Email Marketing – O que é? Por que fazer? Como fazer?

Email marketing

O que é Email Marketing?O que é Email marketing?

Email marketing é a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção.

Diferente do spam, uma estratégia de email marketing visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas.

Contudo, uma característica da prática do email marketing é que as campanhas geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra o respeito por seu público. Este procedimento pode ser atrelado, por exemplo, a uma pesquisa de opinião, onde é possível avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.

No final de 2024, o número de usuários de email deve passar dos 4,4 bilhões, de acordo com levantamento feito pela empresa Radicati. Segundo este estudo, a quantidade de emails enviados pode ultrapassar os 361 bilhões.

Sabendo destes números, é inevitável pensar na importância que o email marketing pode ter, tanto para gerar quanto para fidelizar leads. Antes de partir para as dicas de envio, é preciso falar sobre algumas informações.

Por isso, neste artigo vamos abordar tudo que é essencial para fazer email marketing, de forma a obter o melhor resultado possível.

porque fazer email marketing

Por que fazer email marketing?

Com uma previsão de 310 milhões de usuários até 2021, certamente o email é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais, aliás, a um custo relativamente baixo em comparação com publicidade em sites, ads, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais.

A partir de uma boa campanha de email marketing, você pode ter toda a atenção do lead ou prospect. Assim que a mensagem é aberta, ela ocupa boa parte da tela do dispositivo, podendo estar adaptada perfeitamente ao Smartphone, tablet ou notebook. Os anúncios pop-up, formulários flutuantes ou outras propagandas na internet geralmente ficam no caminho do que um cliente potencial procura: o conteúdo.

conteúdo do emailO conteúdo, aliás, sempre foi o ponto-chave para o sucesso e consolidação desta forma de marketing.

Atraente aos olhos

Por permitir o uso de html e css, que são as mesmas linguagens de marcação e formatação utilizadas em sites e portais na web, o email pode gerar uma boa experiência visual e interativa através uma mistura atraente de cores, imagens, textos e links.

Obviamente, criar campanhas deste tipo exige um planejamento de design, algo que também abordaremos neste artigo.

Além disso, ele fornece uma maneira fácil de rastrear sua própria eficácia. Como resultado, a maioria das ferramentas do mercado, permitem obter relatórios de entrega, visualização e clique, o que é fundamental para tomadas de decisão e mudanças na captação e nutrição de leads.


Estatísticas sobre email marketing: alguns números

Veja alguns dados obtidos em estudos realizados pela Adobe que demonstram o potencial crescente do email como mídia:

email marketing no trabalhoAs pessoas passam mais de cinco horas por dia lendo emails no trabalho, sendo que três delas são para verificar o email corporativo e 2h para o email pessoal (Email Usage Study).
email marketing mobileAlém disso, 85% do público usa o celular para checar a caixa de entrada diariamente.
Destes, 43% usam para olhar seus emails de trabalho e 65% para ver emails pessoais (Adobe Consumer Email Survey).
email marketing é o meio mais popular para ofertas na internetO email marketing é o meio preferido para manter contato com as marcas. Concluindo, o estudo da Adobe aponta que 58% dos participantes preferem receber promoções de produtos e serviços por email a do que por aplicativos ou redes sociais das marcas.

Como fazer email marketing? Use o 5w2h

Essa é a parte mais desafiadora e a que exige conhecimento de alguns parâmetros técnicos essenciais.

Por isso, sugerimos usar a metodologia 5w2h: ela consiste em 7 perguntas que, se bem respondidas, ajudam a definir o que é necessário para inserir o email marketing de forma definitiva entre suas ações de marketing digital.

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso


Quem?

Who? (Quem?)

Quem é o público? Cuidados que você deve ter com ele.

Ter sua própria base de contatos é um objetivo importante para aumentar o alcance do seu negócio na internet, afinal de contas, isso potencializa a capacidade de gerar leads e consequentemente, aumenta as vendas. 

No entanto, comprar contatos não é uma boa solução, pois pode sujar permanentemente a reputação do seu domínio, inviabilizando o uso do email marketing.

Portanto, captar leads de forma espontânea é decisivo para impulsionar sua marca. Uma boa alternativa para fazer isso é criar landing pages específicas para atrair novos seguidores e, além disso, saber exatamente que tipo de conteúdo é relevante para eles.

Outra questão fundamental é que as listas sem renovação perdem, em média, 22,5% de entregabilidade por ano. Sendo assim, 4 anos é o prazo máximo para utilizar uma lista. Portanto, é importante ter uma estratégia para compensar os contatos que serão perdidos.

No email marketing, qualidade está acima de quantidade. Por isso, reunimos aqui 7 conceitos e termos que você deve conhecer e que vão lhe ajudar a criar uma base limpa e com alto engajamento.

Segmentação1)  Segmentação:
A personalização de conteúdo é o objetivo da segmentação de listas, sendo assim, você deve dividir sua lista de emails em segmentos com base no que você conhece sobre cada usuário – seus hábitos de compra, familiaridade com sua empresa, faixa etária ou experiência profissional. A segmentação de lista coloca conteúdo direcionado para perfis de contatos.

Os segmentos podem ser bem genéricos, por exemplo, pessoas que se inscreveram na sua newsletter ontem. Assim como pode segmentar por dados específicos (pessoas que compraram um produto específico depois de descobrir o seu site no Pinterest). Em geral, quanto mais específica a segmentação, mais provável é que a informação que você envia seja de importância para o destinatário.


Double Optin2) Double Optin:
Ao passo que um contato se inscreve para receber sua news, é enviado um email a ele com um link para confirmar a inscrição. Dessa forma você consegue impedir emails falsos em sua base e comprovar a intenção de recebimento.

Com esta técnica você conseguirá: menor índice de marcação de spam e descadastros e mais engajamento, ou seja, maior visualização, clique e retorno em suas campanhas.


Spamtrap3) Spamtrap:
Spamtrap é um email falso, criado e gerido por entidades antispam, com efeito de detectar quem são os enviadores de email que usam listas compradas, antigas ou de procedência duvidosa.

Uma vez que o spamtrap começa a receber seus emails, ele irá guardar dados sobre o remetente, podendo fazer com que ele caia em uma lista negra de bloqueio, também chamada Blacklist.


Blacklist4) Blacklist:
São as listas com remetentes que mais praticam spam. 

No entanto, alguns remetentes legítimos acabam caindo nessas listas por erros básicos, como enviar para muitos contatos inválidos, contatos spamtraps ou conteúdos que possam ser classificados como spam.

Saiba o que fazer para evitar essa situação neste post.


Optout5) Optout:
Assim como o cliente entra na sua lista através do optin (aceitação de recebimento), ele deverá sair através do optout, que é feito através de um link vinculado às peças de email marketing, o qual permite o cancelamento do recebimento, de forma direta ou através de um formulário que indica os motivos da desistência.

Lembre-se: não colocar o link de descadastro nas peças de sua campanha pode fazer com que o seu envio seja classificado como spam, mesmo que você tenha permissão de enviar.

Saiba quais as configurações essenciais para envios de email marketing


Bounce6) Bounce:
Bounce é o erro na entrega do email.
 Ele é um forte indicador da qualidade da sua base de contatos, ou seja: quanto mais, pior.

Os tipos mais comuns de bounce são o Hard, em que o endereço de email já não existe mais e o Soft, quando o endereço existe, mas a mensagem enviada não pode ser entregue.

Muitas vezes, o problema é temporário – a caixa de correio do destinatário está cheia, um aviso de ausência foi configurado ou seu envio caiu no filtro anti-spam por conta do conteúdo do envio, reputação ou engajamento.

Confira mais detalhes sobre o bounce aqui


Graymail7) Graymail:
É um dos principais processos de degradação da entregabilidade de uma lista, em que um contato entra corretamente em sua base, com permissão de recebimento, mas com o tempo perde o interesse, ficando em uma zona indefinida, que não tem mais engajamento (views, clicks ou conversão).

Nestes casos, é indicado utilizar o descanso de base, onde você deixa os contatos sem receber envios por um determinado período. Dessa forma, você melhora a reputação do seu domínio e pode até gerar um novo interesse nos seus contatos.

Saiba mais neste artigo


UAi!

Why? (Por quê?)

Defina os seus objetivos de comunicação.

Ao conhecer o seu público e ter sua base em constante crescimento, é necessário pensar na forma de se comunicar.

