Como integrar seu site ao Dinamize Mail com o Google Tag Manager?

O que é Google Tag Manager (GTM)?

O que é Google Tag Manager (GTM)?

Google Tag Manager é uma solução simples e intuitiva do Google para gerenciar Tags, ou trechos de códigos javascript que servem para enviar informações de seu site a outros sistemas de terceiros, como Mail2Easy PRO, rastreamento de AdWords, remarketing, Google Anaytics, e diversas outras aplicações.

Ao invés de necessitar acionar a TI de sua empresa a cada nova alteração como inserção de um novo script em seu site, o marketing, por exemplo, poderá realizar esta ação através do Tag Manager. E além disso, o GTM se certificará de que o conteúdo adicionado irá funcionar corretamente em seu site.

O GTM torna a sua vida mais fácil

Em resumo, o GTM torna a sua vida mais fácil, simplificando o processo de inclusão ou alteração de trechos de códigos javascript em seu site.


O Google Tag Manager consiste basicamente em 4 partes:

  • Contas
  • Tags
  • Acionadores
  • Variáveis

tela tag manager

Saiba um pouco mais sobre cada uma destas funções:
Contas

A conta é o nível mais alto da organização no Gerenciador de tags. Normalmente, é necessária apenas uma conta por empresa. Você pode criar e/ou administrar várias contas do Gerenciador de tags de uma única Conta do Google. Assim, é possível gerenciar com praticidade o acompanhamento e as campanhas de mais de uma empresa. Sempre que fizer login no Gerenciador de tags do Google, você verá a lista de contas dele para cada Conta do Google à qual tem acesso.
tela de contas no tag manager

Tags

Tags são pequenos pedaços de código do website que permitem a você avaliar o tráfego e o comportamento dos visitantes, entender o impacto da publicidade on-line e de canais sociais, usar remarketing e segmentação por público-alvo, testar e melhorar seu site e muito mais.
Uma tag é um snippet de código que envia informações a terceiros, como o Google. Com o Gerenciador de tags, você não precisa mais manter cada um desses snippets de código nos seus arquivos de origem. Em vez disso, você especifica as tags que deseja disparar, e quando deseja dispará-las, na interface do usuário do Gerenciador de tags.

tela de tags no tag manager

Acionadores

Um acionador é uma condição avaliada como verdadeira ou falsa no tempo de execução. Os acionadores anexados a uma tag comandam quando a tag é disparada ou não. Por exemplo, você pode configurar um acionador toda vez que um cliente navega em uma página de um produto de seu site ou quando clica em algum botão específico.

tela de acionadores no tag manager

Variáveis

Uma variável do Gerenciador de tags é um par de nome e valor configurado para o qual o valor é preenchido durante o tempo de execução. O Gerenciador de tags tem diversas variáveis integradas, e você também pode configurar variáveis personalizadas.

Você pode definir variáveis conforme suas necessidades, cada uma contendo uma informação que precisa estar disponível no tempo de execução. Você pode usar essas variáveis em condições de acionador ou para passar informações para tags. Por exemplo, você pode definir uma variável que contém o preço de um item que o usuário está visualizando. Se preferir, você pode definir uma variável para conter um valor constante como a string id da sua conta do Google Analytics.

o GTM torna a sua vida mais fácil


Integrar seu site ao Dinamize Mail

E como utilizá-lo para integrar seu site ao Dinamize Mail?

O Dinamize Mail possui uma inteligência que identifica os passos do seu contato dentro de seu site a partir de uma interação em sua peça enviada a partir de nosso sistema, ampliando seu conhecimento sobre os interesses de cada contato.

Além disso, se você possui uma área de login em seu site, é possível realizar cadastros automáticos no sistema, a partir da navegação ou até, abandono de algum produto, caso possua um ecommerce.

Criamos um manual para que você saiba, passo a passo, como integrar seu site ao Dinamize Mail a partir do Google Tag Manager.

Faça o Download

 

 

 


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: