As funcionalidades mais importantes que uma ferramenta de email marketing deve ter

Por Capa, Dicas, Email Marketing, Marketing Digital

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Uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma estratégia de email marketing é escolher a melhor ferramenta para o seu negócio. Na hora de analisar um serviço de email, é importante saber quais as funcionalidades que ele deve ter.

Existem tantas opções de sistemas de email lá fora que fica difícil escolher. Até mesmo porque existem tanto ferramentas de email marketing quanto de automação de marketing.

Sendo assim, criamos uma lista com as principais características que esses tipos de serviços devem ter. Dessa forma, você pode tomar sua decisão com muito mais tranquilidade.

A seguir, você vai ler sobre:

  • Como o email marketing pode ajudar na sua estratégia digital?
  • 5 funcionalidades que uma ferramenta de email marketing deve ter;
  • Dicas para aproveitar uma ferramenta de email marketing ao máximo.

Vamos lá!


Como o email marketing pode ajudar na sua estratégia digital?

Uma estratégia de marketing digital não se torna completa sem o email marketing.

Imprescindível para gerir leads durante as etapas do funil de vendas, o email marketing é um canal de comunicação muito mais pessoal, personalizado. Ou seja, esse canal possibilita o desenvolvimento de um relacionamento com os clientes.

Além disso, as funções de uma ferramenta de email marketing permitem mensurar resultados, email por email e campanha por campanha. Os sistemas de envios fornecem todos os dados necessários para fazer uma análise das ações.

Se aliado com outras estratégias digitais, como de redes sociais e de blogs, o email marketing pode aumentar a receita da sua empresa, já que ele redireciona seus clientes para as suas páginas de conversão.

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5 funções que uma ferramenta de email marketing deve ter

Com os benefícios do email marketing já apresentados, vamos para as funcionalidades dele. Todo sistema de email de qualidade precisa ter as características que citaremos abaixo para que sua campanha realmente seja eficiente.

Veja agora as principais funcionalidades de uma boa ferramenta de email marketing:

criação de templates de email personalizados1. Criação de templates

Qualquer ferramenta de email marketing deve possibilitar uma criação fácil e intuitiva de templates. Ela também deve permitir a personalização das peças de email, através de um editor simples. Dessa maneira, você poderá construir emails customizados de acordo com a identidade da sua marca.

E é claro, nada disso deve requerer que você precise ter conhecimentos de HTML. A grande sacada dessas ferramentas é facilitar o seu envio de emails com layouts prontos.


Segmentação de leads e clientes2. Segmentação de contatos

Geralmente, boas ferramentas de email marketing possuem um sistema de segmentação de contatos que você não só pode como deve usar. Portanto, os serviços de email marketing fornecem informações de comportamentos e necessidades dos seus leads, além de:

  • Dados demográficos, como idade e gênero;
  • Cargo que ocupam/profissão;
  • Engajamento;
  • Interação.

Com tudo isso, você poderá criar listas de contatos e personalizar suas mensagens de acordo com o perfil do seu lead. Segundo um levantamento realizado pela Dinamize, campanhas segmentadas oferecem uma taxa de abertura 14% maior do que campanhas não segmentadas.


fluxos de automação de marketing3. Automação de email

Email marketing envolve tarefas repetitivas e manuais que precisam de atenção constante. Por isso, um serviço de email que possui automação de email e processos é a melhor opção, já que vai economizar o seu tempo e vai configurar suas bases campanhas através de:

Nem todas as ferramentas de email marketing possuem dentre seus recursos a automação de email, por isso, atente-se a esse fator na hora de tomar sua decisão. A Dinamize Mail e Dinamize Automation são dois exemplos de ferramentas que oferecem esse sistema.


nutrição4. Fluxo de nutrição automatizado

Um fluxo de nutrição é, basicamente, um passo a passo que a ferramenta deve seguir de acordo com as respostas de cada lead aos emails. Se um lead se cadastrou através de um formulário para baixar o seu ebook sobre marketing de conteúdo, por exemplo, ele pode receber:

  1. Um email de boas vindas com dicas de marketing de conteúdo;
  2. Alguns dias depois, ele receberá um email para se inscrever em um curso gratuito sobre produção de conteúdo;
  3. Uma oferta de consultoria de marketing de conteúdo;
  4. Os leads que não se inscreveram, receberão dicas sobre como escolher um serviço de consultoria de marketing de conteúdo.

E assim vai. Com esses fluxos, você conseguirá fazer com que o seu lead passe por todas as etapas do funil de vendas necessárias até a compra!


Teste AB5. Testes A/B

Todo sistema de email marketing deve permitir que você faça testes para avaliar o desempenho das suas campanhas. O objetivo principal do teste A/B é comparar duas versões diferentes do mesmo material. Achou confuso?

Vamos exemplificar: digamos que você quer comparar dois tipos de layouts em uma mesma campanha. Antes de mais nada, você cria duas versões do mesmo email e dispara cada um para um percentual do seu banco de contatos.

Depois, é só analisar os resultados para descobrir qual email teve a melhor performance. Dessa forma, você entende que tipo de design é mais atraente para seus leads.

Na plataforma da Dinamize, por exemplo, o teste A/B faz envios de até 6 versões e identifica a melhor opção de acordo com a quantidade de visualizações, cliques e a melhor entrega.


Dicas para aproveitar os recursos da ferramenta de email marketing ao máximo

Como vimos acima, o email marketing é essencial para estratégias digitais e de inbound marketing. Portanto, esses serviços devem contribuir de maneira inteligente com a sua gestão de leads, nutrição de conteúdo e relacionamento.

Mas como usar as ferramentas de email marketing da melhor maneira possível? Veja abaixo algumas dicas para aproveitar todos os recursos ao máximo e ainda economizar tempo.

Evite cair na caixa de spam

Uma das piores coisas que você poderia fazer é investir dinheiro em um serviço de email marketing e acabar caindo nas caixas de spam de seus usuários. Assim, recomendamos que você siga as seguintes dicas:

  • Forneça o endereço da sua empresa;
  • Permita que seus destinatários possam se descadastrar a qualquer momento;
  • Envie apenas conteúdo relevante.

Personalize seu email de boas-vindas

É sempre bom dar boas-vindas aos seus destinatários com uma mensagem que inclua o nome deles. Isso porque deixa o seu email mais pessoal e customizado, proporcionando uma conexão maior entre vocês.

Crie layouts de acordo com sua identidade de marca

Não se esqueça de que a sua identidade visual não pode ficar de lado nessas horas. Portanto, ao criar um email, pense no seu branding e envie emails com uma estética que combine com a sua identidade.

É sempre bom haver uma uniformidade nos emails enviados. Assim, os seus leads podem identificar mais facilmente qual empresa está falando com eles.

Adicione Texto Alternativo nas imagens

Então, ao criar seu email, você pode inserir banners, imagens, logos, botões, redes sociais e todo o tipo de mídia visual. Mas o que poucas pessoas sabem é que é importante otimizar as suas imagens.

Um alt text é um texto descritivo que ajuda o usuário a entender o que aquela imagem significa. Portanto, caso suas imagens e botões não carreguem no servidor da sua audiência, é sempre bom contar com a ajuda de um alt text, já que ele poderá explicar ao usuário o que está ali.


Referências:

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