Disparo de e-mail marketing – Como aumentar a visibilidade de sua marca?

 

Atualmente, o grande desafio para os profissionais de marketing digital é a produção de conteúdo em pouco tempo, atingindo seu público de maneira personalizada e, claro, sem gastar muito. E para isso, o disparo de e-mail marketing é perfeito.

O disparo de e-mail marketing pode ajudá-lo a alavancar a receita do seu negócio de diversas maneiras, seja com informações pertinentes ao seu negócio, ou diretamente com ofertas de seus produtos.

Abaixo, algumas informações para conhecer melhor o conceito de e-mail marketing, entender sua importância no mercado do marketing atual e quais tipos de disparos surtem melhor efeito em relação ao seus clientes.


O que são disparos de e-mail marketing?

Disparo de e-mail marketing é o tipo de e-mail enviado para um determinado grupo de pessoas, que irá ajudá-lo a construir construir um relacionamento com elas e dar destaque à sua empresa e produtos oferecidos por ela. Com este canal, você consegue iniciar uma comunicação com novos contatos e manter o engajamento de clientes em geral.

Para ter o impacto desejado, o envio deve ser claro, segmentado, personalizado e conter todo o tipo de conteúdo atrativo para que o usuário entre em contato com sua empresa ou finalize uma compra, como por exemplo links, imagens, vídeos, ou até um cupom de desconto.


Importância do disparo de e-mail marketing

Em um relatório publicado pela empresa Radicati em fevereiro, no ano de 2017, a empresa aposta que até o final deste ano o número de usuários de e-mail deve chegar em 3,7 bilhões. Atualmente, quase metade da população mundial utiliza e-mail.
A previsão para o ano de 2021 é de que o número deve subir para 4,1 bilhões de usuários de e-mail.

A realização de um disparo de e-mail marketing requer um baixo custo de produção, fator importante na luta para expandir seus negócios. A flexibilidade do e-mail também pode ser considerado um fator positivo, desde que você tenha boas ideias em mente e uma boa ferramenta de e-mail marketing para colocar seu planejamento em prática. 

Para isso, você pode aumentar seu conhecimento lendo os seguintes conteúdos:
Como criar um email marketing – passo a passo completo!
Os 10 erros mais comuns que devem ser evitados no e-mail marketing

Se comparado a meios de comunicação como TV e rádio, por exemplo, o e-mail leva uma vantagem considerável. Além do alto custo, aqueles que estão acompanhando a programação nestes meios tradicionais são praticamente forçados a assistir propagandas das mais variadas, o que gera certo incômodo. Com o e-mail marketing, o usuário verifica sua conta quando e onde desejar, tendo acesso apenas aos assuntos que são do seu interesse, ignorando e-mails de propagandas que não chamam sua atenção.


Diferença entre disparos de e-mail marketing e de e-mail transacional

Quando você realiza algum tipo de compra pela internet, é recomendável que acompanhe todo o processo, desde a confirmação da venda até o tempo que o produto levará até ser entregue. Todas estas etapas são atualizadas através de e-mails de notificação para o cliente, chamados de e-mails transacionais.

A diferença é que, no e-mail marketing, os disparos são destinados a algum grupo específico, que pode ser personalizado e segmentado, mas o disparo é feito em grande volume.

Exemplo prático: e-mail marketing é o envio realizado por uma loja virtual com seus produtos em oferta. Já o e-mail transacional, é o e-mail de confirmação de sua compra, com detalhes do seu pedido, como nota fiscal, boleto ou código de rastreamento do produto.

Tipos de disparos de e-mail marketing

Listamos abaixo, alguns dos conteúdos mais comuns que podem ser utilizados na sua estratégia de comunicação através do disparo de e-mail marketing:

Newsletter

É o envio de atualizações semanais ou mensais, com os posts mais relevantes do seu blog e os principais destaques da empresa ou do mercado em que ela atua. Para qualificar seu disparo, inserir links que direcionam o leitor para outros conteúdos adicionais é essencial.

Este disparo de e-mail marketing deve ser preparado com muita atenção, fazendo com que sua newsletter tenha características bem definidas e um conteúdo atrativo aos leitores.

Divulgação de produtos

Essencial para quem busca entender como divulgar um Ecommerce, aumentar seu tráfego e gerar ainda mais vendas.

Se você sabe os produtos de interesse de cada lead e cliente, é ainda mais fácil fazer o email marketing gerar resultados incríveis. Por isso, aposte na segmentação para oferecer o que interessa a cada pessoa que acompanha o seu negócio e destaque todos os benefícios de cada produto.

Postagens de blog

Para cada novo texto que for publicado em seu blog, você pode enviar um e-mail de notificação ao seu grupo de leitores, como uma espécie de chamada de leitura. É um modo efetivo de manter sua lista de contatos engajada, tanto para os leitores mais antigos, quanto aos mais recentes, que receberam através deste e-mail as primeiras notificações de seus posts.

Notificação de eventos

Para promover seu evento e convencer seus contatos de que a presença deles é importante, a clareza no conteúdo será vital. Inclua todos os dados necessários – qual o dia do evento, horário, como chegar até o local etc. Além destas informações, o e-mail deve conter links que direcionam o cliente à página onde será feita a inscrição ou aquisição de ingressos.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Nutrição de leads

Representa o envio de vários e-mails, de conteúdo atrativo, com a finalidade de filtrar os conteúdos enviados, conforme sua relevância. Através da identificação de um grupo que tenha interesse em determinado assunto, materiais segmentados podem ser enviados, reduzindo a possibilidade de que estes contatos percam o interesse pelos seus disparos. Estes disparos são feitos através das automações de envios.


Por onde começar

Agora que você já está inteirado dos conceitos, que tal saber tudo sobre e-mail marketing, desde a captação de contatos, configurações essenciais, até a criação de uma estratégia de nutrição de leads e comunicação com clientes?


Como criar uma base de contatos para seus envios de email marketing

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre esse assunto, é hora de entender um ponto estratégico do disparo de e-mail marketing. Estamos falando, é claro, da sua base de leads.
Se engana quem pensa que qualquer contato pode ser considerado um lead qualificado. A verdade é que para aumentar suas taxas de abertura em campanhas de email, é importante contar com uma base de contatos repleta de potenciais clientes.

→ Confira como criar uma lista de contatos (da forma certa!)

Não seja confundido com um Spammer!

Evitar a caixa de spam é uma prioridade. E para alcançar esse objetivo, existem boas dicas.

Além disso, a utilização de um bom software de automação de email marketing, que conte com a infraestrutura adequada para o seu negócio, é essencial para garantir que seus emails sejam entregues na caixa de entrada com maior frequência.

Quer saber como fazer isso? Confira este webinar sobre entregabilidade de email:

Como fazer disparo de email marketing com a Dinamize

Apesar de cada campanha de automação de marketing exigir cuidados específicos, existem algumas coisas que são comuns entre os cases de mais sucesso do segmento.
A Dinamize é um excelente exemplo desse conceito. Nessa plataforma, é possível contar com algumas ferramentas de marketing muito promissoras e que você não poderia encontrar em nenhum outro lugar. Confira exemplos:

Gerenciamento de teste A/B

O teste A/B é uma forma de determinar qual estratégia está tendo um melhor desempenho na sua estratégia. Com ela, você pode mandar dois emails similares, mas com algumas diferenças como títulos os cores, para sabe qual é mais funcional.

Automação de boas-vindas

Ninguém quer sentir que sua caixa de entrada está lotada com promoções que não fazem sentido. Por isso, como forma de começar uma relação com o pé direito, vale enviar um e-mail convidativo de boas-vindas. Essa é uma das possibilidades oferecidas pela Dinamize.

Automação de email com base nas páginas acessadas no site

Quando enviamos e-mails, queremos enviar o lead para uma ação que represente um próximo passo. O envio de uma Landing Page, por exemplo, é extremamente comum. Mas é importante também garantir que o comportamento do consumidor nessa página será respeitado. Por isso, a Dinamize garante uma automação específica com base na visitação de um usuário em um site.

Email automático de acordo com a interação dos contatos

As ferramentas de disparo devem se adaptar ao gosto de cada cliente, seguindo uma jornada com começo, meio e fim. Portanto, se algum lead não visualizou um email em específico, não adianta enviar uma continuação.

É importante ter uma abordagem diferente com clientes que não estejam acessando seu conteúdo. Por isso, a Dinamize garante uma automatização específica para clientes que visualizaram – ou não – uma régua de emails.

Que tal essas dicas? Perfeitas para complementar seu investimento em inbound marketing e em anúncios pelo Google Ads ou nas redes sociais! Esperamos que você aprenda bastante com essa leitura e, se ela te inspirar, lembre-se de que a Dinamize oferece um período de teste gratuito para você explorar todas as funcionalidades da nossa plataforma de email marketing!


 

Fontes:
Email Statistics Report, 2017-2021


Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: