O que é Podcast e como fazer o seu

Eduardo BrumCapa, Marketing Digital

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O-que-é-podcast-e-como-fazer-o-seu

Podcasts são todo o tipo de mídia de áudio que possa ser ouvida em dispositivos móveis e computadores. 

Existem diversos tipos de podcast e, cada vez mais, empresas e profissionais autônomos adotam esse canal para produzir conteúdo e obter mais seguidores.

Se você tem interesse em saber mais sobre podcasts, como fazer e ainda alguns exemplos de formatos, leia o post até o final!


Podcasts em númerosPodcasts em números

Em 2013, a Apple divulgou que um bilhão de pessoas ouviam podcasts através do seu aplicativo nativo em todo o mundo.

Trazendo para uma realidade e para um período mais próximo, no Brasil o número de ouvintes de podcast também são interessantes. Uma pesquisa feita pelo Ibope e divulgada na Maratona Piauí CBN de Podcast 2019 mostrou que 40% dos entrevistados já ouviram algum programa de áudio na internet

Outros dados:

  • 19% das pessoas ouve podcasts pelo menos três vezes por semana;
  • Jovens entre 16 e 24 anos são os ouvintes mais frequentes;
  • 75% dos ouvintes brasileiros utilizam o celular para ouvir;

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site da Revista Piauí.


Como criar o seu podcastComo criar o seu podcast

Existem podcasts de todos os tipos, tanto em termos de estrutura adotada quanto no assunto. Mesmo assim, vale destacar algumas dicas que podem ajudar você independente da sua ideia de podcast.


1 - Definição de objetivos/tema1 – Definição de objetivos/tema

A primeira etapa para a criação passa diretamente pela compreensão do público ao qual deseja atingir com o conteúdo. 

Se você deseja produzir um podcast para uma determinada marca, por exemplo, não deixe de lado as informações sobre os consumidores. Os dados obtidos através de estudos de buyer persona podem ajudar a definir quem são as pessoas que deseja impactar e quais assuntos fazem sentido para elas.

Caso o seu objetivo seja produzir um produto para criar uma nova marca, se informe sobre o público que costuma se interessar pelo seu assunto. Outra opção é buscar outros podcasts que sejam referência e que falem sobre temas semelhantes aos que deseja inserir no podcast.

Importante lembrar que ter um podcast como referência está longe de ser a mesma coisa que copiar ele. Por falar em cópia, pesquisar por podcasts sobre os assuntos que você deseja tratar no seu produto vai ajudar também a ter ideias diferentes para apresentar o seu conteúdo.


2 - Equipamentos/ferramentas necessários2 – Equipamentos/ferramentas necessários

Dependendo do tipo de conteúdo que você deseja produzir, precisará ir além de um simples gravador. Para gravar programas com mais de um participante, por exemplo, é preciso encontrar forma de captar o som de todos os que estiverem na gravação do podcast.

Se o dinheiro estiver curto para criar um espaço de gravação, com microfones e tudo mais, não se desespere: 73,5% dos produtores de podcasts gravam em casa, sem ter um estúdio próprio; 26,7% improvisam um estúdio.

Existem diversos programas de edição de áudio, mas o Audacity é, definitivamente, o nome que está em todas as listas sobre o tema. Isso porque ele permite captar e editar áudio (um de cada vez, claro).


3 - Sobre dados e participantes

3 – Sobre dados e participantes

Por mais que o podcast que você queira gravar seja sobre um assunto que você domina, busque por fontes que agreguem conhecimento ao que deseja apresentar. Informações complementares, que aprofundem a informação que deseja passar e ideias diferentes das suas tornam o conteúdo mais complexo para os ouvintes.

A demanda de pesquisa varia de acordo com o tipo de podcast a ser produzido, tudo depende do formato. Podcasts sobre temas mais complexos e que exigem um maior aprofundamento, como você deve imaginar, ocupam um maior tempo de pesquisa. 

Outra forma de qualificar o seu podcast é trazendo convidados para ele. Profissionais com credibilidade no assunto abordado ajudam a fazer do podcast informativo e útil para quem escuta. 


4 - Roteiro

4 – Roteiro

Depois de realizar o levantamento de dados, confirmar participantes e assunto a ser abordado é hora de estruturar o roteiro do podcast. Nele, devem estar todas as informações necessárias para conduzir o podcast, como texto a ser lido, efeitos sonoros, gravações de áudio e outros.

O tamanho do roteiro e a quantidade de informações apresentadas nele vão variar, principalmente, de acordo com o formato do podcast

Podcasts de mesa redonda, onde um determinado assunto é discutido entre um grupo de participantes, a tendência é que o roteiro apresente mais informações sobre a introdução do programa e o fechamento. Já os chamados podcasts de storytelling devem contar com um roteiro que apresenta todo o texto a ser lido pelo(a) locutor(a).

Independente do tipo de podcast que deseja fazer, não caia na ilusão de que ligar o gravador e sair falando sem ter um roteiro vai dar certo: pesquise com antecedência sobre o assunto que deseja falar que o sucesso – e a satisfação do ouvinte – são muito mais garantidos.


5 – Como publicar meu podcast?5 – Como publicar meu podcast?

De nada adianta produzir um bom podcast se não saber onde divulgá-lo, não é mesmo? Mas fica tranquilo que existem diversas formas de divulgar o conteúdo produzido:

1 – Spreaker
2 – Soundcloud
3 – Anchor
4 – Castbox
5 – Buzzsprout


Quer saber mais sobre podcasts? Fique ligado no nosso blog, pois vamos publicar novas dicas logo mais 😉


Referências:

A história do Podcast (Podcast-se, 29 minutos): https://www.comunique-se.com.br/blog/conheca-a-historia-do-podcast-no-mundo/

O Ano do Podcast no Brasil (Anticast, 2h15min): http://anticast.com.br/2019/06/anticast/anticast-391-o-ano-do-podcast-no-brasil/

Quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil (piauí): https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/