5 boas práticas para ser efetivo no disparo de e-mail

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO


Fazer disparo de email de forma profissional é uma atividade que exige planejamento e estratégia para se ter bons resultados. Um estudo da Radicati group, mostra que quem usa email corporativo, recebe e envia em média mais de 131 emails por dia e a tendência é só aumentar! Com tanto volume de informação, o que geralmente esse perfil de contato faz? Cria filtros para que ele possa dar atenção ao que mais lhe interessa.

Ao fazer os disparos é necessário seguir algumas regras de comunicação. Se você ignora isso, pode fazer com que o seu público não lhe compreenda


Então, pensando nisto, traçamos aqui um checklist com 5 dicas fundamentais para um bom email, que vão lhe auxiliar na busca e aquisição de leads e ajudarão a incrementar o engajamento dos contatos, além de melhorar taxas de visualização e clique, confira:


1) Cuidados técnicos do email

A primeira coisa a ser verificada e definida quando se trabalha com email marketing: o remetente do email.
Ele deve ser vinculado ao nome de um responsável ou de um setor específico, por exemplo: “Equipe de Imprensa” ou “Fulano de tal”. É fundamental que o email seja com o domínio próprio da empresa (como por exemplo [email protected]), pois é necessário fazer algumas configurações técnicas como assinatura de DKIM e SPF para garantir uma entregabilidade melhor e evitar cair em Blacklists

Ao cadastrar seu contato, solicite mais do que somente o email, se você tiver o nome ou outros campos, poderá usá-los tanto no assunto como no corpo da mensagem.

Confira aqui um post sobre personalização


Não esqueça de incluir uma assinatura ou rodapé, pois é sempre útil informar outros canais de contato. Um erro comum é incluir também o email do remetente na assinatura, porque a informação fica visivelmente redundante. Mas o seu nome completo, endereço da empresa, site e número de telefone são informações úteis.

E jamais esqueça: email marketing sempre oferece link de descadastro. De outra forma, seu email pode ser classificado como spam ou graymail


2) Objetividade da mensagem

Usar até cinco frases no email? Acredite, é possível.  Obviamente, você não precisa se limitar a essa quantidade, mas é fato que ao estabelecer limites, você mantém sua mensagem focada no objetivo e força sua criatividade para comunicar de maneira mais eficaz.


é o que o “Meerkat” gosta


Seja simples


Esta é uma tendência muito forte e estabelecida na internet. Serviços como Twitter, Tumblr e Facebook privilegiam os textos pequenos e geraram esta necessidade, justamente por causa do excesso de informação.

Conheça a fórmula das 5 sentenças:

Veja a fórmula baseada nos Princípios do emailer efetivo de Guy Kawasaki


Saudação (até 2 palavras)
Comece o seu email com um simpático “Olá / Caro / Olá Nome”.
Se prefirir, pode utilizar um tratamento como senhor/senhora antes do nome, dependendo do contexto.


Introdução:
Quando você envia pela primeira vez o email ao contato – ou você não tem certeza se seu contato lembra de você – então apresente-se de forma rápida.
Ex: “Aqui é da equipe de especialistas da Dinamize …”


Elogio ou agrado:
Fazer o destinatário se sentir bem tratado é muito importante para o sucesso da comunicação . E a maneira mais fácil de fazer isso é incluir um elogio:
Ex: “Gostei muito de seu post e compartilhei com minha equipe aqui ;)”

Mantenha curto, e lembre-se que quanto mais específico e honesto o elogio, mais eficaz ele se torna.


Razão do seu email :
Aqui é a parte mais importante, seja sucinto e deixe claro o seu intento.
Ex: “Vimos que você tem bastante interesse em email marketing, temos em nosso blog muito material interessante sobre o assunto. Confira aqui. Temos alguns e-books exclusivos também, desenvolvidos por experts da área”.


Mensagem de encerramento (1 frase):
Dê instruções para as seguintes interações aqui. Um erro comum é deixar o contato perdido na abordagem; não tenha medo de definir um prazo para a resposta.
Ex: “Se você estiver interessado em nosso material, responda este email até amanhã à tarde.”


Pré-assinatura (2 palavras) :
Há uma série de encerramentos profissionais, como “no aguardo”, “atenciosamente” ou “à disposição”. Use confome o seu tipo de público.




3) Disparo de email exige público alvo: faça segmentação

A chave para manter o conteúdo relevante para o destinatário é segmentar sua lista de emails. Há muitas maneiras de fazer isso, incluindo por setor, interesse, compra ou tempo desde a sua última interação.
Ao dividir sua lista em grupos de contatos com perfil semelhante, você será capaz de realizar campanhas de email com altas taxas de abertura e clique.



4) Defina um assunto atraente

O assunto do email é muito importante, uma vez que juntamente com o remetente, será o fator que vai definir a taxa de abertura do email. Nossa dica é manter ele bem pequeno; a MarketingSherpa por exemplo recomenda de 9 a 14 palavras, ou 40 a 50 caracteres.
Acreditamos que o ideal gire em torno de 30 caracteres, o que vai garantir que ele apareça na maioria dispositivos móveisUse emojis também 😉 pois eles comunicam ideias e sentimentos mais diretamente.
Veja os mais utilizados:

fonte: Neil Patel


Recomendamos também a leitura desses artigos sobre o assunto do email:
//www.dinamize.com.br/blog/assunto-do-e-mail-9-dicas/
//www.dinamize.com.br/blog/clickbaiting-voce-nao-vai-acreditar/
//www.dinamize.com.br/blog/emojis-taxa-de-abertura-de-email/


5) Responsividade e foco em dispositivos móveis

Se as mensagens de email de sua empresa não são bem lidas nos celulares, você está com sérios problemas. Aproximadamente 74% dos proprietários de smartphones usam aplicativos para verificar emails, e o celular agora, segundo a Litmus, representa 51% de todos as aberturas de email. Quando seus emails ficam bem no celular, suas taxas de abertura aumentam, e certamente haverá maior engajamento. O Gmail implementou mudanças recentes para auxiliar neste quesito.


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Fontes:
How to Send a Professional Email – 12 Practical Tips by Pascal van Opzeeland – UserLike BLOG
10 Ways to Improve the Open Rates of Your Marketing Emails by Sujan Patel – Entrepreneur
Productivity Lifesaver: The 5-Sentence Email by Stephanie Vozza – Entrepreneur
The New Email Rule That Will Change Your Inbox Forever By Scott Dockweiler – Themuse
The Effective Emailer by Guy Kawasaki
Email Statistics Report, 2014-2018 Copyright © April 2014 The Radicati Group, Inc. by Sara Radicati
Mobile Opens Hit 51%; Android Claims #3 Spot by Justine Jordan – Litmus


Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital


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