O que é Google Meu Negócio: como criar uma conta?

DinamizeDica, Dicas do MKT2Easy, Dinamize, Marketing Digital, MKT2EasyLeave a Comment

O que é Google Meu Negócio: como criar uma conta?

O Google Meu Negócio é um serviço voltado para aqueles que desejam divulgar suas empresas em resultados orgânicos de pesquisa.

Leia nosso post para entender como funciona o Google Meu Negócio e aprenda a criar o seu cadastro. Criando um cadastro para a sua empresa no Google Meu Negócio, você impulsiona a sua marca de forma orgânica!


Benefícios

Público interessado no seu negócio

Um ponto que evidencia a importância deste cadastro é o fato de apresentar sua empresa para um público que já tem um interesse prévio. Seu negócio só aparece para usuários que busquem pela sua empresa ou por um tipo de serviço semelhante ao que o seu negócio oferece.

Pensando nos casos em que a busca é realizada com o nome da empresa, uma conta no Google Meu Negócio pode fazer com que o usuário tenha uma noção de como sua empresa é vista. A partir disso, ele pode verificar os comentários deixados sobre ela, formas para entrar em contato, entre outras informações.


Resultado de buscas por localização

Quando um usuário buscar por um termo específico, sem apontar um local ou nome de empresa, ele terá como resultados desta pesquisa empresas que estejam relacionadas a palavra indicada na pesquisa. Neste caso, o Google considera a sua localização atual para apresentar os resultados mais próximos.

Caso realize as buscas a partir de smartphones, a precisão dos resultados deve ser maior. Isso porque o Google pode utilizar a localização do GPS do aparelho.

Indicando na sua busca um local específico, o Google apresentará resultados de acordo com o lugar detalhado na busca. Caso o usuário busque por uma empresa que já está cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado da busca apresentará maiores informações, como comentários sobre a empresa, itens semelhantes, horário de funcionamento, entre outros detalhes.


Espaço de interatividade com o público

Você pode se beneficiar de diversas formas no espaço que o público encontra para comentar sobre o seu negócio. Sempre que solicitadas (e também quando não são solicitadas) as pessoas gostam de manifestar suas experiências com determinados serviços.

A partir das opiniões dadas a sua empresa, você ganha informações valiosas para qualificar os serviços prestados por você e evitar futuras críticas. Além disso, esse espaço pode ser utilizado pelos usuários para que tirem suas dúvidas.


Como cadastrar o seu negócio

Acesse a página inicial do Google Meu Negócio para criar sua conta.

Passo 1

A primeira informação a ser inserida é o nome da empresa. Verifique os termos de serviço e a política de privacidade para continuar.

Feito isso, cadastre as informações sobre a localização da empresa. Ao fornecer esses dados, quem localizar sua empresa em uma busca do Google poderá obter também as rotas que levam ao endereço físico do seu negócio.

Passo 2

Passo 3

No final da edição, você encontrará mais duas opções para personalizar sua conta:

1 – área de cobertura: para empresas que fazem visitas técnicas e/ou entregas, este recurso auxilia para informar o público sobre quais regiões são atendidas.

Nos passos seguintes da edição de sua conta, você poderá informar a sua área de cobertura, de acordo com os parâmetros apresentados abaixo:

Passo 4

2 – Ocultar endereço: caso seu negócio não possua um endereço físico ou você não tenha interesse em divulgá-lo, basta selecionar esta opção.

Depois disso, informe a categoria do seu negócio. Essa informação pode fazer com que seu cadastro seja encontrado quando os usuários buscarem por uma categoria, e não pelo nome do negócio.

Passo 5

Nesta etapa, informe canais para contato. Pode informar número de telefone ou então seu site (se tiver um). Além disso, você pode também criar um site com base nas informações cadastradas anteriormente.

Passo 6

Por último, você precisará confirmar sua associação com a empresa. Depois disso, seu cadastro estará concluído, podendo criar postagens para promover seu negócio e interagir com o público.

Passo 7

Assista o webinar sobre Marketing Digital com Google Meu Negócio, apresentado por Odo Reginatto dos Santos – Consultor de Negócios da Agência Upside Inteligência Digital.

Faça download do material apresentado no webinar


Artigo escrito por Eduardo Brum e diagramado por Francis Fussiger.