Novo relatório facilita o gerenciamento da base de contatos

novo-relatorio-facilita-o-gerenciamento-da-base-de-contatosTemos uma novidade para você que deseja gerenciar ainda melhor a sua base de contatos no Dinamize Mail ou no Dinamize Automation.

Além de relatórios como os de SEO, envios de email marketing, landing pages, agora você conta também com um relatório de estatística da sua base de contatos, com dados cronológicos sobre a situação da sua base.

Para acessar esse relatório, acesse o menu “Contatos” (no Automation, “Contatos” > “Listas”) e, ao selecionar sua lista, clique em “Estatísticas de Uso”:

estatísticas de usoAs estatísticas estão divididas em dois grupos: “estatísticas da lista”, com uma visão geral da lista de contatos e “estatísticas de operação”, que apresenta de forma cronológica detalhes da sua base.

Relatórios da lista - totalizado

As estatísticas da lista contam com as seguintes informações:

  • Aptos – Contatos que estão na sua base e podem participar das suas ações de marketing, como envios de email e SMS;
  • Inválidos – Contatos que são considerados como inválidos pelo sistema, que tenham sido desativados pelo provedor de email ou que não existem;
  • Em Descanso – Que foram colocados em um período de descanso, ou seja, não participarão das suas ações;
  • Removidos – Aqueles que foram removidos da sua lista de contatos.

Também é possível analisar, de forma cronológica, outras informações da sua base de contatos, como o total de contatos, quais deles não participam de envios e por quais motivos.

contatos que não participaram do envio

Entre as informações disponíveis no relatório, você pode verificar a quantidade de contatos que solicitou descadastro da base de contatos nos seus envios. Essa informação pode ser útil para que você analise o contexto geral das suas ações.

Caso tenha um crescimento na quantidade de descadastros em um mês, por exemplo, você pode buscar informações que ajudem você a buscar forma de reduzir esse número.

Os contatos já estão acostumados com um determinado número de envios recebidos. Por isso, aumentar a quantidade de envios realizados pode ser prejudicial para sua estratégia.

Antes de aumentar a frequência de envios, inserindo novos temas em seus envios, questione os contatos para saber se eles possuem interesse em receber mais emails. Dessa forma você não sofrerá problemas na entregabilidade do seu email.

Também é importante ser claro quanto ao tipo de conteúdo que deseja encaminhar para o seu contato.

A forma mais simples de resolver essa questão é inserir, em seus formulários de cadastro, um campo onde o usuário possa marcar quais tipos de informação ele deseja receber. Assim, você pode usar as opções indicadas por ele como base para filtrar o público dos seus envios.

Além das informações apresentadas anteriormente, ainda é possível detalhar outras informações no menu “Estatísticas de operação”:

  • Contatos – informações sobre a inclusão de contatos na base e sobre a forma que eles foram inseridos e também informações sobre a remoção de contatos da conta (caso tenha removido);
  • Descanso – análise de contatos entraram no período de descanso de base no mês e quais contatos saíram;
  • Descadastro – dados sobre o número de contatos que, ao receber seus envios, se descadastram, denunciam como spam ou são inseridos diretamente no descadastro, através de importações ou manualmente;
  • Válidos – controle sobre quais os contatos válidos foram inseridos no mês. Também apresenta os contatos inválidos.

Aproveite esta nova funcionalidade para entender como a sua base está se comportando, assim você conseguirá aproveitar melhor a sua comunicação e engajar o seu público.

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Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

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