Como criar um email personalizado?

Por Capa, Dicas, Dicas do Dinamize Automation, Dicas do Dinamize Mail, Email Marketing

email personalizado

email personalizado

De acordo com a Forbes, 80% dos consumidores afirmam que são mais propensos a comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas. Isso não é surpresa nenhuma para os profissionais de marketing, já que as pessoas dão cada vez mais importância para marcas humanizadas.

A verdade é que o ser humano gosta de se sentir especial e de sentir que sua individualidade é valorizada. É por isso que, quando as empresas se comunicam com seus clientes, elas precisam ter uma comunicação mais pessoal, humanizada e personalizada. E o email personalizado é uma das diversas estratégias que você pode usar para atingir isso.

Quer saber como criar um email personalizado para se tornar mais próximo de seus clientes? No artigo de hoje, vamos discutir sobre isso. Continue lendo para saber:

  • O que é email personalizado;
  • Por que usar a personalização;
  • Como criar um email personalizado.

Acompanhe!


email personalizadoO que é email personalizado?

Um email personalizado é um tipo de email enviado com base nas informações pessoais dos contatos para que conteúdo relevante chegue até eles. Uma estratégia de email marketing personalizado utiliza princípios do behavioral targeting para segmentar os contatos e criar diversos tipos de mensagens mais pessoais que atraiam os clientes.

Portanto, se você acha que email personalizado é apenas uma mensagem com o nome do lead, está muito enganado. A personalização vai muito além disso, passando por emails automáticos baseados em comportamento até emails de aniversário e linhas de assunto personalizadas.

Essas são as 3 principais características de um email personalizado:

  • Relevância: o objetivo principal da personalização é gerar relevância para o lead, já que a maior parte das pessoas possui suas caixas de entrada lotadas com mensagens desnecessárias;
  • Conveniência: um email personalizado precisa chegar em um momento conveniente que faça sentido para o consumidor;
  • Pessoal: os consumidores desenvolvem relacionamentos melhores e mais duradouros com as marcas quando sentem que são atendidos por uma pessoa, e não por uma empresa.

email personalizadoPor que usar a personalização?

A personalização traz muitos benefícios para qualquer empresa, já que ela ajuda no desenvolvimento de um relacionamento positivo com os clientes e evita que a marca seja classificada como spam, pois apenas conteúdos relevantes são enviados. Mas vamos ver mais algumas vantagens abaixo:

  • Melhora o engajamento: se você só envia conteúdos interessantes e relevantes para o seu público, as taxas de engajamento dos seus emails com certeza aumentarão. Afinal, as pessoas vão clicar e interagir mais com as suas mensagens;
  • Aumenta as taxas de abertura: linhas de assunto personalizadas levam a 50% mais aberturas, segundo estudos;
  • Aprimora a reputação da empresa: o email personalizado gera menos denúncias de spam, mais satisfação dos leads e redução na taxa de descadastro. Tudo isso contribui para uma imagem positiva da sua marca;
  • Otimiza seu ROI: com melhores taxas de aberturas e de engajamento, é provável que você faça mais vendas e, assim, o seu ROI vai aumentar.
  • Ajuda na criação de conteúdo relevante: como já comentamos anteriormente, a personalização ajuda durante o processo de criação de conteúdo, afinal, fica muito mais fácil de entender quais são os interesses e desejos do seu público.
Receba o conteúdo no email

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso


Como criar um email personalizado?

email personalizado

Agora, vamos colocar a mão na massa: como criar um email personalizado? Existem várias táticas que você pode aplicar. Abaixo, veremos das mais básicas às mais complexas!

Segmente sua lista de emails

A primeira coisa a fazer é segmentar sua base de contatos. Separe seus leads de acordo com características em comum, como sexo, idade, localização, preferências etc. Você também pode separar os grupos com base na última compra que fizeram ou pelo tipo de produto que costumam consumir. Tudo isso vai te ajudar a criar emails cada vez mais personalizados.

Você pode coletar os dados dos seus leads através de formulários e pesquisas.

Personalize com o nome do contato

Você pode personalizar as linhas de assunto do email e até mesmo o corpo do email adicionando o nome do contato. Apesar de muitos profissionais subestimarem essa tática, ela é comprovadamente eficiente. Afinal, as pessoas não querem ser atendidas por robôs. Elas buscam por mensagens mais pessoais e humanizadas.

Veja como personalizar o assunto e conteúdo de seus emails no Dinamize Automation e aumentar suas conversões:

Personalize a imagem do email

Também é legal enviar um email personalizado com base em imagem. Muitas vezes, estéticas e designs diferentes podem agradar diferentes segmentações. Algumas empresas já personalizaram a imagem de seus emails de acordo com a localização do contato. Se ele morasse em Sydney, por exemplo, receberia um conteúdo com fotografias de sua cidade.

Um exemplo de personalização de imagem é a assinatura do email ser enviada de acordo com o vendedor que lhe atende na empresa. Veja então como é fácil programar essa personalização nos emails na Dinamize:

Ofereça conteúdo dinâmico

Com o conteúdo dinâmico, você pode criar campanhas de email marketing baseadas em um modelo fixo, mas com variações de acordo com a segmentação. Por exemplo, uma loja de roupas pode criar campanhas com conteúdo diferente para homens e mulheres, variando entre looks femininos e looks masculinos.

Dessa forma, seus contatos receberão conteúdos que fazem mais sentido para eles e que estão alinhados com os seus interesses.

Envie recomendações de produtos

Aqui, o email personalizado chega a um nível um pouco mais avançado. A partir do histórico de compras de cada cliente, você vai personalizar uma mensagem para recomendar determinados produtos. Mas calma, isso pode ser feito facilmente com uma plataforma de automação e lead tracking.

Ao rastrear o comportamento dos seus clientes, você conseguirá sugerir produtos semelhantes ou complementares àqueles que ele já comprou. Essa estratégia também é muito conhecida como up selling e cross selling.

O nível de personalização já é mais alto nesse caso e, por isso, costuma gerar resultados muito positivos.

Envie email de abandono de carrinho

O email de abandono de carrinho é outro exemplo de email personalizado. Funciona assim: ao identificar que um cliente colocou um produto no carrinho, mas não finalizou a compra, um email é disparado para o contato, incentivando-o a concluir a compra ou sugerindo outros produtos.

Basta rastrear o comportamento do consumidor no seu site e associar esses dados a uma ferramenta de automação. 

Bem, com certeza, o email personalizado é uma ótima maneira de se conectar verdadeiramente com seus clientes e de mostrar que você os valoriza. Com essa estratégia, você terá resultados ainda melhores.

E aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
O que é newsletter e como fazer uma?

Quer saber como implementar todas essas personalizações? Conheça o Dinamize Automation!

Conheça agora!