Confira a seguir 3 objetivos que você pode atingir ao realizar suas campanhas:


Prospecção e fidelização de clientes:
O fato de enviar emails numa determinada frequência é, certamente, uma forma de estar em contínuo contato, o que realça a presença de marca, e ajuda muito na hora de ser lembrado como opção de serviço ou produto.

Uma forma efetiva de fidelizar clientes é através de automação de marketing. Portanto, use o comportamento do público ou mesmo informações cadastrais para otimizar a sua comunicação nos mais diversos canais que você utiliza.



Lançamento de produtos, serviços ou promoções:
Aumentar as vendas e vender novamente para o mesmo cliente é um dos objetivos mais comuns. Por isso as marcas se dirigem às pessoas que estão interessadas em receber informações sobre ofertas.

Pós-venda com automação de marketing: como fazer?


Conheça as preferências do cliente:
O email marketing dá a oportunidade de conhecer os clientes, a opinião deles e preferências de uma forma muito simples: solicitando diretamente essas informações! Por mais óbvio que possa parecer, poucas mídias oferecem essa facilidade.

Ao vincular a peça de email marketing a um formulário de pesquisa que pergunte, por exemplo, que tipo de produtos ou serviços estão funcionando bem ou o que os clientes estão gostando ou não. Deste modo, as marcas podem melhorar suas estratégias.

O que é Lead Tracking?

Leia também: Email após conversão em formulários: como criar um?


Whaaaaat?

What? (O quê?)

Esta é uma questão importantíssima: o que enviar?

Existem diversos tipos de envios, cada um deles para uma finalidade específica. Os envios de email marketing podem ser feitos para atrair novos contatos, potencializar a venda de um produto ou simplesmente convidar pessoas a se inscreverem em um evento.

Reunimos aqui os 5 tipos de campanhas de emails mais comuns, para que você tenha uma ideia do que é possível fazer:


Tipo de email: ConviteConvite
Se o seu objetivo é fidelizar clientes e gerar engajamento, este é o tipo de envio que você deve considerar. Portanto a ideia aqui deve ser clara: promover seus concursos, sorteios, eventos e cursos – basicamente a atividade básica do marketing de conteúdo.

Todo mundo, inegavelmente, gosta de boas notícias e presentes. Este tipo de conteúdo vai fazer com que seus contatos fiquem encantados.

A interação e o percentual de conversão deste tipo de email costuma ser interessante. Para ter resultado nessa abordagem, primeiramente inclua CTA’s (call-to-actions) ou alguma imagem chamativa , sobretudo, que seja atraente ao clique dos destinatários.


Tipo de email: newsletterNewsletter
Nos casos em que se precisa de uma fidelização direta e simples, sendo assim, a newsletter ou Boletim de Notícias é a resposta para suas preces. Todavia posicionar sua marca e de quebra incrementar o tráfego do seu site são alguns dos benefícios que se pode alcançar com este tipo de envio.

Mas você ainda tem dúvidas quanto à eficácia deste tipo de campanha? A resposta é muito simples: sim, é efetiva. Portanto quem se inscreveu para receber, espera por ela.
Sobretudo, estes envios devem ser feitos somente para quem se inscreveunão aquela lista comprada.


Tipo de email: promoçõesPromoções
Quando você está na busca de novos clientes, qualquer ferramenta que facilite a vida é bem-vinda. As campanhas promocionais são, sem dúvida, um grande aliado para ajudar no aumento dos leads, e tirar o máximo proveito deste tipo de campanha não é difícil.

Diferentemente de uma newsletter, cujo caráter é mais informativo, estes tipos de campanhas focam basicamente em um só objetivo: gerar conversões, portanto é interessante entender que a linguagem entre as duas formas é diferente.

A seguir, veja algumas dicas rápidas para otimizar campanhas promocionais:

  • Busque um assunto que impacte e que seja convidativo à abertura. Por isso tenha em conta que 64% do público só abre o email por causa do assunto;
  • Mantenha um bom equilíbrio entre imagem e texto para levar o leitor direto à conversão;
  • Utilize ações claras e chamativas, sempre colocadas em partes que tenham visibilidade na peça;
  • Evite informação sem importância que possa dispersar a atenção do lead;
  • Use botões sociais na sua peça de email para compartilhar o conteúdo e viralizá-lo;
  • Segmente suas listas de contatos e realize envios personalizados.

