem cuidados com esses animais.

Outra dica interessante para fazer o seu canal no Youtube bombar é ter constância na quantidade de postagens. Não adianta divulgar um vídeo por mês e achar que isso será suficiente para conseguir diversos seguidores. É necessário estar sempre presente!

Vale também utilizar playlists. Esse recurso apela para o senso de continuidade que o Youtube proporciona. Você está imerso em um tema, começa a ver alguns vídeos e quando percebe, já está no último item disponível na Playlist.

No canal da Dinamize no Youtube, por exemplo, as playlists são separadas de acordo com os tópicos essenciais para quem utiliza ou deseja utilizar nossa plataforma + dicas de conteúdo:

Playlists YouTube

Faça bom uso do timing: se um assunto está em alta, não espere que ele se torne ultrapassado ou que apareçam milhares de outros conteúdos com o mesmo assunto. Seja rápido e traga uma visão diferenciada! Virais e trends são ótimos pedidos, principalmente para quem quer se tornar referência em um segmento.


Como ganhar mais inscritos no canal no YouTube?

Ter um canal no Youtube é essencial para ter bons resultados em um país onde o consumo de vídeos aumenta cada vez mais. Mas é ainda mais importante saber integrar o seu conteúdo em diferentes plataformas, conseguindo aproveitar ao máximo todas as formas de contato com o seu público.

Fazer isso sozinho não é fácil: são muitas tabelas, cronogramas, planejamento… E todos eles parecem não conversar um com o outro. Mas calma que tem solução! A Dinamize é uma plataforma de alto desempenho que vai elevar a sua forma de enxergar a automação de marketing digital.

Investir em email marketing, por exemplo, pode ser essencial para divulgar o seu canal para as pessoas certas.

Ao captar leads e qualificá-los, você consegue intensificar a jornada do seu consumidor e chegar em um número positivo de conversões.

Além disso, você conta com relatórios e métricas detalhadas que lhe permitirão entender o que funciona – ou não – nos seus esforços de comunicação. Se você ainda tem alguma insegurança sobre começar a utilizar a Dinamize para aumentar as visualizações em seu canal no Youtube, não se preocupe. Dar o próximo passo pode dar um frio na barriga, mas nós não queremos que isso seja um obstáculo para o seu projeto.

Por isso, decidimos oferecer um período de teste gratuito para conhecer todas as funcionalidades da Dinamize sem compromisso. Explore, conheça e veja como isso pode impactar o seu desempenho. Temos certeza de que você vai se surpreender!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: