Email marketing: respostas às 3 dúvidas mais frequentes de quem está começando uma campanha

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Como gerente de contas da Dinamize, em 9 anos ajudei a implementar centenas de campanhas de email marketing para todo o tipo de cliente. Entre empresas grandes, pequenas e médias e todos os segmentos estas perguntas sempre surgem, seguem abaixo junto com as respostas:


email marketing#1 Qual o melhor horário para enviar?

Se eu ganhasse R$1 para cada vez que ouvisse essa pergunta já estaria rycah. E sempre que eu respondo sinto uma ponta de decepção, pois simplesmente não existe uma hora mágica onde todos os contatos estarão disponíveis para ler seu email marketing. Em 2013, o celular já era o responsável por 51% de participação na abertura de emails em usuários do Android. Se o email no celular pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar, por que devo insistir em enviar na terça-feira às 10h?

O melhor horário para enviar é quando o SEU público está disponível para acessar o conteúdo, o ideal é realizar testes em diferentes horários com o mesmo tipo de conteúdo para descobrir qual é o seu melhor resultado. Tenho vários exemplos junto aos meus clientes: uma empresa que vende bicicletas esportivas tem taxas de abertura maiores pela manhã enquanto um outro cliente do mercado de entretenimento tem ótimas taxas de abertura no final de semana. Muitas vezes, dentro de uma mesma empresa, é possível ter duas personas diferentes com horários ideiais muito distantes.

Se você já realiza as campanhas através de uma plataforma profissional de email marketing poderá analisar seus resultados anteriores e descobrir qual é sua melhor performance. Também é possível se basear em outras estatísticas, caso tenha disponíveis:

  • Qual é o horário de mais acessos no seu site/blog?
  • Qual é o horário em que seu call center tem mais movimento?
  • Se você tem uma loja virtual, quais são os momentos com maior quantidade de compras?
  • Se inscreva na newsletter do seu concorrente e verifique quais são os horários que ele está enviando

email marketing#2 Qual é a frequência ideal de envios de email marketing?

Muitas vezes, o cliente acha que é preciso realizar envios com uma frequência muito maior do que a desejada pelos contatos. Isso acaba resultando num péssimo engajamento, uma taxa de descadastro alta e até mesmo denúncias de spam. Quando existe uma estratégia definida as empresas tem mais facilidade em entender se a melhor frequência é diária, semanal ou mensal.

Para entender essa estratégia, faço as seguintes perguntas:

  • Se o envio é diário ou semanal, você sempre tem uma novidade para comunicar? Uma base “cansada” de mensagens repetidas ou sem engajamento tende a se tornar inativa.
  • Você tem um calendário de envios? Quais são os períodos mais importantes para o seu negócio? Com planejamento suas expectativas com o resultado serão mais proporcionais.
  • Se você tem um público que interage mais que outro, por que continua enviando com a mesma frequência para ambos? Públicos distintos merecem estratégias de comunicação diferenciadas.

email marketing#3 Como conseguir novos contatos?

Partindo do ponto em que todos sabem que comprar listas de email não funciona, a saída para conseguir novos contatos é investir tempo em conteúdo. No mundo do marketing de conteúdo todas as empresas querem captar contatos para gerar novos negócios, seguem algumas dicas que podem ajudar nessa estratégia:

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Post criado por Juliana Makray, gerente de contas da Dinamize.

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