Tipo de email: datas especiais

Eventos Temáticos/ Datas especiais

Festividades ou data especiais, como Natal, Páscoa, Dia das mães ou Black Friday, são o momento de colocar em prática nossas melhores táticas e tirar proveito da febre de compras que está no ar. Um envio pontual com ofertas e promoções para sua base de contatos, certamente vai gerar leads.

Neste tipo de envio, é necessário uma segmentação precisa e também personalização. O segredo destas campanhas é saber escolher qual benefício promover para cada público.

Além disso, chamar seus contatos pelo nome dá uma sensação de proximidade e confiança, que os aproxima da conversão. Sejamos honestos: ninguém gosta de receber promoções genéricas. No entanto, você sabia que uma campanha segmentada pode obter até 40% a mais de cliques?

Confira este artigo do blog sobre datas comemorativas, com mais detalhes.


tipo de email: fidelização
Ações de Fidelização
Certamente que construir um vínculo real e duradouro com seus contatos é algo que toda empresa tem em mente.

Uma campanha de fidelização pode ajudar a conseguir isso, mas geralmente é necessário fazer um certo investimento. Afinal um cupom de desconto, um presente ou um convite a um evento exclusivo são coisas que as pessoas normalmente se interessam e, por isso, se transformam em estratégias que podem ser usadas nestas ações.

Sabemos que este tipo de email gera um gasto extra, mas demonstrar a importância que você dá aos seus clientes retornará bons frutos. Como explicamos anteriormente, aproveite datas específicas, aniversários ou outros eventos sazonais que sirvam de pretexto para oferecer algum benefício.


Quando fazer o email?

When? (Quando?)

Frequência de envio

Acima de tudo, a frequência de envio geralmente está relacionada à quantidade de novidades que você tem para comunicar. Nossa dica é basear a periodicidade em um calendário de envio, assim você não excede limites. O envio pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal – isso fica a seu critério. No entanto, um estudo realizado pela DMA UK (associação de marketing britânica) mostra que as taxas de clique não aumentam conforme a frequência de envios.

Veja a seguir a quantidade de envios realizados por mês e sua respectiva taxa média de clicks em 3 anos diferentes:

Envios realizados por mês e sua respectiva taxa média de clicks
Quantidade de envios realizados por mês e sua respectiva taxa média de clicks.
E qual é o melhor momento para enviar?

Baseado em um artigo da costumer.io, resumimos aqui quando você pode fazer ações que terão um melhor retorno.

Terça-feira é o dia que tem as melhores taxas de abertura. Mas esta não é uma regra absoluta: emails de ativação como acessos, eventos de webinar,  criação de contas e troca de senhas abrem melhor perto do fim da semana;  newsletters e conteúdos educacionais abrem melhor no início da semana.  Manhãs têm melhor taxa de abertura, e tardes, as melhores taxa de clique.


Onde é necessário ajustar?

Where? (Onde?)

Configurações de Domínios e Remetentes

O objetivo primário do email é chegar onde ele tem chance de ser visualizado – a caixa de entrada do destinatário.

No entanto, a cada dia que passa, os provedores de email criam mais e mais validações e mecanismos para filtrar conteúdo inútil (e às vezes perigoso) e impedir que eles cheguem na caixa de entrada.

Falaremos a seguir dos 2 termos mais importantes, que você deve não só conhecer, mas também manter configurados corretamente se você quer atingir resultados significativos nas suas campanhas.

DKIM (DomainKeys Identified Mail): Uma técnica que vincula um domínio a uma mensagem de e-mail; usado para verificar a autenticidade de um remetente e aumentar as taxas de entregabilidade.


SPF (Sender policy Framework): SPF é uma tecnologia para combater a falsificação de endereços de retorno dos e-mails (return-path). Confira esse post sobre SPF e DKIM.


DMARC: o registro DMARC é uma autenticação que visa a garantia de autenticidade de um e-mail que tem sido muito bem aceita e largamente adotada, inclusive por grandes players como Google e Microsoft.


