Campanhas de Email Marketing para o Dia dos Pais

Eduardo TavaresCapa, Datas Comemorativas, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO, Dicas do MKT2Easy, DinamizeLeave a Comment

Campanha de email para o dia dos pais

Campanha de email para o dia dos pais

Quem trabalha na área de ecommerce pode aproveitar o dia dos pais para aumentar suas vendas através de campanhas de email marketing. Desenvolvendo estratégias direcionadas ao público alvo e estudando as melhores formas de apresentar seus produtos, você pode usar essa data para aumentar suas vendas e fortalecer sua marca.

exemplo de newsletter para dia dos paisPara criar uma campanha bem sucedida, algumas ações além da criação do conteúdo devem ser executadas. Verificar se o seu domínio está devidamente configurado e segmentar da forma ideal a sua base são exemplos de atitudes que podem colaborar no sucesso dos seus envios.

Este artigo é voltado para que você tenha o melhor resultado nos envios para o dia dos pais. Porém, para não ficar nenhuma dúvida, temos um artigo falando sobre como criar uma peça de email marketing de impacto. Ainda está com dúvidas? Veja o post Email Marketing e saiba por onde começar.

Base de contatos segmentada

Nesse caso, você poderia por exemplo usar a segmentação de gênero para criar uma abordagem diferente nas peças. Dessa forma, você consegue estabelecer um diálogo entre filho e pai ou filha e pai.

Você deve ter sempre em mente que sua base de contatos apresenta variações que não se limitam especificamente aos dados demográficos deles. O nível de interação dos contatos, por exemplo, pode ser usado para que consiga direcionar melhor seus envios.

Comparativo entre CTAsInteração dos contatos

Em datas comemorativas, essa criação de filtros pode auxiliar no momento da realização dos envios. Contatos que são engajados com seus disparos estão mais próximos de realizar uma compra do que a parcela do seu público que nunca visualizou um envio.

Você pode usar essas interações ao seu favor. Crie peças com promoções nos produtos de interesse dos contatos; Que tal aproveitar para fazer uma chamada para o dia dos pais? Use “Garanta o presente do papai” ou “Meu presente vai ser este” ou use a criatividade para continuar na temática.

No MKT2Easy, você conta com diversos modelos de filtros para aplicar em suas ações. Veja nosso post com dicas de segmentação de contatos.

Acompanhamento de relatórios

Um forma de obter maiores dados para suas ações no dia dos pais é através da verificação dos relatórios de seus envios. O índice de engajamento do seu público é decisivo para saber que tipo de abordagem pode ser feita com seus contatos. Quem sabe você aproveita os dados dos relatórios e faz um envio com uma promoção para os atrasadinhos?


Autenticações do domínio

Além de verificar a disponibilidade do seu público para receber seus envios, é preciso saber se o seu domínio está de acordo com as autenticações básicas de envio.

checkSPF, CNAME e DKIM

Estas configurações podem fazer com que o seu domínio seja definido como confiável por parte dos provedores de email e evitando que suas mensagens não sejam entregues na caixa de entrada dos destinatários.

Com as configurações realizadas, você autentica o seu domínio, justificando que o envio não possui nenhum tipo de objetivo que possa prejudicar sua estratégia de marketing para o dia dos pais, além de evitar entrar em blacklists. Explicaremos melhor no próximo item.

Veja neste post como cada uma das configurações ajuda nessas autenticações

Blacklists

São listas que contam com domínios utilizados para envios de forma inadequada. Diversas práticas podem fazer com que um domínio entre em uma blacklist como alta frequência de denúncias de Spam em envios, domínio sem as autenticações básicas, entre outras ações.

Saiba mais sobre as Blacklists aqui

Configurando o seu domínio da forma adequada e seguindo as boas-práticas no envio de email marketing, você evita que seu domínio e entrega sejam prejudicados.


Conteúdo do envio

O conteúdo da mensagem pode ser vital para que sua mensagem não seja bloqueada pelos provedores de email. Existem algumas formas de verificar se o conteúdo de sua mensagem está de acordo com o parâmetros recomendados:

não é permitido urgência na blacklistPalavras proibidas no Email Marketing

Alguns termos podem ser considerados “inadequados” pelos provedores de email.

Expressões usadas frequentemente no comércio, por exemplo, podem causar um impacto negativo na entrega de seu disparo. Palavras como “desconto”, “compre”, “grátis”, “promoção”, “oferta”, entre outras, são alguns exemplos.

Você deve ter atenção também para termos que passem uma sensação de urgência como “agora”, “última chance”, “tempo limitado”, “urgente”. Por mais que seja importante provocar esta necessidade por parte do cliente, busque formas de não utilizar termos tão explícitos como estes.

É importante ter cuidado com essas expressões nos envios criados. Você deve encontrar formas de não utilizá-las, principalmente em casos comuns nos envios de datas comemorativas, onde o conteúdo normalmente é voltado para a venda.

Conheça outras palavras que devem ser evitadas

é necessário manter proporção entre imagem e textoProporção Imagem x texto

Outro item analisado pelos provedores de email é a quantidade de imagem e texto presente no conteúdo do envio. O recomendado é buscar um equilíbrio entre estes dois itens.

Quando os provedores de email analisam as mensagens enviadas para definir o que é confiável ou não, eles se baseiam no conteúdo apresentado em texto na mensagem. Por isso, uma mensagem com pouco ou nenhum texto pode ser prejudicial.

Você pode utilizar o texto para dar mais sentido a sua mensagem. Apresente as funcionalidades dos seus produtos, especificando de forma clara quais benefícios esses itens podem trazer.

Além de complementar o conteúdo do envio, você evita que sua mensagem seja bloqueada pelos provedores e mais contatos recebem suas dicas de presentes.

Utilize o texto para agregar informações ao seu envio. Assim, você fica de acordo tanto com os provedores de email, que pode considerar sua mensagem confiável, quanto com o seu público, que ficará bem informado.

Para saber se o conteúdo criado está trazendo resultados, é importante fazer testes antes do envio definitivo.

Teste A/BDiferenças no teste A/B

O teste A/B permite que você compare duas ou mais peças de email facilmente. Ao fim do teste você analisa critérios de visualização da mensagem, cliques e entrega.

Recomendamos que você teste pequenas alterações entre uma peça e outra. Experimente trocar o assunto, mudar a disposição dos produtos e mensagem, as cores e chamadas dos Call to Actions.

 

 

Se você estiver trabalhando no MKT2Easy ou no Mail2Easy PRO, é possível deixar que as próprias plataformas escolham qual peça enviar, usando como base os resultados do Teste A/B.

Imagem teste A/B

 

Conheça nossa solução de Inbound Marketing, O MKT2Easy.

Veja mais detalhes aqui


Post criado por Eduardo Brum, Eduardo Tavares e Leci Carolini
Diagramado por Eduardo Tavares

Referências:
https://martech.zone/fathers-day/
https://www.mainstreethost.com/blog/best-fathers-day-marketing/

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