Como melhorar a taxa de aberturas no Gmail?

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Com mais de 10 anos no mercado, o Gmail já ultrapassa o número de 1 bilhão de usuários e garante que somente 0,1% dos emails recebidos na caixa de entrada são spam. Em contrapartida, apenas 0,05% de mensagens realmente verdadeiras caem por engano na caixa de Spam.

Estes números somente são possíveis a partir do filtro avançado que o Google criou com base em diversos fatores. Portanto, se você realiza envios de email marketing, é muito importante que analise todos os fatores verificados pelo Gmail que vamos citar abaixo, para entender onde sua empresa pode estar pecando em suas campanhas de email ao provedor.


Como o Gmail mede o engajamento?

Conheça os fatores que pontuam positivamente


Visualização do email:

Quanto mais pessoas abrem seus envios, maior é sua reputação junto ao provedor.


Cliques:

Qualquer clique em links dentro do seu email é considerado positivo.


Movendo sua mensagem:

Movendo seu email para uma pasta diferente, favoritando ou até tagueando é algo bom para seu engajamento.


Marcando um email como “Não é spam”:

Esta é uma das ações mais importantes para o Gmail compreender seu perfil como enviador. Usuários informarem que seu remetente não é spam dará um salto gigantesco em sua reputação.


Respondendo uma mensagem:

Uma resposta de um contato à sua mensagem, para o provedor é uma clara evidência de que o contato tem interesse em sua marca.


Adicionando o endereço do remetente na lista de contatos:

Adicionar o contato de remetente de seus envios na lista de contatos dos destinatários ainda segue sendo super efetivo para definir se o contato é de interesse da pessoa que você está enviando. Portanto, sugerir nos seus envios para o contato adicionar seu remetente em sua lista de contato é muito importante e sempre utilizada por grandes enviadores de email, como grandes ecommerces.


Como o Gmail classifica SPAM?

Fatores que pontuam negativamente


Excluindo o envio sem abrir:

O contato receber seu envio e deletar diretamente sem visualizar, assim como realizar este processo frequentemente com envios de seu remetente, será fator negativo na pontuação de sua reputação.


Denunciando como spam:

Diferentemente do Hotmail, Yahoo e outros, o Gmail não fornece o tradicional “feedback loop” sobre quem clicou no botão “Spam”, com exceção de alguns gerenciadores de email, como Microsoft Outlook, que ainda divulgam essas informações sobre o provedor. Desta forma, mesmo se utilizado um ESP (ferramenta de envio de email) não será possível obter a informação que o contato não deseja mais receber os envios, e seguirá sendo enviando, prejudicando a reputação do remetente.


Ignorando o email:

A partir de alguns testes, onde o destinatário ignora repetidamente as mensagens recebidas, o Gmail passa a direcionar os próximos envios para a caixa de spam.


Baixo engajamento via mobile/celular:

O baixo engajamento junto à usuários que abrem seus envios a partir do mobile é um fator negativo. Assim como acontece com alguns fatores de ranqueamento na busca do Google (SEO) , o mesmo ocorre no email. Portanto, a criação de um email responsivo é de suma importância.

Dado importante:
75% de usuários do Gmail abrem seu email no celular

Como melhorar a entregabilidade

Ações que influenciam muito a qualidade de entrega


Configurações básicas

Atualmente, quem trabalha profissionalmente com o envio de emails, especialmente com email marketing, precisa realizar algumas configurações de segurança que garantam, frente ao mercado e a seus clientes, sua credibilidade e responsabilidade. Saiba a importância do SPF, CNAME e DKIM na entrega de seus emails.

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Configuração de DMARC

Com a configuração correta do DMARC, é muito mais simples e eficaz, determinar se uma mensagem é legitimamente enviada a partir de um suposto remetente; mas não apenas isso: DMARC permite definir o que fazer se a mensagem realmente não for do remetente.

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Acompanhamento da sua marca via Postmaster

Com o Postmaster do Gmail, clientes que realizam envios diários, poderão analisar dados sobre a reputação de seu remetente. Você pode ver detalhes de erros de entrega, denúncias de spam, reputação de seu próprio domínio e ips junto ao gmail, e muito mais…. Saiba como configurá-lo:

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Limpeza da lista de emails inativos

Quando você realiza diversos envios para um contato durante um período e o contato não realiza nenhuma interação com estes, o provedor que está recebendo entende que o seu destinatário não tem interesse em seu conteúdo. Saiba como manter a entregabilidade e eficiência de seus envios ativando o descanso de base:

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Por Caroline Gomes – Gerente de atendimento


Fontes:
https://security.googleblog.com
http://expandedramblings.com/index.php/gmail-statistics/


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