Finalizando:
Selecionamos alguns artigos dos nosso blog com foco nas duas últimas perguntas do 5w2h: How? (Como?) e How much? (Quanto?)


Como fazer?

How? (Como?)

Tudo o que você precisa para fazer uma boa comunicação.
Confira as dicas a seguir:
9 dicas imbatíveis para criar um assunto de email marketing
15 dicas para impulsionar a comunicação e retenção de clientes otimizando o layout do seu email marketing
Emojis impulsionam taxa de abertura de email
Como criar um email marketing – passo a passo completo!
Entregabilidade é afetada pela relação entre imagem e texto?

Qual o valor do email?

How much? (Quanto?)

Leitura de métricas, detalhes sobre ROI etc.

Observe as estatísticas diárias das suas campanhas. Elas vão permitir que você tenha insights sobre o que fazer nas campanhas futuras, segmentar melhor e definir a frequência correta de envio para o seu público. E isto não é apenas sobre email marketing, mas sobre qualquer mídia que lhe permita realizar análises.

 

Leia os seguintes artigos:
ROI do Email Marketing é o maior do mercado!
Relatório de email marketing: conheça as métricas que você deve analisar
Bounces no email marketing, como evitar?

Como escolher a ferramenta de email marketing certa

Seguindo essas dicas e entendendo a importância das boas práticas na criação do conteúdo, acompanhando periodicamente a reputação do domínio utilizado como remetente e realizando uma manutenção frequente na base de contatos, consequentemente, você terá um ótimo resultado nas sua estratégia de marketing digital utilizando o E-mail Marketing.

E-mail marketing é uma das ações que mais gera leads e vendas no mercado digital atual. Ou seja: com um dos maiores retornos sobre investimento, este é um canal que pode ajudar você a ter ainda mais resultado ao promover seus produtos e serviços.

No entanto, você pode estar se perguntando como escolher a ferramenta de email marketing ideal para o seu negócio

Antes de mais nada, priorize plataformas que tenham os recursos essenciais para qualificar sua captação de leads, gerar novas vendas e manter seu relacionamento com o público em dia. Recursos como por exemplo modelos de landing pages e peças de email responsivas, fluxos de automação e integração com outros canais de comunicação (como site e redes sociais) podem ajudar.

Bem como é importante que a plataforma de email marketing apresente recursos que ajudem você a qualificar sua comunicação, ela também deve contar com relatórios detalhados de cada ação. Dessa forma, fica fácil entender quais tipos de comunicação têm maior efetividade com o público que acompanha sua marca.

Além dos relatórios, uma boa plataforma de email deve ajudar você a saber qual a melhor maneira de estruturar suas peças a partir da realização de testes. Com o teste A/B, por exemplo, é possível criar diferentes versões de envios de email, alternando informações como assunto, preheader ou então estrutura dos conteúdos da peça, enviar para uma pequena parcela do público as diferentes versões e identificar qual delas têm maior engajamento.

Por fim, um fator muito importante e que pode ajudar você a decidir qual a plataforma certa para sua comunicação: o período de teste. Ao contar com um período específico para experimentar a plataforma de email, identificando os principais recursos dela e principalmente se todos eles podem ser usados sem maiores dificuldades, fica mais fácil entender se vale ou não o investimento.

Email marketing que gera resultados: conheça o Dinamize Mail!

Teste agora!

Mas e aí, este artigo foi útil para você? Então, leia:

As principais funcionalidades de uma ferramenta de email marketing

Email com o produto visitado: veja como aumentar as vendas no seu e-commerce!


Referências:

Aumenta tus ventas en Navidad con Email Marketing | Mdirector
Campaign Objective – The Unbounce Conversion Marketing Glossary
10 Quick and Easy Email Marketing Segmentation Strategies to Try Today
Qué es lo más aconsejable: Single opt in Vs double opt in/
The Definitive Guide to Building a Quality Email List
5 estadísticas sobre email marketing que deberías tener en cuenta para tu estrategia
Cómo diseñar una estrategia de email marketing efectiva desde cero
Email marketing: triplicar tus ventas aunque nunca hayas escrito un email
6 campañas de email marketing que toda marca tiene que conocer
What is the best frequency for email marketing? | Smart Insights
Why the worst day of the week is the best day to send emails – Customer.io

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: