E-mail Marketing: o segredo que nunca lhe contaram

Dinamize EspecialistasCapa, Dicas do Mail2Easy PRO, Dinamize, Marketing Digital

Construir uma base de leads qualificada exige esforço e demanda tempo

E-mail marketing é uma mídia acessível, com grande retorno e cuja audiência é mensurada em detalhes.

Mas, é comum que, depois de algum tempo, as taxas de abertura apresentem uma queda. Suave e constante. E isso acontece mesmo que a base de contatos esteja higienizada, que o conteúdo esteja bem feito e todas as configurações técnicas estejam em dia.

Afinal, por que as taxas de abertura caem ao longo do tempo, então? Porque os principais provedores de e-mail usam o engajamento como critério antispam. Funciona assim: um indivíduo recebe a newsletter semanal da empresa X. A certa altura, simples e inocentemente, ele perde o interesse e passa a deletar as newsletters sem ler ou, também, marca-as como lidas. E faz isso sucessivamente, uma semana depois da outra.

Em algum momento ao longo de, geralmente, um ano, seu provedor do e-mail vai se dar conta do óbvio: se o usuário está ignorando as newsletters da empresa X, é porque não está mais interessado em recebê-las. E chegará a conclusão inevitável de que elas devem ir para a caixa de spam.

Note que o usuário não reportou as newsletters como spam e nem se descadastrou. Apenas, passou a ignorá-las. Esse efeito acaba afetando outros usuários do mesmo provedor e a taxa de abertura cai à medida que mais mensagens não chegam à caixa de entrada. A solução é, periodicamente, deixar de lado quem não abre suas newsletters. Alguns, mais radicais, até deletam esses contatos.

E por que ninguém lhe falou isso antes? Porque é uma forma de plataformas de e-mail marketing conquistarem clientes de concorrentes. Trocar a infraestrutura de envio que tem esse vício, de fato melhora muito o resultado. Mas, sem atuar sobre a causa, ele volta a acontecer ao longo do tempo.

Se sua empresa vem percebendo uma queda na taxa de abertura, faça o teste: no próximo mês, envie apenas para quem abriu alguma mensagem nos últimos seis meses. Você vai se surpreender com o resultado. Mas, lembre-se: isso agora é nosso segredo. Não conte para o seu concorrente.

Conheça o Mail2Easy PRO, nossa solução de Email Marketing.

Gostou deste artigo?

Faça o download dele aqui


Artigo de Rodrigo de Almeida
Diagramado por Tamiris Arias

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário