Higienização da lista de emails: como e por que fazer?

Por Capa, Dicas, Dicas do Dinamize Automation, Dicas do Dinamize Mail, Email Marketing, Geração de Leads, Marketing Digital

Higienização da lista de emails

Higienização da lista de emailsFazer o gerenciamento das listas de emails é primordial no marketing, afinal, uma boa gestão de leads garante que a sua base de contatos esteja sempre “quente”. É dessa maneira que você consegue evitar gastos desnecessários com clientes que não estão interessados na sua marca.

Sabemos que, dentro do email marketing, práticas como o envio de spam e a alta frequência de mensagens podem prejudicar o seu desempenho. Contudo, há algo a mais que você deve levar em consideração: os contatos cadastrados inexistentes e irrelevantes. É nesse momento que a higienização da lista de emails se torna necessária.

Não adianta você ter todos os cuidados com o seu conteúdo se não estiver fazendo uma limpa na sua base de contatos de tempos em tempos. E nós vamos te mostrar porque isso é importante a seguir. Você vai saber:

  • O que é a higienização da lista de emails;
  • Quais os benefícios dessa prática;
  • Como saber quando é a hora de higienizar a sua base;
  • 4 dicas para fazer uma boa higienização da lista de emails.

Higienização da lista de emailsO que é a higienização da lista de emails?

A higienização da lista de emails envolve a remoção de contatos inativos ou inválidos da sua base. Você pode fazê-la manualmente ou automaticamente, sendo a última a melhor opção. Quando um contato se descadastra da sua base, por exemplo, o software de automação vai removê-lo da lista na hora.

Se você deixar pra fazer isso manualmente, pode correr o risco de se esquecer e, consequentemente, ser marcado como spam. E isso vai acabar trazendo problemas para o seu desempenho e entregabilidade.

O fato é que a depreciação de uma lista é comum: muitas pessoas mudam de endereço de email, outras trocam o serviço de email e há ainda aqueles clientes que te passam endereços errados ou então inexistentes. Por isso, limpar a sua base deve ser algo encarado como natural.

Leia também: Descanso de base: mantenha a entregabilidade e eficiência


Higienização da lista de emailsQuais os benefícios dessa prática?

A higienização de uma base gera diversos benefícios para as empresas, pois marcas que enviam campanhas para endereços inválidos são mal vistas. Veja a seguir alguns deles:

Maior taxa de abertura e de cliques

Ao limpar sua lista de emails, você enviará emails e ofertas apenas para aquelas pessoas que realmente se interessam e se engajam com seu conteúdo. Isso significa que suas taxas de abertura e taxas de clique irão naturalmente subir e, portanto, a sua entregabilidade vai aumentar.

Menos denúncias de spam

Muitos contatos podem te marcar como spam se eles não tiverem se cadastrado na sua lista ou se eles não estiverem mais interessados nos seus conteúdos. O Gmail e outros provedores possuem o seguinte sistema: se você recebe muitas denúncias e marcações, pode acabar caindo direto na caixa de spam de todos os seus contatos.

Sim, os seus emails não vão mais cair na caixa de entrada de seus clientes. É aí que a coisa fica feia, pois atualmente é cada vez mais difícil de recuperar sua reputação depois que você foi marcado como spam. Assim, suas taxas de conversão vão apenas cair.

Menos custos e ROI mais alto

Além de todos esses benefícios, há outro fator importante: os custos. Quanto maior for o seu número de leads, mais caro o serviço dos provedores de email será. E vale a pena pagar um valor absurdo por 30.000 contatos quando somente 5.000 deles se engaja com os seus emails?

Como resultado disso, seus custos serão otimizados e o seu ROI de email marketing só vai aumentar. Viu só como fazer a higienização da lista de emails impacta a sua empresa de maneira positiva?

Receba o conteúdo no email

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso


Higienização da lista de emailsComo saber quando é a hora de higienizar a sua base?

Você consegue saber quando é a hora de higienizar a sua base ao analisar as métricas do seu email marketing. Atente-se ao gráfico de taxas de abertura e cliques. Se você perceber que houve um declínio nas últimas campanhas, isso pode ser um sinal. Veja como há um padrão de queda no gráfico abaixo:

gráfico de taxa de abertura e taxa de cliques: higienização da lista de emails

Além disso, preste atenção nas quantidades de denúncias de spam e de bounce rate que você anda recebendo. Nós já explicamos sobre os perigos do spam acima. Contudo, o bounce rate é diferente, pois ele é uma taxa que mede a porcentagem de emails que não foram entregues porque retornaram ao servidor.

Se você tem um alto bounce rate, isso significa que podem haver diversos endereços de email inválidos, inexistentes ou com algum erro. Em resumo, os principais fatores para decidir se uma higienização da lista de emails é necessária são:

  • Taxas de abertura baixas;
  • Taxa de cliques baixas;
  • Muitas denúncias de spam;
  • Muitos descadastros;
  • Diversos erros de email, como por exemplo hard bounce e soft bounce.
Receba o conteúdo no email

Saiba quais as configurações essenciais para envios de email marketing


4 dicas para fazer uma boa higienização da lista de emails

Higienização da lista de emails

Agora, vamos ver algumas dicas para que você possa fazer essa limpeza da melhor forma possível!

Comece pelas listas mais ativas

Dê prioridade às listas de contatos mais ativas, ou seja, as que já se engajam com você. Afinal, nelas estão os seus clientes mais fieis e interessados. Dessa maneira, elas ficarão ainda mais otimizadas.

Remova pessoas que se descadastraram

Se você possui alguns contatos que pediram para se descadastrar da sua lista, honre os pedidos com urgência. Não seja como aqueles vendedores de telemarketing que ligam várias vezes, mesmo que o cliente já tenha avisado que não quer mais receber ligações. Isso só vai prejudicar a imagem da sua empresa.

Delete emails suspeitos

Uma higienização de lista eficiente requer que você delete endereços que parecem suspeitos ou maliciosos. É claro que você não precisa fazer isso manualmente, já que existem diversos softwares de automação que podem te ajudar com essas tarefas, como a própria Dinamize Mail. Mas vamos a alguns exemplos de emails suspeitos:

Há endereços que podem até mesmo se passar por marcas, mas que na verdade são emails falsos feitos por hackers. Então, cuidado. Além disso, qualquer email que venha com uma combinação de letras e números sem sentido pode ser apenas inválido ou spam.

Delete emails duplicados

Muitas vezes, as pessoas acabam se cadastrando em uma lista duas vezes ou você mesmo pode ter captado leads e enviado algumas duplicatas sem querer para a ferramenta de email. Os emails duplicados reduzem o ROI dos seus esforços de marketing e enchem sua lista com endereços desnecessários.

Mas não se preocupe! A maior parte das ferramentas de email possui um sistema que deleta duplicatas pra você. É só saber configurar.

Mas e aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
Como qualificar sua lista de contatos com double opt-in (dupla confirmação de emails)?

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Referências:

Email list cleaning: clean your list without losing conversions