Como definir as palavras-chave da sua estratégia de marketing digital

Eduardo TavaresCapaLeave a Comment

Como definir as palavras-chave da sua estratégia de marketing digital

Como definir as palavras-chave da sua estratégia de marketing digitalA definição das palavras-chave ideais, tem com o objetivo de melhorar a visibilidade do seu site nos buscadores, como o Google. Isso faz parte do processo conhecido como SEO (Search Engine Optimization).

Google TrendsGoogle Trends

O Google Trends é utilizado para verificar quais termos possuem maior índice de pesquisa ao redor do mundo. A ferramenta também permite o direcionamento da busca para localizações específicas.

Além de especificar a localização em que deseja analisar, você pode verificar quais assuntos e consultas relacionadas ao termo indicado estão sendo feitas.

Os dados gerados a partir das suas pesquisas no Google Trends podem ser compartilhados nas redes sociais, extraídos em arquivos CSV ou então em HTML, para inserir em suas páginas.

UbersuggestUbersuggest

O Ubersuggest apresenta dicas de palavras-chave e uma análise detalhada de domínios.

Para começar a utilizar, basta acessar a página principal e digitar as palavras-chave ou domínios que deseja analisar. São apresentadas outros dados, como ideias de novas palavras-chave, a partir de sugestões, além de palavras relacionadas.

Caso informe alguma palavra-chave, você poderá verificar quais publicações que estão nas primeiras posições nas buscas realizadas.

Ao buscar por domínios, você conta com uma visão geral sobre quais postagens contam com os melhores números e obter algumas dicas. Essa opção pode ser utilizada para verificar o desempenho dos seus domínios e também para analisar o que tem sido destaque entre seus concorrentes.

Answer the publicAnswer The Public

Essa ferramenta de SEO apresenta, em poucos segundos, uma grande quantidade de sugestões de palavras-chave. O Answer The Public apresenta uma série de sugestões, com base nas principais buscas envolvendo esses termos.

Para exemplificar como o Answer The Public funciona, vamos considerar o termo marketing de conteúdo. Ao realizar a busca, as sugestões apresentadas são dividas em 4 blocos:

Questões
São apontadas as principais buscas envolvendo a palavra-chave que você informou e as principais dúvidas sobre ela.
Exemplos: o que é marketing de conteúdo; por que investir em marketing de conteúdo.

Preposições
Aqui, você encontra complementos para a sua palavra-chave, que podem ajudar para fazer um recorte mais preciso em sua abordagem.
Exemplos: como fazer marketing de conteúdo no Facebook; marketing de conteúdo para eventos.

Comparações
As sugestões envolvem sua palavra-chave e os termos que normalmente são comparados a ela.
Exemplo: marketing de conteúdo ou mídia paga.

Ordem alfabética
Nessa divisão, você encontrará todas as sugestões de palavras-chave a utilizar, organizadas em ordem alfabética.

grupos de anúncios

Planejador de palavras-chave do Google

Essa ferramenta facilita a definição de palavras-chave para as campanhas de anúncios. O Planejador é associado ao Google Ads, serviço utilizado para a divulgação de marcas no Google e sites parceiros.

A partir da combinação de planejador e Ads, é possível buscar pelas palavras-chave e analisar o investimento necessário para utilizar cada uma delas. Ao pesquisar por termos relacionados aos serviços que você oferece, o planejador apresentará as palavras-chave que podem ter maior relevância para você.

Para utilizar o planejador de palavras-chave do Google, basta criar uma conta no Google Ads.

SEMrush

SEMrush

Essa ferramenta conta com uma versão gratuita, que possibilita uma análise detalhada sobre as palavras-chave que você pode utilizar, além de outros recursos. Para usar todos os recursos disponíveis sem custo, basta criar um cadastro.

Assim como os exemplos apresentados nesse post, basta digitar o palavra-chave para obter o volume de pesquisas orgânicas e pagas, palavras-chave relacionadas ou complementos, entre outras informações.

O SEMrush também apresenta os principais resultados de busca orgânica, para que você tenha uma ideia sobre quais são os seus “adversários” para emplacar suas páginas a partir dessa palavra-chave. Outro dado interessante apresentado pelo SEMrush são os principais anúncios com a palavra-chave que você define no início da busca.

Os principais dados apresentados pelo SEMrush em sua pesquisa podem ser exportados.


Essas são apenas algumas das opções para definir as melhores palavras-chave para sua estratégia, seja ela voltada para postagens em blog, páginas do seu site ou anúncios pagos.

Experimente essas e outras opções para verificar quais delas se encaixam melhor nas suas atividades diárias e, principalmente, apresentam os melhores resultados.

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