Utilize o Power BI da Microsoft com o Livebuzz

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Livebuzz, Livebuzz

Business Intelligence na era das redes sociais

O BI ou Business Intelligence ou ainda Inteligência de negócios (em português) é um conjunto de ferramentas que tem como principal objetivo coletar, monitorar, organizar e analisar dados. É muito utilizado para grandes volumes de dados, tais como: arquivos xml, planilhas excel, bancos de dados, etc.

Você pode obter diversos relatórios com informações importantes para tomadas de decisão, identificação de oportunidades, análises preditiva e prescritivas. Tudo isso proporciona uma grande inteligência de negócios que pode garantir vantagem competitiva e estabilidade nos negócios.

Até mesmo para identificar fraquezas da empresa e lacunas nas estratégias o BI acaba tornando-se um forte aliado. Pensando nisso analisar grandes volumes de dados dos principais concorrentes além dos principais stakeholders (fornecedores, clientes, credores, etc.) que podem em algum momento se tornar uma ameaça.


Redes Sociais – Um oceano de informações e dados

Você já parou para pensar no volume de informações compartilhadas em redes sociais pelos usuários? E quanto dessa informação está disponível publicamente? Já pensou na possibilidade de cruzar grandes volumes de dados disponíveis nas redes sociais com dados internos da empresa?

Três fatores são determinantes para que isso se torne possível. O primeiro é coletar essas informações, utilizar alguma solução que possibilite identificar quais informações são relevantes para o negócio e coletar essas informações.

O segundo fator é organizar essas informações, por classificações de sentimento, tagueamentos, período, mídias (Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr, e demais mídias.), expressões, etc.

O terceiro fator é a possibilidade de integrar essas informações e dados gerados pela coleta e organização numa plataforma de BI.


Utilizando o Power BI da Microsoft no Livebuzz

Recentemente integramos o OneDrive da Microsoft no Livebuzz, e com isso viabilizando o uso do Power BI com os dados de itens monitorados. Nossos clientes vão ampliar ainda mais o poder do monitoramento de redes sociais e com isso obter maiores resultados nos seus negócios e um grande ganho de inteligência estratégica.

O Power BI possui diversos recursos como painéis interativos, análise consistente utilizando SQL Server Analysis Services e Azure Analysis Services, possibilidade de inserir relatórios interativos em aplicativos com o uso do Power BI Embedded. Além disso, você ainda conta com versões para desktop, mobile e gateway para conectar em fontes de dados locais.

Para você integrar sua conta do OneDrive no Livebuzz será preciso definir dentro do Power BI uma pasta da sua conta do OneDrive para leitura dos arquivos exportados dos itens monitorados.
Feito isso é só seguir estes 8 passos:

1 – Clique em Monitoramento
2 – Em Monitoramento clique em Configurações
3 – Em configurações clique em Exportação Automática
4 – Agora em INTEGRAR CONTA clique no botão + Conta do OneDrive



5 – Você será redirecionado para a tela de login do OneDrive no portal live.com da Microsoft. Preencha,insira um endereço de email, número de telefone ou nome do Skype válidos e clique em Próximo
6 – Na próxima etapa insira a senha e clique no botão Entrar. Na próxima etapa você o Livebuzz vai precisar de sua permissão para acessar informações do OneDrive. Clique em Sim na tela que aparecer.

7 – Na próxima etapa (no Livebuzz) em Pasta do OneDrive digite a pasta que você irá exportar os itens monitorados
8 – Em “Todos os itens a partir de” selecione a partir de qual data você quer exportar os itens monitorados para pasta do OneDrive e clique no botão Salvar

Pronto, você integrou o OneDrive com o Livebuzz!


Tire sua dúvidas relacionadas a integração do OneDrive no Power BI nos links a seguir:

Até a próxima integração 🙂

Por Thiago Blauth Ferreira – Gestor de Contas e Especialista Livebuzz


Deixe um comentário