Infográfico – Evolução do email – Saiba como surgiu o email

O primeiro email surgiu em 1971, quando o programador Ray Tomlinson precisava se comunicar com os colegas do mesmo projeto que ele, o ARPANET, que é basicamente o que a gente conhece hoje por internet. Ele criou então um aplicativo de troca de mensagens de texto. E essa ficou conhecida como a primeira troca de emails da história.

O primeiro envio em massa aconteceu em 1978, quando Gary Thuerk enviou uma promoção de computadores da empresa em que ele trabalhava para aproximadamente 400 pessoas. Isso gerou uma grande receita para empresa, mas também ficou conhecido como o primeiro envio de SPAM, já que ele não possuía autorização para enviar a mensagem para aqueles contatos.

Com a chegada do FAX em 1989, muitos especialistas da época acreditavam que era o fim do email, já que nada poderia substituir o uso do papel.

Mas o avanço da internet foi tão grande que muitas pessoas já utilizavam o email em universidades e grandes empresas, pois o custo ainda era muito alto. A popularização do email aconteceu em 1996, quando o Hotmail disponibilizou contas gratuitas na web para o público em geral.

As empresas viram no email, um ótimo ponto de contato com seus clientes e uma oportunidade para comercializar seus produtos, criando ações de email marketing. Em 2008, mais de 92% do tráfego de email era de SPAM. Os provedores começaram a cuidar esse tipo de mensagem e utilizar filtros anti-spam. Então, em 2016, esse número já havia caído para 59%.

Grandes provedores utilizam não somente filtros anti-spam, mas também análises de comportamento e engajamento de seus usuário. Assim, o Google garante hoje que menos de 1% dos emails que chegam na caixa entrada de seus usuários, podem ser SPAM.

Confira esse infográfico com a história da mídia com o maior ROI do mercado, o Email!

Infográfico - Evolução do email
A história da mídia com o maior roi do mercado, de acordo com a DMA (Direct Marketing Association), cada Dolár investido gera 44 doláres
Também é a mídia mais ecológica - O uso do email poupa árvores de serem cortadas para virarem papel.
1971 - O Programador Ray Tomlinson envio o primeiro email da internet. 1982 - A palavra email é usada pela primeira vez. 1991 - Especialistas da época garantem que é o fim do email com a chegada do FAX


O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com a Dinamize?

Conheça agora!

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: