Por que utilizar uma ferramenta de email marketing?

Por Automação de Marketing, Capa, Dicas, Dinamize, Email Marketing, Ferramentas, Geração de Leads, Inbound Marketing, Landing Pages, Marketing Digital, Redes Sociais, SEO

Ferramenta de Email marketing

Por que utilizar uma ferramenta de email marketing?

O email marketing é um dos canais de venda mais consolidados no mundo. Por essa razão, investir em uma ferramenta de email marketing profissional é extremamente recomendado para qualquer segmento.

Além de ser um canal de vendas efetivo, o email marketing é um dos principais meios de comunicação entre empresas e clientes. Mesmo que sejam diversas as metodologias e mídias que surgem no marketing digital, as campanhas de email marketing seguem como as ações com o melhor custo benefício nos mais diferentes segmentos de atuação. Conheça alguns motivos para usar uma ferramenta de disparo de email marketing:

  • Criação de layout de email mais atraente e adaptado aos diferentes dispositivos em que um usuário pode abrir seu email (como smartphone, desktop, tablets, etc.);
  • Realizar melhor gestão da base de leads e clientes identificando a origem de cada endereço de email, interesses e comportamentos. Além de identificar contatos que deixaram de existir em sua caixa de email, ou que não desejam mais receber seu conteúdo.;
  • Possibilitar a mensuração das campanhas de email realizadas, identificando pessoas que abriram, clicaram, onde clicaram e diversas outras informações sobre os emails disparados;
  • Ferramentas de disparo estão preparadas tecnicamente para envios de grande volume, não afetando o seu serviço de email corporativo, que possui limitações de envios diárias.

E vários outros motivos que irão variar de acordo com a necessidade de sua empresa e a ferramenta de disparos de email marketing escolhida.


conheça os principais benefícios de vantagens de se utilizar uma ferramenta de disparos de emailBenefícios em usar uma ferramenta para envios de email marketing

O envio de email marketing é um recurso utilizado por milhares de empresas de todos os tamanhos e segmentos ao redor do mundo. Muitas delas, ainda não experimentam infinidades de ações que podem ser feitas através de um software para email marketing.

Se você não utiliza uma ferramenta de email marketing, ou ainda não explora todas as possibilidades que uma plataforma de disparos de email marketing profissional pode oferecer, elencamos alguns dos principais benefícios de ter uma ferramenta de email:

Melhor retorno por valor investido

O email marketing é disparado a mídia recomendada para aumentar sua receita, pois é a mídia com o maior retorno por valor investido (ou como conhecido, o ROI). Utilizando uma plataforma profissional para enviar emails, você aumenta a taxa de abertura das mensagens. Isso porque as plataformas são otimizadas para uma melhor entregabilidade de suas mensagens, ou seja, as chances de seu email chegar na caixa de entrada dos destinatários aumentam.

Maior alcance, mas de forma direcionada

Qual outra mídia permite que você impacte o seu público com uma única ação? O email é um dos poucos canais que possibilita uma comunicação imediata com seu público. Contudo, nem todos os seus contatos são iguais e, por isso, a mesma oferta pode não atrair todos eles, correto?

É nesse momento que a plataforma de email dará uma maior praticidade para criar uma campanha para diferentes segmentos dentro de sua base de contatos. Alcançando sempre uma grande quantidade de pessoas, todavia, segmentando suas ações de acordo com os interesses deles.

Resultados do email marketing são mensuráveis

Um dos maiores benefícios de um sistema de email marketing é a capacidade de mensurar todos os dados da campanha. Alguns exemplos de números que podem ser identificados: contatos que visualizaram o email, horário e até o local onde o lead estava no momento em que abriu sua mensagem. Outro dado que é mensurado em algumas ferramentas de email marketing, como o Dinamize Mail, é em qual dispositivo (computador, celular ou tablet) o contato abriu a mensagem.

Baixo custo de investimento

O custo do email marketing, se comparado com mídias pagas como o Google Ads, Facebook/Instagram AdsLinkedIn Ads, por exemplo, é muito inferior. Uma vez que, com ele, você realiza diversas ações para a geração de leads qualificados e faz ainda a manutenção da base de contatos. Ainda sobre a base de contatos, vale lembrar que esse público é seu e você não perderá ele no momento que deixar de investir verba, como é o caso em outras mídias.

Logo, a mensalidade de uma ferramenta que enviará mensagens de email deve ser tratado pela equipe de marketing como uma despesa e investimento contínuo do mesmo modo que as demais mídias, apesar de ter um custo bem inferior às demais mídias.

Facilidade de gerenciamento da base de contatos

Para fazer login em serviços utilizados na internet, inclusive para download de aplicativos no celular, o email é um campo obrigatório. Por isso, qualquer pessoa que possui um smartphone e está nas redes sociais, possui um endereço de email. Desse modo, o email é a forma mais simples de encontrar um ponto de contato com seu público-alvo.

Esses são apenas alguns dos benefícios que você ganha ao utilizar uma ferramenta de email marketing. Apesar de que muitos dos benefícios serão variados de acordo com a estratégia de marketing definida e também com os recursos e qualidade da ferramenta de email marketing escolhida pela sua empresa.

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Conheça as principais funcionalidades que as melhores plataformas de email marketing possuem na atualidade.Principais funcionalidades das ferramentas de email marketing

Cada software de email marketing possui recursos e funcionalidades específicos. Realizamos o levantamento dos recursos mais comuns disponíveis nas plataformas:

Gestão da lista de contatos

Concentrar em uma única plataforma todos os seus leads e clientes, com as informações cadastrais, o status atual da caixa de email desses contatos (separando os emails válidos dos inválidos) e até solicitações de descadastro.

Softwares de email também permitem a identificação da origem dos seus leads, engajamento nas ações realizadas e outros dados sobre os interesses do público. Esse tipo de análise ajuda você a criar envios de email cada vez mais segmentados.

Editor de emails de arrastar e soltar

Você deve receber diariamente diversos emails, mas qual deles realmente chama sua atenção? Normalmente o conteúdo com layout mais atraente e legível fará com que você clique e, possivelmente, realize a ação desejada pela empresa que lhe enviou a mensagem. É por essa razão que ter facilidade ao criar o email marketing é importante para suas campanhas.

O recurso de criação e edição de email marketing em estilo de blocos, onde basta arrastar e soltar o bloco desejado no layout, é uma das principais funcionalidades das ferramentas de email. Além disso, os editores de email drag&drop costumam criar a peça de email de forma responsiva, ou seja, se adaptando aos diferentes tipos dispositivos em que seus destinatários abrirão os emails.

A taxa de abertura de emails no celular já representa mais de 50%. Portanto, para fazer uma campanha de email de sucesso você deve pensar em como o envio será visualizado nos dispositivos móveis. Tanto o Dinamize Mail quanto o Dinamize Automation permitem a criação de emails totalmente responsivos, através de um editor de emails em estilo drag and drop, que não exige nenhum conhecimento de código para a criação do conteúdo.

Modelos e templates de email marketing

Além de disponibilizar um editor de emails responsivo no estilo arrasta e solta (ou drag and drop), muitas plataformas disponibilizam modelos de email temáticos gratuitos e de diferentes segmentos e também templates de email prontos para tornar o processo de criação do email marketing mais rápido e prático.

Segmentação de contatos

Segmentar os seus leads e clientes permite a separação do seu público de acordo com características, dados e comportamentos específicos para realizar ações mais personalizadas. De acordo com o levantamento realizado pela Dinamize, no ano de 2019, 69,90% das ações de email marketing contaram algum tipo de segmentação de sua base de contatos. Mas o mais importante, a taxa de abertura para envios com algum tipo de segmentação é de 13,12% maior, do que para envios sem nenhuma segmentação.

Para acessar os principais dados sobre Email Marketing no Brasil, clique aqui.

Automação de email marketing

A automação de email marketing é uma funcionalidade que permite que diversas comunicações sejam automatizadas, como emails de autoresponder após a conversão em um formulário, landing page ou pop-up, email de boas-vindas, aniversário e recompra e muitas outras.

Esse recurso pode ser usado não apenas uma automação de eventos, mas também como uma automação completa da jornada de compra de seus clientes, incluindo o pós-venda pode ser um processo que a automação de email marketing permite realizar.

Criação e publicação de landing pages

A gestão da base de contatos é fundamental para uma estratégia de email marketing de sucesso. Reunir todas as informações dos leads e clientes na plataforma é ideal para conseguir gerenciar todas as informações e criar ações com base nos dados do público.

Uma das funcionalidades mais utilizadas para gerar leads nos dias é a criação e divulgação de landing pages, que são páginas criadas para campanhas ou produtos específicos e com um único objetivo: converter o lead. Por essa razão, a criação e publicação de landing pages é um recurso que normalmente está disponível em plataformas de email marketing.

A conversão de leads na landing page, acompanhada com um fluxo de emails automáticos, certamente trará um avanço em suas vendas.

Integrações com lojas virtuais, CRMs e outros sistemas terceiros

Da mesma maneira que a geração de leads através de landing pages e também formulários no site é uma integração necessária. A integração com lojas virtuais (ou e-commerces), CRM, ERP entre outros serviços terceiros utilizados por sua empresa é essencial. Portanto, é um recurso que deve ser minimamente analisado na escolha da sua plataforma de email marketing.

Isso porque, se seu sua ferramenta de email marketing não possuir os dados atualizados de seus leads e clientes, todas as suas segmentações, personalizações e até, automações de email ficarão dependentes de um processo manual de sua equipe para atualização, como por exemplo, através de uma importação de planilhas.

Veja todas as integrações que as plataformas da Dinamize possuem

Teste A/B de email

Você sabe qual o assunto mais vai chamar a atenção de seus contatos? Ou se anunciar um produto sem divulgar seu preço, que mesmo assim vai gerar cliques no email e consequentemente acesso ao seu site?

Para tirar todas essas dúvidas e ter a resposta real é que a funcionalidade de Teste A/B de email marketing existe. As plataformas de email disponibilizam do recurso de testar de um modo real mesmo, para um percentual da sua base qual assunto gera mais abertura, ou até qual é o conteúdo do email que gera mais cliques. No caso da plataforma da Dinamize, disponibilizamos até o teste A/B por remetente/domínio, para você testar qual deles gera uma melhor entrega de seus envios de email marketing.

Métricas e relatórios

Os relatórios de email marketing possuem detalhes de comportamento dos usuários, tanto na mensagem, como no seu site. Em alguns sistema e é possível rastrear o contato no site,  identificando as páginas navegadas após o recebimento do email e até, identificar a compra.

Além disso, existem plataformas de email que vão além, com recursos no relatório do email como o mapa de calor, exibindo a área do email com maior número de cliques, o dia da semana e horário com mais engajamento. Detalhes da performance, erros ao tentar enviar o email e optouts e muito mais.

Pré-visualização do email nos dispositivos e relatório por dispositivo

Atualmente há uma infinidade de modelos de celulares, com diferentes tamanhos de telas e diferentes aplicativos rodando. Além disso, muitos clientes costumam acessar seus emails através de gerenciadores de email, como Microsoft Outlook, entre outros. O comportamento desses diferentes dispositivos podem ser os mais variados, afetando o conteúdo do seu email.

Por isso, algumas plataformas de email marketing possuem funcionalidades de pré-visualização do seu email nos dispositivos. Em outras também é possível acompanhar quais foram os gerenciadores utilizados, navegadores, etc. mais utilizados pelo seu público.

Personalização de campos variáveis

Um recurso bastante explorado nas plataformas de email marketing é a personalização do campo de Primeiro Nome no corpo do email ou assunto. Entretanto, boa parte das ferramentas também permite que você vá além nessa personalização, utilizando outros campos do cadastro.

Por exemplo: Promoção exclusiva para você Primeiro_Nome que está na cidade de Nome_Cidade

Imagina só o engajamento dessa campanha?

Simulação de filtros anti-spam

Os filtros anti-spam e provedores contam com uma série de regras para evitar que mensagens falsas cheguem até a caixa de entrada de seus usuários. Porém, o conteúdo que você envia pode ser confundido com um desses emails, o que afeta toda a sua campanha. Por isso, algumas plataformas possuem uma simulação antes do envio para que possa analisar pontos que podem prejudicar sua entregabilidade.

Correções automáticas de erros na inclusão de novos contatos

Para garantir bons resultados com suas campanhas a saúde de sua base de contatos é primordial. A correção automática de emails com erros de digitação (exemplo: @rotmail.com, @gmail.ocm) evitam que no cadastro de novos contatos entrem possíveis endereços falsos (spamtraps), evitando bloqueio de seu domínio. E também impactarão o contato corretamente, já que o endereço de email foi corrigido e será entregue para pessoa certa!

Importante lembrar: para realizar disparos de email é obrigatório que sua empresa possua um domínio próprio e realize configurações de autenticações nele. Dessa maneira, os provedores de email de seus destinatários saberão que o email que estão recebendo através da ferramenta de envio de email marketing pertence realmente a sua empresa.


Quais são os pontos que devem ser analisados na escolha de sua ferramenta para envios de email marketingComo escolher a melhor ferramenta de email marketing?

Após conhecer um pouco melhor as principais funcionalidades que as ferramentas de email marketing podem oferecer, é necessário entender as necessidades de sua empresa e quais serão os recursos essenciais para sua empresa alcançar os objetivos desejados.

O que é importante avaliar na escolha de sua plataforma:

  • Possibilidade de integração de outros sistemas e site com a plataforma?
  • Possui treinamentos e/ou material para aprender a utilizar a ferramenta?
  • A plataforma possui atendimento? Ele é acessível?
  • Atende as expectativas de seu objetivo inicial e também a médio prazo?

Existem plataformas hoje que disponibilizam contas com plano gratuito até um limite específico de contatos, porém com algumas limitações de recursos. Independente da plataforma escolhida, é importante que ela atenda suas necessidades e que permita a mensuração de suas ações de forma efetiva.

A plataforma de Gestão e Automação de Marketing Digital da Dinamize, o Dinamize Automation, conta com uma ferramenta de email marketing, onde você pode criar e disparar email marketing, sem custos adicionais na plataforma.

Além disso, possuímos um programa de parceria, onde as agências e consultorias parceiras que necessitam de uma ferramenta de email marketing para implementação de sua estratégia indicam a Dinamize para outro clientes. Com isso, esses parceiros ganham uma série de benefícios, como comissão recorrente e acesso gratuito à nossa ferramenta.

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Autor


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

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